Até agora ele não deu as caras para ser configurado já com o motor Kappa 1.0 TGDi, mas o Novo HB20 deve aparecer nos próximos dias com as duas opções de motor que ficarão: Kappa 1.0 MPi e Kappa 1.0 TGDi.
Como já comentamos, a Hyundai prepara uma nova planta de produção de motores e o longevo Gamma 1.6 Flex não deverá ter vaga nessa linha. O motivo é a substituição do mesmo pela Kappa 1.0 TGDi.
Esse propulsor de três cilindros finalmente venceu a disputa com o velho quatro cilindros aspirado, que deixa a gama do Hyundai HB20 apenas com o motor turbinado e o 1.0 aspirado, adicionando ainda uma caixa manual para versões como a Vision.
Sem o Gamma 1.6 Flex, que logo deve deixar o Creta Action para PCD, a Hyundai concentrará a produção do Kappa por aqui, construindo em Piracicaba um motor menor e mais eficiente, que terá desempenho e economia de nível superior.
Embora não seja a primeira tentativa da Hyundai Motor Brasil, haja visto que o HB20 Turbo da geração anterior tinha o Kappa turbinado sem injeção direta, o 1.0 TGDi chega para ficar.
Tendo 120 cavalos a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, ele dará ao HB20, HB20S e HB20X, bem como ao Novo Creta, nova disposição, especialmente com transmissão manual.
A mudança na HMB permitirá à marca Hyundai seguir de perto a Chevrolet com Onix, Onix Plus e Tracker, todos turbinados ou com um 1.0 aspirado na base.
Para ser nacional, é provável que o Kappa mude até de nome, renomeado Smartstream G1.0 T, recebendo assim modificações para ficar ainda mais economia.
O Nu 2.0, por exemplo, adicionou melhorias no Novo Creta, passando agora a ser chamado Smartstream G2.0. Nesse caso, a eficiência no consumo melhorou 8%. Então, podemos esperar algo semelhante com o HB20 mais adiante.
Essa mudança mecânica no HB20, dará mais fôlego para o compacto da Hyundai partir para cima do Argo, que segue como líder entre os automóveis. O hatch da Fiat pode também ter motor 1.0 Turbo para dar o troco, se precisar.
Fonte: Agência Brasil