InícioCARROS E MOTOSNovo SUV compacto da Toyota busca classificação alta no NCAP

Novo SUV compacto da Toyota busca classificação alta no NCAP

A Toyota e sua parceira Suzuki não estão felizes com os recentes resultados do Latin NCAP, que rebaixou o Yaris para uma estrela e zerou modelos como Swift e Baleno. Como se sabe, as regras do instituto mudaram e ficaram mais exigentes.

De olho nisso, lá na Índia, Toyota e a divisão local da Suzuki, a Maruti, estariam focando suas atenções na segurança do novo SUV compacto comum, que está sendo desenvolvido localmente e que chegará a mercados da América Latina.

Segundo fontes envolvidas no projeto, o foco é ter alta classificação tanto no Global NCAP, que atua na região da Índia e Sudeste Asiático, quanto no Latin NCAP. Outro motivo é que Tata Motors e a Mahindra chegaram às 4 e 5 estrelas nos testes.

O projeto do novo SUV compacto da Toyota envolve um carro com 4,30 m de comprimento, que justifique cobrar mais, para enfrentar produtos como Hyundai Creta, Kia Seltos, Renault Duster, VW Taigun, MG Astor, Nissan Kicks e Skoda Kushaq.

Além disso, sua plataforma será a DNGA da Daihatsu, o que em termos práticos, parece mais adequada a atuar também no Mercosul. O motivo principal é a redução de custos, mas se observarmos bem, o projeto indiano tem mais a ver com Brasil que o japonês Raize.

SUV maior no Brasil?

Novo SUV compacto da Toyota busca classificação alta no NCAP

Como já se sabe, a filial brasileira da Toyota se interessou pela DNGA da Daihatsu, mostrada na forma do conceito DN Trec e materializada no Rocky, assim como no Raize. No entanto, estes últimos têm um problema: tamanho.

Seus 4,00 m de comprimento e com porta-malas de 320 litros, o fazem competir com o Fiat Pulse, o que seria ótimo para o mercado, se a Toyota buscasse por volume, o que não é o caso.

A montadora quer ampliar a produção nacional, é verdade, mas não atuar na mesma faixa de preço do “popular” de Betim. Valor agregado elevado é a alma do negócio da Toyota e ninguém vai querer pagar R$ 130.000 pelo Raize.

Então, faz mais sentido ter um produto de 4,30 m para brigar com modelos acima, como o Creta, Renegade, T-Cross e Tracker, players que custam mais e dominam o Top 10 do mercado.

Nesse caso, a receita indiana parece mais interessante que tentar fazer o mesmo com o Raize. Um SUV maior que o Yaris Cross e inspirado nele, teria maior apelo entre os consumidores, especialmente com bagageiro e espaço interno mais generosos.

[Fonte: Cartoq]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA