InícioCARROS E MOTOSRússia: Kalashnikov quer dar tiro certo nos carros elétricos

Rússia: Kalashnikov quer dar tiro certo nos carros elétricos

O nome é bem conhecido e não é mera coincidência. Kalashnikov é, no meio militar, um nome famoso. Fabricante do mais famoso fuzil da história, o AK-47, agora a empresa russa quer acertar outro alvo, mas com carros elétricos.

Focando na mobilidade urbana num país onde a eletrificação está abaixo da vista no Brasil, a Kalashnikov está preparando dois veículos urbanos para tirar a Rússia do atraso automotivo. Desde 2018, a empresa busca alvejar o segmento com seus produtos.

Rússia: Kalashnikov quer dar tiro certo nos carros elétricos

Agora, os projetos mais recentes, registrados em forma de desenho de patente, mostram dois modelos com três e quatro rodas. Compartilhando a mesma estrutura, os UV-3 e UV-4 apareceram nos desenho com visual bem interessante, especialmente o segundo, que lembra um Renault Twizy.

Com 3,40 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,70 m de altura, o UV-4 tem espaço para quatro pessoas e motorização elétrica com propulsor traseiro. Este teria 68 cavalos, segundo fontes russas.

Rússia: Kalashnikov quer dar tiro certo nos carros elétricos

Desa forma, conseguiria alcançar 80 km/h, o que achamos ser algo limitado eletronicamente, dada a potência apresentada. O baixo de peso, no caso de 650 kg, também corrobora para esse pensamento.

Já a autonomia seria de 150 km, mais adequada para sua categoria, focada essencialmente no uso urbano. Tendo até suspensão ajustável, o Kalashnikov UV-4 tem painel digital configurável, ar quente, ar condicionado, multimídia, entre outros.

Não foram citados airbags, mas obviamente eles estarão presentes, assim como freios com ABS e outras assistências de segurança. A Kalashnikov informou em 2019 que este modelo tem baixo risco de incêndio em caso de acidente.

Rússia: Kalashnikov quer dar tiro certo nos carros elétricos

Em relação ao Kalashnikov UV-3, o triciclo urbano parece mais estreito, mas leva somente duas pessoas e lado a lado, com um bom espaço para bagagens atrás dos bancos.

Assim sem data para lançamento, a dupla de elétricos do fabricante do AK-47 já testou os protótipos e pode surgir com estas novas “armas” no mercado automotivo russo e europeu já em 2022.

Kalashnikov UV-3 e UV-4 – Galeria de fotos

[Fonte: Carscoops]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA