InícioCARROS E MOTOSSubaru WRX 2022 assume nova forma e chega com 275 cavalos

Subaru WRX 2022 assume nova forma e chega com 275 cavalos

O Honda Fit 2012 chegou ao mercado sem nenhuma mudança em sua gama de versões, assim como na composição de seu conteúdo ou motores. O monovolume japonês só atualizou os preços no Brasil, entre R$ 51.805 e R$ 71.720.

Disponível naquela época com dois motores e duas transmissões, o Fit 2012 tinha uma grande oferta de versões e conteúdo, distribuídas entre DX, LX, LXL, EX e EXL, tanto manual quanto automática, assim como com 1.4 ou 1.5 litro.

Fabricado em Sumaré, interior de São Paulo, o Fit é uma minivan versátil que nessa ocasião estava em sua segunda geração, equipada nas versões DX, LX e LXL com o motor L13A i-VTEC de 16 válvulas, que tinha até 101 cavalos e 13 kgfm.

Esse propulsor ficou pouco tempo no mercado nacional, menos que a geração anterior, diferente do L15A 1.5 i-VTEC 16V, que tinha até 116 cavalos e 14,8 kgfm, usado até hoje na gama de modelos da Honda no mercado brasileiro.

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Nos dois casos, o Honda Fit tinha transmissão de cinco marchas, manual ou automática, esta com conversor de torque, diferente da anterior (CVT com embreagem de partida) e posterior (CVT com conversor de torque).

Leia também sobre o Honda Fit 2010 e o Honda Fit 2014.

Honda Fit 2012 – detalhes

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

Com desenho bem aerodinâmico, essa geração do Fit tinha grande espaço interno e um porta-malas com 384 litros, tendo cinco lugares e o conceito ULT, que consiste em banco traseiro modular para permitir objetos verticais também.

Presente em todas as gerações, o ULT é o banco traseiro dobrável para cima, visto que não há tanque sob o assento, sendo este no meio do carro, debaixo dos bancos dianteiros. Assim, pode-se ainda criar uma plataforma plana para bagagem.

Com teto alto, o Fit tinha para-brisa bem inclinado e painel versátil, com porta-copos integrado no painel e outro entre os bancos, bem como bancos bem ergonômicos em tecido ou couro, tendo ainda ajustes adicionais para quem vai atrás.

De boa dirigibilidade, o Honda Fit 2012, irmão do Honda City, tinha direção elétrica, suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora atrás do eixo e subchassi, bem como eixo de torção traseira.

Com plataforma monobloco, o Honda Fit tem uma estrutura bem rígida e deformável em impacto, sendo também leve. Por fora, faróis grandes de desenho triangular e grade diminuta chamam atenção pela fluidez estética e aerodinâmica.

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

A grande área envidraçada é outro atributo do Fit, assim como sua traseira harmônica. Bem limpo visualmente, a minivan compacta da Honda mede 3,90 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,53 m de altura e 2,50 m de entre eixos.

Dessa forma, ele cabe em qualquer lugar, sendo altamente manobrável e ágil no trânsito urbano, bem como econômico, mas somente na gasolina. Como outros motores japonesa, a linha L da Honda não gosta de combustível vegetal.

Nesta geração, o câmbio automático de cinco marchas não é exatamente a opção mais econômica da história do Fit por aqui, numa comparação com as gerações um e três, que usam CVT. Contudo, tem uma pegada mais esperta.

Com rodar macio, agrada bastante ao volante, tendo ainda boa resposta da suspensão com rodas aro 15 ou 16 polegadas, tendo aço ou liga leve, além de itens de conforto, como ar condicionado, vidros e travas elétricas e retrovisores de série.

Na segurança, airbag duplo vinha de série, mas os freios ABS com EDB eram opcionais nas versões mais baratas. Outro detalhe interessante é que o Honda Fit 2012 nas versões EX e EXL tinha discos de freio nas rodas traseiras.

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

Sem concorrentes nacionais, o mais próximo seria a minivan Nissan Livina, mas esta já saiu de linha. Bem valorizado, o Fit tem fama de robusto e confiável, além de econômico e seguro. Sua posição no mercado o torna ótima opção de usado.

Neste mercado, é importante verificar as revisões feitas, complementos de óleo da transmissão automática e o líquido de refrigeração, que não é água pura, tendo de ser trocado a cada sete anos ou 80.000 km.

Além disso, o bater de válvulas não é nada estranho, dado que os motores L da Honda, assim como os das marcas japoneses no geral, possuem tuchos mecânicos (pastilhas) nas válvulas e que necessitam de ajustes internos na oficina.

O Honda Fit 2012 tinha faróis monoparabola com piscas e lanternas, além de grade pequena com acabamento preto, capô curto, faróis de neblina e para-brisa longo, tendo ainda retrovisores com repetidores de direção e vigias nas colunas A e C.

Na traseira, lanternas compactas e vigia grande, tendo ainda para-choque liso. As rodas eram de aço ou liga leev aro 15 polegadas, além de 16 polegadas nas versões mais caras.

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

Por dentro, o painel tinha cluster em moldura duplo com conta-giros e computador de bordo, além de volante de trÊs raios com comandos multifuncionais e couro. No automático da EXL, havia paddle shifts.

O painel tinha porta-copos nas extremidades, além do duplo no túnel. Os bancos eram em tecido ou couro, com ajustes de altura para motorista e sistema ULT no banco traseiro, com porta-malas tem 384 litros e iluminação.

Havia ainda ar condicionado automático, direção elétrica, vidros e retrovisores elétricos, chave canivete com travamento das portas, fonte 12V e sistema de áudio com CD player, MP3 e USB. Havia luzes de leitura e piloto automático.

Os cintos de segurança eram completos, enquanto o banco traseiro era bipartido. Tinha ainda alavancas de ajustes dos bancos dianteiros nos encostos, para facilitar o ingresso atrás.

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Honda Fit 2012 – versões

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

  • Honda Fit DX 1.4 Flex MT
  • Honda Fit DX 1.4 Flex AT
  • Honda Fit LX 1.4 Flex MT
  • Honda Fit LX 1.4 Flex AT
  • Honda Fit LXL 1.4 Flex MT
  • Honda Fit LXL 1.4 Flex AT
  • Honda Fit EX 1.5 Flex MT
  • Honda Fit EX 1.5 Flex AT
  • Honda Fit EXL 1.5 Flex AT

Equipamentos

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

Honda Fit DX 1.4 Flex MT – Motor 1.4 e câmbio manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carro, faróis com piscas e lanternas, grade preta, retrovisores e maçanetas na cor do carro, rodas de aço com calotas e aro 15 polegadas, pneus 175/65 R15, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, bancos em tecido, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, retrovisores elétricos, banco traseiro bipartido com sistema ULT, luzes de leitura, retrovisor interno dia e noite, espelhos nos para-sois, cintos de três pontos para cinco passageiros, apoios de cabeça para quatro, cobertura do porta-malas, iluminação do bagageiro, ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, porta-copos, porta-copos no painel, porta-luvas duplo, fonte 12V, abertura do bagageiro e bocal do tanque internamente, airbag duplo, cintos dianteiros com pré-tensionadores e ajuste em altura, bloqueio eletrônico dos vidros, travas de segurança nas portas traseiras, entre outros.

Honda Fit DX 1.4 Flex AT – Itens acima, mais transmissão automático de cinco marchas e indicador de marchas no painel.

Honda Fit LX 1.4 Flex MT – Itens da DX manual, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas e preparação para som com quatro alto-falantes e antena no teto.

Honda Fit LX 1.4 Flex AT – Itens acima, mais transmissão automático de cinco marchas e indicador de marchas no painel.

Honda Fit LXL 1.4 Flex MT – Itens da LX, mais banco do motorista com ajuste em altura, freios ABS com EDB e sistema de som com CD player, MP3, USB e auxiliar.

Honda Fit LXL 1.4 Flex AT – Itens acima, mais transmissão automático de cinco marchas e indicador de marchas no painel.

Honda Fit EX 1.5 Flex MT – Itens da LXL, mais motor 1.5, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 185/55 R16, retrovisores com repetidores de direção, ar condicionado automático, volante em couro, computador de bordo, chave canivete com telecomando, faróis de neblina, piloto automático, freios a disco nas rodas traseiras, alarme e volante multifuncional.

Honda Fit EX 1.5 Flex AT – Itens acima, mais transmissão automático de cinco marchas e indicador de marchas no painel.

Honda Fit EXL 1.5 Flex AT – Itens acima, mais bancos e portas em couro, volante com paddle shifts e encosto do passageiro dianteiro dobrável.

Preços

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

  • Honda Fit DX 1.4 Flex MT – R$ 51.805
  • Honda Fit DX 1.4 Flex AT – R$ 55.805
  • Honda Fit LX 1.4 Flex MT – R$ 54.905
  • Honda Fit LX 1.4 Flex AT – R$ 58.905
  • Honda Fit LXL 1.4 Flex MT – R$ 57.860
  • Honda Fit LXL 1.4 Flex AT – R$ 61.855
  • Honda Fit EX 1.5 Flex MT – R$ 61.715
  • Honda Fit EX 1.5 Flex AT – R$ 65.720
  • Honda Fit EXL 1.5 Flex AT – R$ 71.720

Honda Fit 2012 – motor

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

O Honda Fit 2012 tem motores L13A e L15A, ambos pertencentes a uma família de propulsores chamada “L”, que nasceu em 2000 e tem variantes com 1.2, 1.3, 1.5 e 1.8 litro, tanto a gasolina quanto a diesel. O último é de versão híbrida.

