A Skoda apresentou oficialmente na Europa o Slavia, irmão do sedã compacto brasileiro da Volkswagen, o Virtus. O modelo, apesar de a marca ser de origem tcheca, será direcionado para os consumidores indianos.
Baseado na plataforma modular MQB-A0 IN, uma versão simplificada para reduzir os custos de produção na Índia, o Skoda Slavia é a primeira variante do Volkswagen Virtus, fora do Brasil.
Sucessor do Rapid, o Slavia é uma boa indicação de como será o sucessor do Vento ou do Polo Sedan vendidos nas regiões da Ásia Central e Leste Europeu. Suspeita-se que o Virtus seja lançado na Índia com essa proposta.
Diferente do sedã feito na Anchieta, o Skoda Slavia tem faróis maiores e com projetores em LED, assim como grade característica da marca e capô com vincos acentuados. O para-choque também é exclusivo e dotada de faróis de neblina.
Com índice de nacionalização de 95%, o Slavia reduzirá muito a dependência de importação de peças e componentes, o que nos tempos atuais, é uma proteção com a falta de semicondutores e outros insumos em falta.
Para a Índia, o Skoda Slavia – que pode acabar parando na Rússia e talvez em outros mercados, como a China – terá motores EA211 1.0 TSI de 115 cavalos com 17,8 kgfm e 1.5 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm.
Com transmissão manual ou automática de seis marchas no 1.0 TSI, ou DSG de dupla embreagem no 1.5 TSI, o Slavia tem carroceria sedã como a do Virtus, mantendo deste as portas e demais linhas básicas da carroceria.
Na traseira, as lanternas em LED tem linhas bem expressivas. Por dentro, o Skoda Slavia tem painel com três tonalidades e revestimentos, com acabamento em preto brilhante. O cluster é digital e tem tela de 7 polegadas.
O ar condicionado é automático e digital, com display touchscream, enquanto a multimídia tem tela de 8 polegadas, com projeção sem fio para Google Android Auto e Apple CarPlay. Tem câmera de ré e pacote de segurança com airbag duplo, ABS e controles de tração de estabilidade, entre outros.
Fonte: Agência Brasil