O Honda HRV 2020 chegou ao mercado com algumas novidades, mas a principal delas era a versão Touring, que estreava no crossover o motor 1.5 Turbo VTEC, que deu ao modelo um desempenho muito melhor que o 1.8 litro.
Além de mudanças nas versões, a Touring trouxe mais equipamentos e um padrão de acabamento melhor para o Honda HRV, que adicionou itens como bancos em couro claro, teto solar panorâmico e luzes de leitura em LED.
Entre as novidades da Touring, o HRV 2020 apresentava ainda faróis full LED, assim como os faróis de neblina. Ele trazia ainda grade estilizada e também escapa de aço inox com duas saídas.
Também tinha um sistema de escape modificado que reduzia o tamanho do porta-malas, assim como expunha o silencioso sob a carroceria, porém, ele não encosta no chão. Outras novidades foram inseridas na linha 2020.
Na versão LX, o HRV ganhou multimídia com reprodução da câmera de ré, tendo ela sido introduzida como item de fábrica e com três vistas, incluindo ângulo de 180 graus, imagem angular e para baixo.
HRV 2020 – detalhes
Já a versão EX ganhou sensor de estacionamento traseiro, ampliando assim a segurança, apesar da câmera de ré. Diferente da versão LX, que tinha tela de 5 polegadas, nessa versão a multimídia tem tela de 7 polegadas.
Além disso, dispõe de projeção para Apple CarPlay e Google Android Auto, ampliando assim a conectividade e a navegação por GPS, através do aplicativo Waze, bem como o Google Maps.
No Honda HRV EXL, a grade em preto brilhante e sensor de estacionamento dianteiro, reforçado pelo traseiro e por câmera de ré de tripla visualização.
Na linha anterior, o HRV já havia recebido importantes mudanças. Entre elas, nova calibração da suspensão, que deixou o crossover mais firme, assim como direção com respostas mais diretas, além de novas rodas de liga leve.
Também recebeu nova calibração do câmbio CVT, que permitiu reduziu a rotação em acelerações no anda-e-para do trânsito. Irmão de Honda Fit e Honda City.
Tem ainda nova função kick-down para retomadas de velocidade mais rápidas, assim como freio-motor ampliado com mais reduções em frenagens bruscas.
Nas versões LX, EX e EXL vem com motor 1.8 i-VTEC de 140 cavalos na gasolina e 139 cavalos de etanol, enquanto a Touring tem motor 1.5 Turbo VTC de 173 cavalos e 22,4 kgfm, abastecido somente com gasolina.
Nessas duas motorizações, a transmissão é CVT com conversor de torque e mudanças manuais nas versões EX, EXL e Touring, que possuem paddle shifts no volante.
Um dos SUVs compactos mais vendidos do mercado, o Honda HRV 2020 é um produto que pode ser encontrado no mercado, mas com sobrepreço, sendo muito valorizado.
Por ser um seminovo, o HRV é muito procurado pelo bom espaço interno e conforto, lembrando que ele mede 4,29 m de comprimento e tem 2,61 m de entre eixos, com bagageira de 437 litros nas versões LX, EX e EXL, enquanto a Touring tem 393 litros.
O Honda HRV 2020 é um crossover com estilo voltado para um perfil de cupê, com frente curvada e faróis duplos com assinatura em LED, mas na versão Touring, o projetor é full LED.
Já a grade tem a parte superior com barra cromada e logotipo da Honda fundido na parte central, com a abertura inferior envolvida em acabamento preto ou preto brilhante, dependendo da versão.
O para-choque tem molduras laterais com imitação de grade e faróis de neblina circulares, tendo grade inferior com frisos e defletor de ar sob o protetor. Nas laterais, a Honda padronizou as rodas de liga leve aro 17 polegadas.
Elas tinham acabamento diamantado com preto brilhante, mas com cinco lâminas em desenho de hélice, com as saias de rodas em plástico preto, assim como a base das portas. Já os retrovisores podem ter repetidores de direção.
Além disso, o retrovisor direito na versão Touring vinha com câmera de alta resolução para o sistema LaneWatch de visualização de ponto cego. As maçanetas das portas traseiras são embutidas nas colunas C.
Na traseira, a tampa do bagageiro tem defletor de ar com luz auxiliar de freio, enquanto as lanternas apresentam luzes de LED parciais, sendo integrais na versão Touring. O para-choque apresenta ainda acabamento preto.
No HR-V Touring, o escapamento tem suas saídas com ponteiras cromadas, dando um ar mais esportivo. Essa opção topo de linha também apresenta teto solar panorâmico e antena em estilo barbatana.
Por dentro, o Honda HR-V 2020 tem interior escurecido, sendo que na versão Touring, tem revestimento em dois tons, com painel, console, portas e assentos em couro bege. Nas versão LX, o acabamento dos bancos é em tecido.
Já as versões EX e EXL tem couro preto nos assentos. O painel tem cluster analógico com conta-giros, velocímetro e display digital com computador de bordo, nível de combustível e econômetro.
A iluminação em LED tem efeito variado com a função Econ. O volante tem acabamento em couro com comandos de mídia e telefonia, assim como piloto automático e paddle shifts.
A coluna de direção elétrica tem ajuste em altura e profundidade. No console central, o display de multimídia tem sete polegadas sensível ao toque com projeção para Android Auto e Car Play, bem como câmera de ré em três visualizações.
Há também navegador GPS nativo e o LaneWatch na versão Touring. Com a versão LX, há um sistema de áudio mais simples com display de 5 polegadas, que reproduz câmera de ré e tem gestão de mídia, volume e outras funcionalidades.
O ar condicionado é automático com display digital e o console entre os bancos é elevado com acabamento soft preto ou bege, dependendo da versão, com seletor de marchas reto e acabamento em couro.
Há comandos de freio de estacionamento eletrônico e Brake Hold. O console tem elemento vazado com entradas USB (1 ou 2) e auxiliar, bem como fonte 12V. Já o apoio de braço tem ajuste longitudinal e porta-copos móvel.
O crossover tem ainda portas com acabamento em tecido e couro, inclusive na cor bege, com comandos dos vidros elétricos (one touch na frente) e retrovisores com ajustes elétricos, com rebatimento elétrico na Touring.
As portas possuem travamento central elétrico por meio de chave canivete com telecomando ou presencial com botão de partida no painel. Este também tem botões do controle de estabilidade.
Nas portas há também alto-falantes com acabamento cromado e maçanetas cromadas, enquanto a Touring tem sistema de som mais potente. O banco do motorista tem ajuste em altura e atrás vem com sistema ULTra Seat.
O sistema permite a acomodação de objetos verticais ou horizontais com a movimentação do banco para cima, ou para baixo. No HRV 2020, existem ainda cintos de segurança de 3 pontos, Isofix, Top Tether, banco traseiro bipartido e bagageiro com iluminação.
Este tem 437 litros nas versões LX, EX e EXL, enquanto a Touring tem apenas 393 litros. Por dentro, esta última tem iluminação em LED e luzes de leitura em LED, assim como retrovisor eletrocrômico e para-sois com espelhos iluminados.
HRV 2020 – versões
- Honda HR-V LX 1.8 CVT
- Honda HR-V EX 1.8 CVT
- Honda HR-V EXL 1.8 CVT
- Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT
Equipamentos
Honda HR-V LX 1.8 CVT – Motor 1.8 com transmissão CVT, mais faróis duplos, grade com acabamento cromado e preto, para-choque com molduras pretas, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 215/55 R17, retrovisores na cor do carro, maçanetas na cor do carro, vidros verdes, para-brisa degradê, vidro térmico, antena, limpador do vidro traseiro com lavador, limpador de para-brisa com lâminas aerodinâmicas, lanternas parcialmente em LED, volante multifuncional, computador de bordo, função Econ, airbag duplo, freios ABS com EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, integração de direção e controle de estabilidade, Isofix, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, freio de estacionamento elétrico, Brake Hold, sistema ULTra Seat, apoio de cabeça nos bancos, banco traseiro bipartido, bagageiro com iluminação, luzes de leitura, para-sois com espelhos, retrovisor interno dia e noite, fonte 12V, ssitema de áudio com tela de 5 polegadas, câmera de ré com visão tripla, freio a disco nas quatro rodas, entrada USB, Bluetooth, fonte auxiliar, apoio de braço dianteiro, controle de cruzeiro, entre outros.
Honda HR-V EX 1.8 CVT – Itens acima, mais multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento, maçanetas e frisos cromados, retrovisores com rebatimento elétrico, ar condicionado automático e rack no teto.
Honda HR-V EXL 1.8 CVT – Itens acima, mais bancos em couro, faróis full LED, faróis de neblina em LED, sensor de estacionamento dianteiro, sensor crepuscular e airbags de cortina.
Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT – Itens acima, mais acabamento em dois tons, antena barbatana, teto solar panorâmico, escape com duas saídas cromadas, lanternas em LED, retrovisor eletrocrômico, luzes de leitura em LED, iluminação em LED e para-sois com espelhos iluminados.
Preços
- Honda HR-V LX 1.8 CVT – R$ 94.400
- Honda HR-V EX 1.8 CVT – R$ 101.700
- Honda HR-V EXL 1.8 CVT – R$ 111.900
- Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT – R$ 139.900
HRV 2020 – motor
O Honda HRV 2020 tem dois motores disponíveis para as versões LX, EX e EXL, além da Touring, sendo eles das famílias R e L. O primeiro é o R18Z9 de quatro cilindros feito em alumínio e com comando único VTEC.
Este tem variação de abertura e fechamento de válvulas com gerenciamento eletro-hidráulico, sendo acionado por corrente. Lançado em 2006, essa linha de propulsor garantiu ao HRV um desempenho mediano inicialmente.
Com injeção eletrônica multiponto com pré-aquecimento de combustível para o sistema flex, o R18Z9 tem 1.799 cm³ e taxa de compressão de 10,6:1. Tendo essa calibração, ele entrega 139 cavalos no etanol e 140 cavalos na gasolina.
O R18Z9 é o único flex do mundo com menor potência usando etanol que gasolina, sendo ambos obtidos a 6.300 rpm, mas com torque invertido, tendo 17,3 kgfm na gasolina e 17,4 kgfm no etanol, ambos a 5.000 rpm.
Já a versão Touring tem o motor L15B7, o 1.5 VTC Turbo, que diferente do R18Z9, tem dois comandos de válvulas variáveis no cabeçote, ambos com a tecnologia VTEC, permitindo que o pequeno motor de alumínio de 1.499 cm³ tem bom desempenho.
Essa tecnologia permite o fechamento parcial ou total das válvulas, chegando mesmo a ter metade delas fechadas em baixas rotações para buscar mais torque, como num motor 8V.
Com turbo e intercooler, o L15B7 tem quatro cilindros e injeção direta de combustível, mas sem tecnologia flex. Assim, sua potência éd e 173 cavalos a 5.500 rpm e 22,4 kgfm a 1.700 rpm.
Nos dois motores, a transmissão é CVT com simulação de sete marchas nas versões EX, EXL e Touring, que possuem mudanças manuais por paddle shifts. Esse câmbio tem ainda modo Sport, enquanto o HRV 2020 possui a função Econ.
Desempenho
- Honda HR-V 1.8 CVT
- Honda HR-V 1.5 Turbo CVT
Consumo
- Honda HR-V 1.8 CVT
- Honda HR-V 1.5 Turbo CVT
HRV 2020 – manutenção e revisão
A Honda tem um plano de manutenção para o HRV 2020, mas com preços das revisões variando de acordo com a concessionária, obrigando os clientes a consultar e orçar a revisão para obter o melhor valor.
Nas revisões da Honda, feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, a concessionária procede com inspeção de diversos itens, entre eles direção, suspensão, freios, pneus, parte elétrica, eletrônica e sistemas de segurança.
Já o serviço inclui troca do óleo do motor, arruela do dreno, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, velas, fluido de freio, complemento do óleo da transmissão, troca do fluido de refrigeração, correia em V, entre outros.
Também são feitas trocas de amortecedores, molas, rolamentos, batentes das torres, pivôs de direção, buchas da suspensão, coxins de motor e câmbio, pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, pneus, palhetas dos limpadores, etc.
Nas lojas existem serviços como alinhamento, balanceamento, funilaria, cambagem, pintura, recall, instalação de acessórios, lavagem, higienização, limpeza oxi-sanitária, entre outros. Todsos os serviços precisam ser agendados e há banco de dados de histórico.
HRV 2020 – ficha técnica
Motor | 1.8 | 1.5 Turbo |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1799 | 1498 |
Válvulas | 4 | 4 |
Taxa de compressão | 10,6:1 | 10,6:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Direta, turbo |
Potência máxima | 140/139 cv a 6.300 rpm (gasolina/etanol) | 173 cv a 5.500 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 17,3/17,4 kgfm a 5.000 rpm (gasolina/etanol) | 22,4 kgfm a 1.700 rpm (gasolina) |
Transmissão | ||
Tipo | CVT | CVT |
Tração | ||
Tipo | Dianteira | Dianteira |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e traseiros | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson | McPherson |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas | Liga leve aro 17 polegadas |
Pneus | 215/55 R17 | 215/55 R17 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 4.329 | 4.329 |
Largura (mm) | 1.772 | 1.772 |
Altura (mm) | 1.586 | 1.650 |
Entre eixos (mm) | 2.610 | 2.610 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 437 | 393 |
Tanque de combustível (L) | 51 | 51 |
Carga (Kg) | 469 | 420 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.271 | 1.380 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND |
HRV 2020 – fotos
Fonte: Agência Brasil