InícioCARROS E MOTOSNissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo...

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

A Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou testes com carros elétricos como parte de um plano de eletrificação de viaturas para o patrulhamento urbano. Serão 90 dias de testes com os modelos Nissan Leaf (duas unidades) e BYD e5 (um exemplar).

Eles serão usados pelo CPA/M-5 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), na zona oeste da Capital, operando como viaturas da ronda escolar e atendimento ao 190 na área do 23o BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano).

Segundo a corporação, a “região foi definida por concentrar o maior número de pontos de recarga de carros elétrico na cidade”. Isso permitirá que a PM tenha mais acesso à energia para manter as células de lítio (Nissan) e fosfato de ferro-lítio (BYD) carregadas.

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

VEJA TAMBÉM:

Silenciosas, as viaturas poderão se deslocar quase sem serem notadas devido à falta de ruído de um motor a combustão, aumentando assim a discrição durante a ronda.

A PM pretende analisar tempo de recarga das baterias, resposta na aceleração, custo de manutenção e sistemas de freios, assim como o baixo nível de ruído, já citado.

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

Sem custos para o Estado, as três viaturas elétricas foram cedidas pelos fabricantes foram definidas em audiência civil pública e equipados com sistema de navegação por GPS, sinais luminosos, sirenes e radiocomunicação.

O Tenente Coronel Carlos Henrique Lucena, responsável pelo projeto, diz: “Nesse projeto-piloto vamos avaliar a operacionalidade e a gestão desse equipamento, como tempo de recarga e a resposta ao serviço de patrulhamento. Além de ser um veículo 100% movido a energia limpa, temos a expectativa de redução em custos de manutenção e também de equipar a Polícia Militar com alternativas de fontes de energia para suas viaturas. Existem protocolos internacionais de redução na fabricação de modelos movidos à combustão e também estaremos preparados para eventuais crises no fornecimento de combustíveis fósseis”.

Nissan Leaf e BYD e5 iniciam testes na PM de São Paulo (vídeo)

Importados, os dois modelos estão disponíveis no mercado de formas distintas. O Nissan Leaf é oferecido por R$ 277.990, tendo 149 cavalos e autonomia de 272 km.

Já o BYD e5 só existe para empresas e instituições públicas. Clone do Corolla 10, o sedã tem 217 cavalos e autonomia de 300 km, mas nem é mais divulgado pelo site da empresa chinesa.

[embedded content]

[Fonte: SSP-SP]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA