Apenas um carro evitou que a Nissan perdesse seu posto de nona marca mais vendida no mercado nacional em outubro.
A japonesa vendeu 4.527 unidades contra 4.526 exemplares da Caoa Chery, a marca sino-brasileira em ascensão.
De um lado, a nipônica se apoia nas vendas de seu crossover Kicks, assim como da picape média Frontier e do sedã Versa.
Sem March e o antigo Versa nacional, chamado V-Drive antes de sair de linha, a Nissan pode creditar a posição a um produto ainda considerado de nicho.
Este é o Nissan Leaf, que emplacou 192 unidades graças a um acordo da marca com a locadora Movida, o que ajudou nas vendas do hatch médio.
Aliás, o elétrico logrou a primeira derrota do Chevrolet Cruze Sport6 em vendas desde tempos imemoriais… Foram apenas 101 carros argentinos vindos de Rosário que emplacaram por aqui.
Ainda na conta da Nissan, o Novo Versa vendeu 945 unidades, muito mais que os 557 exemplares do Yaris Sedan e um carro (novamente aquela unidade que o vendedor deixou de faturar…) a menos que o Cronos…
No caso da Caoa Chery, a marca acelerou bem no mês passado e vendeu mais automóveis que a Nissan, se não contarmos com a picape média argentina.
Com 1.391 unidades, o Tiggo 5x é o campeão da chinesa, mas o Tiggo 8 mostra seu fôlego com 1.104 exemplares. Ela também viu o Tiggo 2 cair para menos de 300 carros diante do Tiggo 3x com quase mil emplacamentos.
Isso sem contar o Tiggo 7, que chegou perto de 600 carros sem nenhuma novidade.
Ainda assim, se a Nissan viu as vendas de Kicks e Frontier cair em outubro, diante da ascensão de Versa e Leaf, a Caoa Chery verificou o mesmo com o Arrizo 6 em baixa, bem como o Arrizo 5, que vendeu apenas 7 carros.
Para a Nissan, no momento, resta apenas trabalhar com o que tem. Com o Kicks 2022 sendo sua maior estrela, a japonesa tem pouca margem de manobra em termos de novidade, com a Frontier e o Versa sendo seus outros dois pilares.
O Leaf foi um caso atípico que salvou a Nissan de perder o posto. Na Caoa Chery, contudo, o time de SUVs da família Tiggo só tem a ganhar com novidades nos próximos meses com a linha Pro, incluindo um híbrido (MHEV) e atualização para os modelos 5x, 7 e 8.
É provável que modelos como Arrizo 5 e, mais adiante, o Tiggo 2 deixem a cena para seus irmãos mais modernos. Na Nissan, o único reforço que pode mudar essa balança é indiano e chama Magnite. Contudo, sua chegada deve ocorrer apenas em 2023.
Até lá, as chances da Caoa Chery passar a Nissan são boas. Por ora, a balança pende muito mais para o lado da japonesa com 52.613 vendidos em 2021, com market share de 3,25%. A chinesa fez 32.365 emplacamentos com exatos 2,00% de mercado.
Fonte: Agência Brasil