Construídos em alumínio (bloco e cabeçote), esses motores possuem sistema i-VTEC com comando único variável no cabeçote, tendo controle eletro-hidráulico de gerenciamento eletrônico de abertura e tempo de válvulas.

Assim, o uso das 16 válvulas varia de acordo com a rotação do motor e condução do veículo, chegando mesmo a manter metade delas fechadas em baixa rotação, de modo a se obter mais torque. Em regimes altos, todas funcionam.

O sistema, contudo, não impede que o torque máximo seja em rotação alta, mas fornece uma curva bem suave de força nas demais rotações, de forma a aproveitar mais o potencial de cada motor em determinados regimes de trabalho.

O L13A foi vendido no Brasil como um 1.4, mas tem 1.339 cm3 e, comercialmente, o termo errôneo era mais atraente. Com quatro cilindros e comando acionado por corrente, tinha injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex.

Ele entregava 100 cavalos na gasolina ou 101 cavalos com etanol, ambos a 6.000 rpm. O torque era de 13,0 kgfm, independente do combustível usado e a 4.800 rpm.

Já o irmão L15A tem 1.496 cm3 e as mesmas características técnicas, entregando 115 cavalos no primeiro e 116 cavalos no segundo, ambos na mesma rotação do L13A, tendo 14,8 kgfm nos dois combustíveis e em igual rotação do motor “1.4 litro”

Com refrigeração selada, os L13A e L15A do Honda Fit 2012 tinham sistema flex com injeção de gasolina na partida a frio com etanol, sendo o reservatório no cofre protegido por aço naval e com bocal externo, como no tanque principal.

Já a transmissão manual de cinco marchas tinha embreagem de acionamento hidráulico, enquanto a caixa automática tinha conversor de torque e bloqueio das marchas 1,2 e 3. Havia ainda paddle shifts no volante das versões EX e EXL.

Desempenho

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

  • Honda Fit 1.4 Flex MT
  • Honda Fit 1.4 Flex AT
  • Honda Fit 1.5 Flex MT
  • Honda Fit 1.5 Flex AT

Consumo

  • Honda Fit 1.4 Flex MT
  • Honda Fit 1.4 Flex AT
  • Honda Fit 1.5 Flex MT
  • Honda Fit 1.5 Flex AT

Honda Fit 2012 – manutenção e revisão

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

O Honda Fit 2012 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. Na rede da marca japonesa, o veículo é vistoriado em diversos itens, que incluem suspensão, direção, freios, sistemas de segurança, motor e câmbio, etc.

Na revisão, são trocados óleo do motor 0W20, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, velas, correia em V, fluido de freio, fluido de transmissão automática, fluido de refrigeração, palhetas dos limpadores, entre outros.

Além disso, a rede Honda pode fazer ainda troca de itens de desgaste natural, tais como pastilhas de freio, lonas de freios, molas, amortecedores, coxins de motor e câmbio, buchas de bandeja, coxins de subchassi, rolamentos, batentes das torres.

Na rede Honda há também serviços de funilaria, pintura, alinhamento, balanceamento, cambagem, instalação de acessórios, limpeza oxi-sanitária, recall, lavagem geral, tratamento de couro, entre outros.

Por ser um modelo já bem antigo, o Honda Fit 2012 não tem mais os valores da revisões no site da marca japonesa, mas os mesmos podem ser consultados na rede de concessionárias em todo o país, devendo assim o proprietário esoclher o local.

Honda Fit 2012 – ficha técnica

Honda Fit 2012: consumo, preço, ficha técnica, versões, motor

Motor 1.4 1.5
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1339 1496
Válvulas 4 4
Taxa de compressão 10,5:1 10,4:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 100/101 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 115/116 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 13,0 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) 14,8 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas ou automático de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automático de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve aro 15 polegadas Liga leve aro 16 polegadas
Pneus 175/65 R15 185/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 3.900 3.900
Largura (mm) 1.695 1.695
Altura (mm) 1.535 1.535
Entre eixos (mm) 2.500 2.500
Capacidades
Porta-malas (L) 384 384
Tanque de combustível (L) 42 42
Carga (Kg) ND ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.080 (MT) 1.116 (AT) 1.103 (MT) 1.141 (AT)

Honda Fit 2012 – fotos

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

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