Ela é um misto de perua e crossover, mas com um toque de shooting brake. Na China, a sensação da Citroën é a Nova C5 X, lançada este ano por lá, chega agora ao Brasil. Bem, pelo menos em registro no INPI.
Medindo 4,805 m de comprimento, 1,865 m de largura, 1,505 m de altura e 2,800 m de entre eixos, a Citroën C5 X tem produção exclusiva na China.
Por lá tem motorização eclética, tendo motor 1.2 Puretech Turbo de 130 cavalos, bem como 1.6 THP com 180 cavalos e uma variante híbrida plug-in com o mesmo, entregando assim 225 cavalos.
VEJA TAMBÉM:
Nesta última, pode rodar até 50 km usando energia e atingir até 135 km/h. Enorme, a Citroën C5 X dá continuidade ao modelo da marca parisiense, vendido no Brasil em duas gerações, chamando atenção para a suspensão hidropneumática Hydractive III.
Agora, usando a base modular EMP2, a Citroën C5 X nivela com os demais produtos da antiga PSA, porém, recebe modificações para um rodar suave com a Advanced Comfort.
Esta suspensão possui amortecedores especiais de tripla ação e adicionando controle eletrônico. Para ampliar o conforto, os bancos possuem um sistema de amortecimento hidráulico chamado Progressive Hydraulic Cushions, que praticamente neutraliza as vibrações nos assentos.
Então, apesar de a base ser a mesma do Novo Peugeot 308, por exemplo, há muita diferença entre os produtos do leão e do duplo chevron. Com sua proposta de ousadia renovada, a C5 X deve passar bem longe do Brasil.
Mesmo com o registro tendo duas imagens da perua, em versões de acabamento, além de várias peças, incluindo portas, grades, luzes diurnas, faróis e lanternas, por exemplo, a Citroën C5 X não está no radar da Stellantis para cá.
Nem mesmo o crossover Novo C4, que usa a plataforma modular CMP, virá ao mercado nacional. Aqui, além do Novo C3 e do sucessor do Cactus, que poderia crescer e virar um rival do Compass, a Citroën pode até lançar um sedã estiloso, mas com a base de compacto.
Citroën C5 X 2022 – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil