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Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Como sempre falamos, a bola da vez são os SUVs e o mercado nacional oferece várias opções em novos, mas nos usados a seleção fica um pouco menor. Assim, mostramos aqui os SUVs usados até R$ 60 mil, faixa de preço onde existem opções interessantes.

A seleção desse Top 10 é sempre relativa aos modelos com melhor custo-benefício no mercado de usados e de marcas tradicionais, visto que a maioria dos consumidores quer mesmo é um carro prático para lhe atender no dia a dia.

Assim, marca, modelo, conteúdo, desempenho e consumo, são alguns dos fatores que os tornam atrativos, mas é bom analisar também coisas como tamanho da rede, pós-venda, desvalorização (apesar que todos estão valorizando…) e km.

Nesta lista Top 10, os modelos apresentados podem ser encontrados no mercado de usados com preços nivelados com a tabela Fipe.

Leia também: SUVs até R$ 70 mil

Assim, confira abaixo a lista Top 10 com os SUVs usados até R$ 60 mil:

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Um dos SUVs mais interessantes até R$ 60 mil é o ASX, um modelo que a Mitsubishi ainda produz no Brasil, apesar de usar um novo nome: Outlander Sport. Ele mede 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,67 m de entre eixos.

Com esse porte, o ASX possui porta-malas com 415 litros e tanque com outros 63 litros, suficientes para uma boa autonomia, já que ele faz 8,7 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Isso é ruim, visto que seu peso é grande: 1.385 kg.

Mesmo com câmbio CVT simulando seis marchas, o ASX ainda tem um motor 2.0 de 160 cavalos e 20,1 kgfm para consumir bem. De qualquer forma, ele faz ir de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e com final de 190 km/h.

Tendo suspensão multilink, vem com ar condicionado automático, rodas aro 18, direção elétrica, bancos em tecido, sistema de áudio com CD, USB e Bluetooth, volante esportivo em couro e multifuncional, e amplo espaço interno.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

O Tracker de segunda geração, ainda que importado do México, é um dos SUVs mais interessantes da lista. Equipado com motor Ecotec 1.8 de 140 cavalos no derivado de petróleo e 144 cavalos no combustível vegetal, tem um bom desempenho.

Seu torque é de 17,8 kgfm na gasolina e 18,4 kgfm no etanol, tendo ainda transmissão automática de seis marchas e mudanças manuais por botão na alavanca. Tinha cluster semelhante ao do Onix e multimídia MyLink com câmera de ré.

Ar condicionado, direção elétrica, bancos em tecido e couro, trio elétrico, airbag duplo, freios ABS, etc, faziam parte, mas pecava por não ter mais bolsas infláveis e nem controles de tração e estabilidade, assim como assistente de rampa.

Dessa forma, o Tracker ficava em desvantagem para outros. Por dentro, o espaço atrás era limitado e o porta-malas tinha apenas 306 litros, porém, era um carro bem montado e robusto, com seus 4,27 m de comprimento e 2,55 m de base.

Com comportamento bom ao volante, tinha funcionamento suave do motor e o câmbio correspondia bem ao que se esperava do conjunto, pena que não tinha suspensão multilink. O estilo inspirado no Chevrolet Cruze atraía pelo volume.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Com acabamento fraco, o Duster nessa faixa de preço é um dos SUVs que obrigam a ter um motor maior. Nesse caso, o que aparece é o vetusto F4R 2.0 16V que entrega 138 cavalos na gasolina e 142 cavalos no etanol.

No torque, 19,7 kgfm no derivado de petróleo e 20,9 kgfm no combustível vegetal, usando assim o câmbio DP0 da Renault (AL4 da Peugeot) com quarto marchas e mudanças manuais na alavanca. Nesse caso, a tração é dianteira.

Robusto e volumoso, o Duster pesa 1.294 kg e o conjunto permite que o mesmo vá de 0 a 100 km/h em bons 10,7 segundos com máxima de 174 km/h. O lado ruim é o consumo de 5,8/9,2 km/l no álcool e 8,5/10,5 km/l na gasolina.

Ainda assim, na gasolina, ele não é de todo ruim para o conjunto que usa. Já o conforto é relativo, visto que a suspensão é muito firme e o acabamento é bem simplificado, para custar menos, assim como Logan e Sandero.

Nesse caso, vem com rodas de liga leve aro 16, trio elétrico, ar condicionado, sistema de som 2din com CD player e Bluetooth, bancos em couro e tecido, etc. Tem 4,31 m e a base mede 2,67 m. Bom de espaço, tem 475 litros no bagageiro.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

O Peugeot 2008 nessa versão é bem popular na lista de SUVs até R$ 60.000. Completo, o modelo da marca francesa traz ar condicionado dual zone, volante em couro com paddle shifts, direção elétrica, trio elétrico e alarme.

Também vem com computador de bordo, multimídia com espelhamento de smartphone e navegador GPS, bancos em couro, piloto automático com limitador de velocidade, retrovisores com rebatimento automático e teto panorâmico.

As rodas são de liga com aro 16 polegadas e tem sensor de estacionamento dianteiro. Ele apresenta faróis de neblina, luzes diurnas em LED e lanternas em LED. Entrega 355 litros no bagageiro e o espaço no banco traseiro é reduzido.

Medindo 4,15 m de comprimento e 2,54 m de entre eixos, o Peugeot 2008 (desse ano modelo) vem com a criticada transmissão automática AT8 de quatro marchas, com modos Eco, Sport, Normal e Sequencial.

Além disso, o EC5 1.6 16V Flex tem até 122 cavalos e 16,4 kgfm, permitindo ao 2008 ir de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e fazer 9,4/11,0 km/l na gasolina. No álcool, são 6,8 km/l e 7,9 km/l, respectivamente.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Bem diferente de S-Cross ou da Vitara atual, este SUV de 4,50 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,69 m de altura e 2,64 m de entre eixos, vem com motor e transmissão em longitudinal e a tração na versão 4×2 é traseira.

Embora as linhas enganem, o Grand Vitara é maior que aparenta e tem um bom espaço interno e porta-malas de 398 litros. Sua suspensão dianteira é McPherson e a traseira multilink, tendo ainda freios a disco nas quatro rodas e ABS.

Sob o capô, motor 2.0 16V com 140 cavalos e 18,7 kgfm, montado numa caixa automática de quatro marchas com conversor de torque. Pesando 1.580 kg, o Grand Vitara vai de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos e tem máxima de 170 km/h.

No consumo, faz 7,8/9,5 km/l com gasolina, cidade/estrada, tendo tanque de 66 litros. No conteúdo, ar condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico, bancos em tecido, volante esportivo multifuncional e multimídia com GPS.

Também tem banco traseiro bipartido com encosto ajustável e apoio de braço, rodas de liga leve aro 17 polegadas e alarme, entre outros. Ele tem suspensão elevada e o estepe é externo com capa, com a tampa de abertura lateral.

6) Kia Soul EX 1.6 AT 2014

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

O Kia Soul não é necessariamente um SUV, mas um crossover, porém, o mercado aceita como tal. Compacto, tem um visual atraente com seus faróis grandes e expressivos, assim como lanternas verticais que se fundem com as colunas C.

Tendo 4,12 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,61 m de altura e 2,55 m de entre eixos, o Soul EX vem bem completo, tendo ar condicionado automático, direção elétrica, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos e computador de bordo.

No pacote, há também sistema de som com CD player e Bluetooth, bancos e portas em tecido personalizados com o nome do modelo, banco traseiro bipartido, volante em couro com comandos de áudio, faróis de neblina e rodas de liga aro 16.

Equipado com motor Gamma 1.6 Flex, tem 122 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, além de 16/16,5 kgfm, respectivamente. A transmissão automática tem seis marchas e o ajuda a ir de 0 a 100 km/h em 12 segundos e 162 km/h.

Na cidade, ele faz 6,5/9,6 km/l e, na estrada, 7,6/11,3 km/l, respectivamente etanol/gasolina. Apresentando bom espaço interno, seu porta-malas comporta 340 litros, sendo ampliável com o banco traseiro bipartido.  O tanque tem 48 litros.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

O Hyundai Tucson em sua primeira geração é um carro ainda muito popular entre usados. Pode-se dizer ser o primeiro SUV de muita gente que está começando de baixo e com o tempo vai trocando até chegar a um utilitário mais recente.

Existe uma oferta enorme do Tucson antigo e o modelo 2017 dessa lista até R$ 60.000 é a versão GLS Flex. Esta é a mais completa e traz aí bancos em couro, rodas de liga leve aro 16 polegadas, ar condicionado digital e direção hidráulica.

Tem ainda piloto automático, suspensão traseira multilink, trio elétrico completo, vigia traseira basculante, suspensão bem elevada, além de um bom porta-malas com 528 litros e espaço interno mediano, especialmente atrás.

Medindo 4,325 m de comprimento, 1,795 m de largura, 1,680 m de altura e 2,630 m de entre eixos. O tanque tem 65 litros e é muito necessário, dado o elevado consumo do Tucson Flex: 5,0/5,9 km/l no etanol e 7,1/8,3 km/l na gasolina.

Seu motor 2.0 16V tem 142 cavalos na gasolina e 146 cavalos no etanol, além de 19,0/19,6 kgfm, respectivamente. A transmissão automática é de quatro marchas com mudanças manuais. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Assim como na lista de SUVs até R$ 70.000, pode-se encontrar o Ford EcoSport com um ano a menos, mas igualmente equipado com o moderno motor Sigma 1.6 com 126 cavalos na gasolina e 131 cavalos no etanol.

Com até 16,1 kgfm, o propulsor é forte e permite um bom desempenho para o SUV, que vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e com final de 180 km/h. Seu consumo é bom e na gasolina, faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

Na versão SE, vem com ar condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico completo, bancos em tecido, multimídia SYNC, USB/Bluetooth, volante multifuncional e computador de bordo.

Há também rodas aro 16 polegadas de aço com calotas, barras no teto, retrovisores com repetidores de direção, faróis de neblina, entre outros. Tem 4,23 m de comprimento e 2,52 m de entre eixos, com 356 litros no bagageiro.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Embora tenha porte de Grand Vitara, o ix35 nessa lista com preços entre R$ 50 mil e R$ 60 mil – nivelados com a tabela Fipe – tem ano/modelo bem maior, por isso ficou mais para trás no Top 10, assim como seu irmão abaixo.

Ainda importado nesse caso, o ix35 é um dos SUVs médios mais populares e praticamente uma compra obrigatória para quem está trocando de carro entre os usados, servindo de intermediário, geralmente passando do Tucson para o Sportage.

Com design atemporal, ainda é produzido pela CAOA e tem bom espaço interno, além de bagageiro com 465 litros. Medindo 4,41 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de entre eixos, é o Compass do passado…

Visualmente atraente, o ix35 2011 vem com rodas de liga leve aro 18, bancos em couro, acabamento com detalhes prateados, multimídia com GPS e câmera de ré, sensores de estacionamento, trio elétrico e retrovisores autorebatíveis.

Tema idna direção elétrica e ar condicionado automático, bem como airbag duplo e freios com ABS. Na mecânica, o motor Theta 2.0 de 168 cavalos e 20,1 kgfm, acoplado ao câmbio automático de seis marchas e mudanças manuais na alavanca.

Vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 181 km/h, fazendo 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l, sempre com gasolina. Tendo suspensão traseira multilink, é um SUV bastante confortável e bom para viajar.

Top 10: SUVs até R$ 60 mil

Nessa versão LX, o Sportage 2011 tem boa aparência por fora, mas é muito simples por dentro. No exterior, frente com detalhes cromados e lanternas parcialmente em LED, além de porte volumoso e barras no teto. As rodas são aro 16.

Por dentro, o painel é todo preto e não há detalhes prateados ou que se destaquem, nem mesmo no volante. Orioginalmente vem com CD player e Bluetooth, mas muitas unidades no mercado apresentam multimídia com GPS.

O ar condicionado é automático e o volante tem comandos de mídia, tendo assistência elétrica. Não há piloto automático e os bancos possuem acabamento em tecido. Assim como no ix35, o freio de estacionamento é por pedal.

Igualmente bem espaçoso, garantindo conforto para quem vai atrás, o Sportage LX tem 564 litros no bagageiro. Com 4,44 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,64 m de altura e 2,64 m de entre eixos, ele é um pouco maior que o ix35.

Automático, usa o mesmo Theta 2.0 com 166 cavalos e 20,1 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e com final de 184 km/h. O consumo é de 8,2 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

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