InícioCARROS E MOTOSRenault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil

Renault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil

O Renault Duster está completando 10 anos de mercado brasileiro com presença da segunda geração desde o início de 2020. O SUV compacto de origem romena chegou ao mercado nacional como um rival direto do Ford EcoSport, hoje morto.

Projetado para ter baixo custo de produção e aproveitamento máximo de espaço interno, o Duster também é um carro robusto, desenvolvido para países emergentes ou em desenvolvimento. Ainda assim, é vendido em toda a Europa como Dacia.

Renault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil

Com 3.5 milhões no mundo, sendo vendido em 65 países (28 da União Europeia), o Duster é um player que fechou a virada da Renault na região, trocando o criticado portfólio francês pelos populares do leste europeu, que caíram no gosto do brasileiro.

Junto aos irmãos Logan e Sandero, o Duster tirou a Renault do clube das francesas, convertendo-a em marca de massa no mercado nacional. Usando motorização já conhecida, resumida nos antigos K4M e F4R, o SUV compacto empregou até tração nas quatro rodas.

Renault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil

Além disso, soube evoluir para um motor mais moderno (H4M) e câmbio CVT, sem contar a mudança definitiva para a nova geração, acrescentando mudanças importantes, mas sem perder a identidade de veículo simples e robusto.

Aqui, ele vendeu mais de 319 mil unidades, impondo força até a chegada dos demais SUVs compactos. Para a Renault, o Duster é um produto que sempre fez a diferença no mercado nacional, mesmo após a chegada do Captur.

Renault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil

Hoje, ele conta com as versões Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic, todas com até 120 cavalos e 16,2 kgfm. Coincidentemente, imagens do projeto original da Renault, mostram que o Duster poderia ter sido um R4…

Nas imagens, o Duster originalmente não tinha a marca Dacia estampada nos conceitos e protótipos esculpidos em clay (argila especial de modelagem automotiva), mas o da própria Renault.

Renault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil

Num deles, podemos ver os faróis circulares e grade estreita, lembrando o Renault 4L.

De certa forma, agora o R4 retornará, mas como um crossover elétrico e distante da proposta do Duster, que é oferecer espaço, porta-malas, robustez e preço baixo. Bem, este último na Europa.

Renault Duster 2022 – Galeria de fotos

[Fonte: Auto.cz]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA