A Skoda é conhecida como uma marca de boa relação custo-benefício e muito disso vem da redução de custos obtidas na linha de produção e desenvolvimento de produto da marca tcheca.
Longe das Américas, a Skoda é forte na Europa, Rússia e China, mas agora chega à Índia e quer fazer a lição de casa. Num mercado altamente sensível aos preços, a tecnologia moderna precisa ser podada para a conta fechar.
Então, a Skoda desenvolveu uma versão de baixo custo da plataforma modular MQB-A0, muito usada aqui no Brasil pela Volkswagen nos modelos Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
VEJA TAMBÉM:
Assim para atuar em vários segmentos na Índia, a Skoda apostará na MQB-A0 IN, versão localizada da citada, mas não se limitando a carros pequenos. Uma das propostas é um sedã de porte médio chamado Slavia.
Flagrado rodando por lá, o Skoda Slavia é muito maior que o Virtus, que também circula em testes naquele país. Embora os dados técnicos não sejam conhecidos, pelas imagens dá para notar que ele é do porte do Jetta ou maior.
Além disso, fontes locais falam que ele terá um porta-malas grande, mas não com os 600 litros do Octavia, mais volumoso que o do Jetta, que acondiciona 510 litros. O Slavia é conhecido pelo código ANB e será produzido em Pune, a partir de 2022.
Com a mesma base dos modelos VW Taigun e Skoda Kushaq, o Slavia deverá aparecer com eixo de torção na suspensão traseira e o foco é ser mais premium que os demais produtos locais da marca.
Comenta-se que ele terá motores EA211 1.0 TSI e 1.5 TSI, o que significa ter entre 110 e 150 cavalos, além de caixa manual ou automática.
Mas, o que chama atenção é que, se a Skoda aplicará um valor alto para tê-lo na Índia, provavelmente ele deve gerar um equivalente da VW. Não será um sucessor de Vento e nem do Rapid, que devem ser substituídos pelo Virtus.
Assim, imagine um Jetta com a base do Virtus, mas com custo mais baixo. Na Skoda, o Slavia não seria o primeiro médio com a MQB-A0. O hatch Scala é maior que o Golf 8 e tem a plataforma do T-Cross brasileiro, por exemplo, ams com largura de Golf 7.
[Fonte: Cartoq/Fotos: Motor Dream]
Fonte: Agência Brasil