InícioCARROS E MOTOSOppo: outro fabricante de smartphones promete carro elétrico

Oppo: outro fabricante de smartphones promete carro elétrico

Esqueça o que anda aparecendo por aí… Queimar hidrogênio para mover carros não é fantasia, porém, de forma eficiente, exige tecnologia avançada e engenharia de ponta. Não parece um trabalho fácil, mas é o que fabricantes como a Toyota estão buscando. Na Mahle, por exemplo, um dos problemas parece ter sido resolvido.

O tradicional fabricante alemão de componentes automotivos Mahle, apresentou uma tecnologia para emprego em motores de combustão interna com objetivo de usar o hidrogênio como combustível, tal como a Toyota está divulgando.

Em parceria com a Liebherr Machines Bulle, da Suíça, a alemã desenvolveu um novo sistema de injeção de combustível que utiliza uma antecâmara para pré-combustão da mistura ar-combustível com ignição. No caso do hidrogênio, a tradicional câmara de combustão do ciclo Otto não o queima completamente.

Mahle mostra motor que queima hidrogênio de forma mais eficiente

Isso ocasiona maior perda de rendimento e aumento do consumo. Para resolver isso, Mahle e Liebherr buscaram como solução a câmara de pré-combustão, chamada Mahle Jet Ignition (MJI), parecida com a usada pela Stellantis no V6 3.0 Nettuno da Maserati.

Este se apoia no desenvolvimento da Ferrari para a Fórmula 1, onde a mistura ar-combustível é detonada inicialmente nessa antecâmara, ligada à principal por dutos de pressão, deslocando-se rapidamente para cima do cilindro, quando o pistão está na compressão.

Nesse processo, a queima é melhor e o rendimento é superior. Esta pequena câmara anexa ao cilindro contém o injetor de alta pressão e uma vela de ignição. A detonação se converte em plasma de gás, empurrado para a câmara principal, sobre o pistão.

Mahle mostra motor que queima hidrogênio de forma mais eficiente

Essa antecâmara pode ser uma solução para fabricantes como Toyota, Mazda e Subaru, assim como a Honda, que apostam em combustíveis alternativos em detrimento de uma eletrificação geral. Usando turbocompressor, o MJI da Mahle busca elevar a eficiência e tornar o motor a hidrogênio vantajoso para as próximas décadas.

Por aqui, o etanol seguirá como combustível alternativo, assim como na Índia. A China, contudo, começa a usar o metanol como solução.

[Fonte: Auto Forum]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA