Um relatório nos EUA indica que a próxima geração dos modelos Toyota Tacoma e 4Runner será construída compartilhando a plataforma TNGA das próximas Hilux e SW4. A ideia é não só reduzir custos, mas converter esses modelos americanos em produtos globais.
Nesse caso, Tacoma e 4Runner deverão ficar acima de Hilux e SW4, oferecendo uma alternativa de melhor desempenho e capacidade. Segundo o que se sabe, será uma estrutura completamente compartilhada, com elementos iguais como suspensão, chassi, partes da carroceria, design e algumas motorizações.
O projeto contempla uma base única para os quatro modelos, nos moldes do que ocorre agora com a picape grande Tundra e o SUV de sete assentos Land Cruiser 300, que também vai gerar um novo Prado, embora ainda não se saiba se este ficará com a base da Hilux.
Mas, existe espaço para introduzir esses carros fora da América do Norte? Talvez exista na China, onde o mercado de picapes está crescendo rapidamente e não mais com aqueles clones de duas ou três gerações dos modelos de marcas internacionais.
A unificação de plataforma TNGA, que não é apenas o chassi em si, reduzirá enormemente os custos de desenvolvimento e produção desses cinco modelos, se o Prado for adicionado, assim como também do Lexus GX, um derivado direto deste último.
Além disso, o compartilhamento permitirá que a Toyota gaste somente em uma tecnologia de hibridização, já confirmada para Hilux e SW4, também chamada Fortuner. Nos EUA, Tacoma e 4Runner precisarão reduzir consumo e emissão com gasolina e isso será fundamental.
Por ora, não se sabe exatamente como será esse conjunto, mas aparentemente a opção vislumbrada para Tundra e Land Cruiser 300 pode funcionar nos modelos menores, com uso de um novo motor V6 com versões a gasolina (3.5) e diesel (3.0), acopladas a uma caixa Aisin com propulsor elétrico integrado ou algo assim.
O motor Dynamic Force 2.5 atual para híbridos é outra opção, porém, a Toyota sempre separou a linha TR 2.7 para picapes, podendo então ser um Dynamic Force 2.7 para os híbridos mais baratos. Vejamos o que vem por aí…
[Fonte: Motor Trend]
Fonte: Agência Brasil