- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
InícioCARROS E MOTOSTesla: dono diz que não dormiu na estrada e fala do Auto...

Tesla: dono diz que não dormiu na estrada e fala do Auto Pilot

O caso do Tesla Model 3, flagrado em uma rodovia de São Paulo com o motorista supostamente dormindo, gerou enorme repercussão, visto que o condutor não estava com as mãos ao volante e ainda tinha o banco traseiro reclinado.

Diante do impacto das imagens do vídeo nas redes sociais e imprensa, o proprietário do veículo, um empresário de Santos, decidiu se manifestar e esclarecer sua versão dos fatos para o site Olhar Digital.

No vídeo, feito aparentemente por um condutor de uma van, o autor da filmagem chega a comentar: “Esse é o futuro! Olha lá como ele está dirigindo o carro: dormindo!”

Na imagem, o condutor está com o banco reclinado e com as mãos unidas ao corpo. O fato chamou atenção por ser ilegal transitar sem as mãos ao volante, tanto aqui como nos EUA ou em qualquer parte do mundo.

Contudo, o dono do Model 3 comentou que não estava dormindo ao dentro do carro e foi o condutor que gravou o vídeo a cometer imprudência ao volante.

Tesla: dono diz que não dormiu na estrada e fala do Auto Pilot

O empresário disse que teve que mudar de faixa diante dos movimentos feitos pelo autor da gravação, feita na rodovia dos Imigrantes, perto da capital paulista.

Ele comenta: “A maior infração era do motorista filmando, que inclusive mais à frente me obrigou a me distanciar dele indo para direita, devido às manobras arriscadas que presenciei na ânsia de filmar com criança no colo da mãe. Sem cinto inclusive!”

O proprietário do Tesla diz que sobe diariamente a serra em direção à capital e usa sempre o Auto Pilot. Ele explicou que funcionalidades, como o FSD (Full-Self Drive), por exemplo, não é ativo no Brasil.

Também falou que conduz o veículo com o banco reclinado por ser mais cômodo.

Entretanto, afirma que da posição em que fica no assento, consegue visualizar a estrada, onde se preocupa mais com os caminhões, que “comem faixa”.

Isso faz com que o Auto Pilot provoque freadas fortes e desvios, por isso, o dono do Model 3 alega estar sempre de olho na estrada para intervir.

O empresário também alega que o sistema obriga o condutor a mover o volante continuamente, de modo a verificar se o motorista está atento à estrada. Também disse que o Auto Pilot no Brasil até faz ultrapassagem e toma uma saída, sempre com as setas ligadas.

No entanto, seu sistema de navegação não assume uma rota como nos EUA, impedindo assim o Model 3 de guiar-se sozinho por ruas e estradas brasileiras. Ele relata que o sistema funciona bem por aqui, exceto em ruas sem sinalização.

Também diz que anda sempre 10 km/h abaixo do limite e que nunca teve problemas com a polícia. Ao final, o empresário defende a tecnologia, que o tornou um “motorista melhor”.

O proprietário do Model 3 afirma: “Ele [Auto Pilot], usado de forma correta, é muito melhor e promove a calma na direção!”

Leis ainda impedem a condução autônoma

Tesla: dono diz que não dormiu na estrada e fala do Auto Pilot

Sobre as leis, como já citamos, o uso de tais tecnologias ainda é proibido por aqui nos moldes apresentados.

Mesmo nos EUA, as leis estaduais impedem um motorista de andar sem as mãos volante ou atenção ao trânsito. Apenas em alguns casos, veículos autônomos são liberados para rodar, porém, sob limites estabelecidos.

A tecnologia avançou, ainda que não seja totalmente segura, com fusão de dados em super chips como da Nvidia e radares de orientação, como o laser da LiDAR. No entanto, ainda existem falhas.

Mesmo assim, a condução autônoma parece ter conquistado adeptos fiéis, porém, a maior barreira será a legislação.

Afinal, quem será responsabilizado em caso de acidente? Marcas como a Volvo, por exemplo, queriam assumir o risco, porém, desistiram.

A Tesla, ainda que tenha entregue um FSD incompleto aos donos selecionados, se esquiva e alerta que é um disposição de auxílio ao condutor.

[Fonte: Olhar Digital]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
MAIS LIDAS DA SEMANA