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Top 10: SUVs até R$ 90.000

Finalmente chegamos à fronteira entre os SUVs novos e os usados. Ainda estamos focando no segundo caso, afinal, dependendo do modelo, é mais fácil e rápido de comprar, dada a escassez de modelos novos no mercado.

Por isso, nessa lista Top 10 dos SUVs até R$ 90.000, você verá o quão caro estão esses carros no mercado, especialmente o mercado de novos, visto que há somente um representante dos modelos zero km entre os 10 escolhidos.

Os valores vão de um mínimo de R$ 80.000 até R$ 90.000, sempre nos baseando em valores da tabela Fipe nas ofertas disponíveis na internet.

Por mais que possa parecer estranho, ainda existem descontos enormes para modelos que estão valendo mais de R$ 100.000 e têm preços na faixa proposta aqui. Ou seja, muito abaixo e, ainda por cima, em lojas multimarcas ou concessionárias.

Na lista abaixo, demos ênfase nos modelos compactos, que são mais acessíveis e baratos em manutenção no geral. Existem algumas ausências, neste caso podemos culpar a oferta do mercado.

Existem bons carros que podem ser adquiridos, como Renault Duster ou Suzuki Vitara, mas o primeiro não se encaixa nessa lista devido ao abismo irreal (e irracional) entre as duas gerações, revelando a grotesca desigualdade da tabela Fipe. São mais de R$ 11.000 de diferença!

O Nissan Kicks é outro com “abismo” entre os preços da Fipe e as ofertas de mercado, com relação ao modelo novo. Mas, voltando ao nosso Top 10, a lista abaixo temos somente o Chery Tiggo 2 como opção zero km e ainda com três versões disponíveis.

Confira abaixo os 10 SUVs até R$ 90.000:

Top 10: SUVs até R$ 90.000

O SUV compacto da marca americana é um produto apreciável apesar de alguns detalhes. Mesmo com motor E.torQ 1.8 com 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, o jipinho tem transmissão automática de seis marchas e estrutura bem rígida, que contribui para dirigibilidade e segurança.

Nessa versão Longitude 2019, o Renegade vem tela de multimídia de 8,4 polegadas, rodas de liga leve aro 18 polegadas, ar condicionado automático, vidros e retrovisores elétricos, chave-canivete com telecomando, câmera de ré, projeção para Android Auto e CarPlay e Bluetooth, e USB.

Tem ainda airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, entre outros. Com 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre eixos, o Renegade Longitude tem espaço interno razoável e porta-malas pequeno, com 320 litros, que foi alterado.

Seu motor 1.8 confere ao carro, que pesa 1.480 kg, aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com máxima de 182 km/h, além de consumo com etanol de 6,9/8,6 km/l e na gasolina, fazendo 10,0/12,0 km/l, respectivamente cidade/estrada.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

O C4 Cactus é um crossover cujo preço fica distante daquele do modelo zero km e tem grande variação na tabela Fipe. Com visual exterior descolado, o modelo feito em Porto Real-RJ tem um bom pacote de equipamentos nessa versão Feel, que traz no visual, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, faróis duplos e lanternas com efeito 3D.

Tem ainda barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 17 polegadas, chave presencial com botão de partida e alarme. O C4 Cactus tem ainda vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, travamento central remoto, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

O destaque do C4 Cactus Feel em seu interior é o cluster digital monocromático e a multimídia com tela de 7 polegadas, tendo nela projeção para Apple CarPlay e Google Android Auto, câmera de ré, Bluetooth e USB. Tem ar condicionado digital e volante multifuncional.

Com padronagem dos bancos condizente com a proposta e porta-luvas grande, o Cactus tem ainda 320 litros no bagageiro, porém, com abertura reduzida da tampa. Seu motor 1.6 tem 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, bem como vem com câmbio automático.

O Cactus Feel vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge 190 km/h. Seu consumo é de 7,3/9,1 km/l no etanol e 10,4/13,0 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

Outra boa opção até R$ 90.000 entre os SUVs é o Creta Attitude 2019. O SUV compacto fabricado em Piracicaba, conta com motor 1.6 Gamma II de 123 cavalos na gasolina e 130 cavalos com etanol, mas dependendo do mês de produção, pode ser encontrado com câmbio automático de seis marchas.

O motivo é que a Hyundai retirou essa opção em meados de 2019, substituindo-a pela Smart automática, ainda mantendo a Attitude manual e a Pulse Plus automática.

Este modelo já incorpora mudanças leves no visual, como grade redesenhada, novas rodas de liga leve, atualização de para-choques e refletores, entre outros.

Com bom espaço interno e 431 litros no porta-malas, vem com ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, sistema de som blueAudio, volante multifuncional, USB e Bluetooth, entre outros. Tem airbag duplo, freios ABS e controles de tração e estabilidade.

Vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem máxima de 172 km/h. O consumo é de 7,6/8,2 km/l com etanol e 10,4/11,7 km/l na gasolina, em urbano/rodoviário.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

O Captur 2020 em sua versão Intense é mais uma opção interessante. O SUV da Renault vem bem completo, com faróis de neblina, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, detalhes cromados, rodas aro 17 polegadas, trio elétrico, direção assistida, ar condicionado automático e multimídia com Android Auto e CarPlay.

Tinha ainda piloto automático com limitador, botão de partida com chave presencial em forma de cartão, modo Eco, bancos em couro, computador de bordo, entre outros. Trazia controles de tração e estabilidade, além de assistente de rampa, sensor de chuva e faróis, etc.

Pecava por não ter ajuste longitudinal da coluna de direção e pouco espaço no banco traseiro, assim como direção eletro-hidráulica. Ainda assim, tem 437 litros no porta-malas.

Seu motor 1.6 de 118 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, além de CVT, garante 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e máxima de 169 km/h. O consumo é de 7,5/10,9 km/l e 9,5/13,3 km/l, etanol e gasolina.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

Assim como o Captur Intense e diferente dos modelos citados acima, o Kicks SL 2018 é um modelo completo, topo de linha. Isso significa que você pode encontrá-lo com um dos quatro tons do acabamento interno, bem como cluster análogo-digital configurável e multimídia com tela de 7 polegadas com navegador GPS.

Além disso, o Kicks SL vem com bancos em couro, sendo os dianteiros Zero Gravity, além de controle dinâmico de chassi, o que torna o handling muito melhor. Tem seis airbags e ar condicionado automático. Feito em Resende-RJ, o crossover da marca japonesa tem motor 1.6 de 114 cavalos e 15,5 kgfm, além de CVT com modo Sport.

Pesando apenas 1.132 kg, o Kicks é um dos carros mais leves do mercado e isso se reflete no consumo, sendo de 8,1/9,6 km/l com álcool e de 11,4/13,7 km/l na gasolina, respectivamente urbano/rodoviário. Vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 175 km/h. Tem bom espaço e 432 litros no bagageiro.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

Derivado do Fit e com ótimo espaço interno, além de bons 363 litros no bagageiro, o Honda WR-V é um modelo supervalorizado e mesmo sem controles de tração e estabilidade, assim como ausente de assistente de partida em rampa, é muito procurado pela versatilidade e economia.

Com reforços na plataforma, eixo traseiro maior, barra estabilizadora exclusiva e suspensão elevada, ele difere nestes e em outros aspectos, em relação ao Fit. Tem luzes diurnas em LED, trio elétrico, banco traseiro ULTra Seat, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 e multimídia com Android Auto e CarPlay.

Tem ainda airbags laterais, bancos em tecido, piloto automático, computador de bordo, direção elétrica, ar condicionado automático, barras no teto, entre outros.

Seu motor 1.5 i-VTEC tem 115 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, além de CVT, vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e com máxima de 168 km/h. O consumo é de 8,1/8,8 km/l e 11,7/12,4 km/l, respectivamente etanol e gasolina.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

Ele sofreu facelift e sofre com a grande diferenciação de valor na tabela Fipe em relação à nova geração. O Tracker LT 2019 custa no mercado de usados pouco menos que o preço de zero km na época. Ainda com o visual pesadão, mas com atualização de estilo para suavizá-lo, é um bom carro.

Mesmo com seu pequeno porta-malas de 306 litros, o Tracker vinha com motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI de 150 cavalos na gasolina e 153 cavalos no etanol, ambos com ótimo torque e câmbio automático de seis marchas. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e com máxima de 198 km/h.

No consumo, o Tracker antigo faz 7,3/8,2 km/l no etanol e 10,6/11,7 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Para quem deseja o modelo, ele tem controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. O airbag era duplo.

Multimídia MyLink com câmera de ré, Android Auto e CarPlay, ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16 e faróis de neblina. Tendo bom espaço regular, o Tracker antigo chegava do México e tinha carroceria volumosa, ainda em estilo inspirado no antigo Cruze.

Top 10: SUVs até R$ 90.000
Mitsubishi ASX 2019

Num patamar acima, o ASX 2018 foi incluído na lista como uma opção razoável de SUV. Mais moderno e recente que o ix35, por exemplo, pela faixa de preço, o SUV da Mitsubishi é uma escolha interessante. Já atualizado e com 4,36 m de comprimento, agora ele se parece mais com um médio.

Tem suspensão traseira multilink e bom espaço interno, com 415 litros no porta-malas. O ASX da lista tem tração dianteira e vem com motor 2.0 Flex de 160 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, além de enorme torque de 22 kgfm no primeiro e 23 kgfm no segundo. O câmbio é CVT com paddle shifts.

De 0 a 100 km/h, o ASX precisa de 11,5 segundos e tem final de 190 km/h, além de consumo de 6,9/9,1 km/l no etanol e 9,8/12,6 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada. Vem com multimídia dotada de GPS, ar condicionado, volante em couro, piloto automático, entre outros.

Na segurança, controles de tração e esatbilidade, assistente de partida em rampa e airbags frontais. Feito em Catalão-GO, o ASX ainda é oferecido no mercado de novos, mas o Outlander Sport (outra atualização), assumiu seu posto.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

Com novo design, que o aproximou do Peugeot 3008, o 2008 Allure 2020 tem aquilo que os donos dos primeiros modelos gostariam, o câmbio automático de seis marchas da Aisin. Já o velho motor EC5 recebeu atualização para ter 115 cavalos na gasolina e 118 cavalos no etanol, reduzindo o torque para 15,4/15,5 kgfm.

Nesse conjunto, o crossover feito em Porto Real, vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com máxima de 186 km/h. O consumo é de 7,3/8,7 km/l no álcool e 10,5/12,8 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Tendo faróis, grade, para-choques e lanternas revisadas, o Peugeot 2008 tem pouco espaço traseiro com seus 4,15 m de comprimento e 2,54 m de base, além de 355 litros no bagageiro. Vem com airbags laterais, direção elétrico, LEDs diurnos, ar condicionado manual, rodas de aço com calotas, etc.

Se for Allure Pack, faróis de neblina, rodas de liga leve, volante em couro, câmera de ré e alarme seguirão.

O modelo é feito sobre a base PF1, a mesma do C4 Cactus.

Top 10: SUVs até R$ 90.000

Único carro zero da lista, o Chery Tiggo 2 se apresenta na versão Look, sendo recomendado mesmo a compra zero, mas somente se houver disponibilidade do mesmo. Tem motor 1.5 16V de 110 cavalos na gasolina e 115 cavalos no etanol, além de câmbio automático de quatro marchas.

O crossover feito em Jacareí-SP, vem com luzes diurnas, rodas de aço aro 16, lanternas em LED, bancos em tecido e couro, freios a disco nas quatro rodas, airbag duplo, freios ABS, ar condicionado automático, direção hidráulica, luz de neblina e banco do motorista com ajuste em altura.

Dispõe ainda de sistema de áudio com Bluetooth, USB e tela de 7 polegadas com câmera de ré, além de piloto automático. O Tiggo 2 vai de 0 a 100 km/h em 15 segundos e tem máxima de 167 km/h. Faz 6,9/8,2 km/l no etanol e 10,0/11,9 km/l na gasolina, respectivamente cidade/estrada.

Tendo preço sugerido de R$ 89.790, ele aumentou de preço e é a única opção automática da Caoa Chery abaixo de R$ 90.000. A versão Smille não é mais oferecida no mercado e a Look manual sai por R$ 83.590.

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

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