Na foz do “Rio dos SUVs” nadam os peixes de estilo, com suas carapaças imitando cupês, mas na nascente, as espécies pequenas estão ficando ainda menores e esse parece ser o caso do Tata Punch.
Num mercado global cada vez mais polarizado em SUVs ou em qualquer coisa associada com esse termo, que virou moda no setor automotivo, a busca dos fabricantes por igarapés ainda não explorados leva a coisas como o Tata Punch.
O modelo foi apresentado na Índia como uma nova opção em “SUV”. Embora não tenha sido revelado nada além da motorização que usará, o Punch segue o conceito HBX, um aventureiro de 3,84 m de comprimento, 1,822 m de largura, 1,630 m de altura e 2,45 m de entre eixos.
Tirando a largura, as demais dimensões podem ter sido reproduzidas no produto final. Contudo, vender esse pequenino apenas como um novo modelo menor que o Nexon, que tem 3,99 m, não parece nada lógico.
Preço por preço, isso não irá diferenciá-lo tanto do Nexon, por isso, a Tata Motors decidiu apostar em um comportamento diferente para o Punch, um pequeno off roader para “nadar” em qualquer lugar da Índia ou fora dela.
Assim, também para compensar seu menor tanto, o Tata Punch servirá como uma alternativa descolada ao já conhecido Nexon, que tem pegada mais urbana. Ele terá o mesmo motor 1.2 com aspiração natural e 86 cavalos.
Com isso, no final dos contas, o novo produto acabará até sendo mais caro que o rival do EcoSport e usando a mesma plataforma modular Alpha, que permite ainda uma boa redução de custos.
Vendo essa espécie habitar as margens do mercado, a Tata Motors amplia sua família de utilitários esportivos, mas atrairá para si predadores de outras marcas, naturalmente.
No sub-4 m, a Índia tem muitos peixes para o consumidor pescar e a concorrência é, sem dúvidas, um alimento importante para manter os preços contidos e a satisfação dos compradores em alta. Aqui, a pescaria só está começando…
O post Tata Punch é outro pequeno peixe indiano no grande rio de SUVs apareceu primeiro em EG NEWS.
Fonte: Agência Brasil