A Yamaha MT-03 é uma motocicleta de média cilindrada com estilo naked e motor bicilíndrico, que lhe garante um excelente desempenho. Lançada em 2016, ela abriu um novo nicho para a marca japonesa por aqui.
Ao lado das irmãs MT-07 e MT-09, a MT-03 exibe um visual agressivo e muita força em seu motor, que na Yamaha gerou um nova linha de motos expressivas, conhecida como “Master of Torque”.
Isso até motivou a Yamaha, em sua campanha de marketing, a criar uma série de animes para enaltecer o produto, mas sem perder a essência desse tipo de produção visual, com a moto como condução do personagem principal.
Rival de modelos como KTM-390 Duke, Kawasaki Z300 e BMW G310R, a Yamaha MT-03 se apoia na tecnologia para oferecer mais força e desempenho com cilindrada pouco acima da Honda CB 300, por exemplo.
Posicionada acima da Yamaha Fazer 250, a MT-03 impressiona pelo visual frontal com farol tipo canhão full LED, luzes diurnas em LED, suspensão dianteira invertida, disco dianteiro único, rodas esportivas, carenagem inferior e cluster digital.
Seu propulsor de dois cilindros com 321 cm³ é a alma do negócio, entregando 42 cavalos e com câmbio manual de seis marchas.
Ela tem ainda a tecnologia DiASil que contribui para menor vibração do propulsor, além de melhorias na refrigeração e performance.
Atualmente com preço de R$ 27.990, a Yamaha MT-03 até recebeu uma edição especial, em homenagem a um personagem do universo da Marvel.
Com duas gerações, a MT-03 se posicionou bem entre as bicilíndricas de 300 cilindradas no mercado mundial.
MT-03 – detalhes
A Yamaha MT-03 tem um visual bem agressivo, com a frente tendo um canhão full LED com moldura tripla, que forma defletores de ar laterais. O conjunto fica preso sob uma carenagem superior em duas peças.
Nesta, ficam as luzes diurnas em LED, assim como também o painel. Nos lados, ficam os diminutos piscas em LED, que reduzem o arrasto aerodinâmico da MT-03, além de serem esteticamente atraentes.
Já o guidão tubular de aço cromado tem manetes de alumínio e manoplas emborrachadas, além de comandos de farol, piscas, lampejador do farol, partida elétrica, corte de corrente elétrica, buzina, entre outros.
Os retrovisores são aerodinâmicos e o painel de instrumentos tem display digital com hodômetros, velocímetro, conta-giros, computador de bordo, nível de combustível, temperatura da água, etc.
O tanque de 14 litros tem tampa de combustível esportiva em liga leve, bem como aletas laterais em duas peças com entradas de ar para o motor. Abaixo, o radiador de água com molduras estilizadas nas laterais.
Na parte inferior do motor, sustentado por um quadro tubular de aço de berço duplo, a MT-03 tem um spoiler em forma de carenagem que recobre a parte debaixo do propulsor.
O motor bicilíndrico 4 tempos é todo pintado de preto fosco, com mangueiras de refrigeração expostas. O quadro tubular também é pintado nessa cor.
Na MT-03, existem dois bancos em níveis de altura diferentes, com a rabeta carenada se elevando até a lanterna traseira em LED.
Esta tem estrutura larga e dispõe de haste/para-lama para sustentar a placa e sua iluminação em LED, bem como os pequenos repetidores de direção em LED.
Para o garupa, as pedaleiras de alumínio retráteis ficam presas no quadro superior, enquanto os do piloto ficam num suporte de alumínio e são igualmente rebatíveis com tensão de mola.
A suspensão traseira da MT-03 é monoamortecida e possui braço duplo curvado, com a roda traseira em liga leve e aro 17 polegadas. Esta tem disco de freio ventilado de 220 m com pinça de pistão único com sistema ABS.
Além disso, tem coroa especial com corrente lubrificada e protetor da mesma. Ao lado, fica o silencioso do escapamento em formato triangular e pintado de preto fosco com ponteira metálica em cinza.
Na frente, a naked da Yamaha tem suspensão upside down com acabamento preto, assim como as bengalas e a mesa superior, tendo ainda para-lama em duas partes de rodas de liga leve aro 17 polegadas.
O disco de freio ventilado tem 298 mm e vem com pinça de duplo pistão com ABS. As rodas têm pneus 110/70-17M/C 54H da Metzeler na frente e 140/70-17M/C 66H atrás.
Com 2,090 m de comprimento, 0,755 m de largura, 1,070 m de altura e 1,380 m de entre eixos, a MT-03 veste bem. Ela tem 169 kg, tem 0,780 m de altura do assento do piloto e 160 mm de altura livre do solo.
MT-03 – versões
A Yamaha MT-03 tem duas versões atualmente no mercado nacional, sendo a regular com três padrões de cores e grafismos, batizados com nomes em inglês. Esta opção custa R$ 27.990, mas pelo mesmo preço existe a edição Homem de Ferro.
Essa versão regular tem a pintura Racing Blue, que vem com um tom de azul metálico, que recobre tanque e rodas, com as aletas do tanque em cinza e grafite, além de preto nas demais parte da motocicleta.
A carenagem superior do farol, assim como o para-lama dianteiro também são pintados de cinza. Já o padrão Storm Fluo tem pintura em cinza metálico que recobre tanque, aletas laterais e carenagem do farol.
Para-lama dianteiro e rabeta são em preto fosco, com faixas em vermelho e azul-claro, enquanto as rodas de liga leve são pintadas de vermelho. Por fim, a MT-03 X-Black tem acabamento todo preto com mesclas de fosco e brilhante.
Na MT-03 edição Homem de Ferro, a Yamaha faz uma parceria com a Marvel para estilizar sua naked bicilíndrica com padrão Power Red, tendo pintura vermelho metálico com faixas douradas no tanque e laterais, assim como nas aletas e carenagem do farol.
O grafismo nas laterais faz alusão aos detalhes do traje metálico do Homem de Ferro, assim como o projetor full LED da MT-03 reproduz o núcleo de energia do traje, enquanto as luzes de LED acima reproduzem os “olhos” do personagem.
Ela ainda tem rodas pretas com filetes dourados. Sobre o tanque há um grafismos dourado e também alusivo ao personagem de Tony Stark.
Com bancos pretos, a MT-03 Homem de Ferro tem a vantagem de custar o mesmo que a versão regular.
MT-03 – motor, desempenho e consumo
O motor da Yamaha MT-03 é um bicilíndrico com 4 tempos e 321 cm³, sendo o mesmo da Yamaha R3 e de sua irmã, a R3 Monster.
Trata-se de uma geração mais recente de propulsores da marca japonesa que tem como foco um aumento expressivo do torque em rotações mais baixas e numa faixa mais plana.
Com diâmetro x curso dos cilindros de 68,0 mm x 44,1 mm, o motor da MT-03 conta com cabeçote dotado de duplo comando de válvulas, tendo quatro por cilindro. Esse DOHC tem ainda refrigeração líquida.
Tendo ainda injeção eletrônica, sendo abastecido apenas por gasolina, o motor de dois cilindros da naked japonesa dispõe de taxa de compressão de 11,2:1, entregando 42 cavalos a 10.750 rpm e 3,0 kgfm a 9.000 rpm.
Com câmbio de seis marchas, a MT-03 tem um bom desempenho, alcançando 180 km/h. Já no consumo, a naked tem consumo médio de 21 km/l. Seu tanque de 14 litros, com isso, garante quase 300 km de autonomia.
MT-03 – história
A Yamaha MT-3 originalmente era bem diferente do modelo atual e, assim como este, foi vendida também no Brasil.
Em 2005, a marca japonesa revelou uma nova proposta para uma moto roadster, de média cilindrada com dois cilindros.
Para este novo modelo, a Yamaha reservou a identificação MT-03, para fazer alusão à monstruosa MT-01, bem mais potente com seus dois cilindros em V e 1.670 cm³, que entregavam 90 cavalos e 15,3 kgfm.
Obviamente, a MT-03 não chegaria nem perto disso, contudo, o projeto era de uma roadster de força em baixa rotação.
Para se obter isso, a Yamaha usou um motor bem conhecido aqui, o bicilíndrico de 660 cm³ da XT 660, apelidada daqui de “helicóptero”.
Este dispunha de 48 cavalos e 5,73 kgfm, mas obtidos em 6.250 rpm e 5.500 rpm, respectivamente. Isso realmente representava o termo “MT” emprega nela, que significava “Maximum Torque”.
Com tanque de 15 litros e pesando 174 kg, a primeira MT-03 chamava atenção pela mola e amortecedor da suspensão traseira, dispostos lateralmente ao lado do motor.
Eles eram ligados por uma extensão na direita da balança traseira.
Essa primeira MT-03 tinha ainda dois canos de escape que se cruzavam no lado oposto do motor e se ligavam aos dois grandes silenciosos elevados, junto ao banco do passageiro na rabeta. O visual da parte de trás era bem estranho.
Com estilo que lembrava a Suzuki B-King na traseira, a MT-03 usava ainda alumínio como material do suporte do farol. O modelo foi vendido no Brasil apenas como modelo 2008. O motivo foi a concorrência.
Como a MT-03, apesar do nome, era uma 660 como a irmã XT 660R, isto significou que teria de enfrentar as naked 600 tradicionais, como Honda CB 600F Hornet, Suzuki Bandit e Yamaha FZ6.
Tendo até fogo amigo em casa, no último caso, a Yamaha MT-03 não teve tempo de provar seu valor e somente 2,6 mil unidades foram vendidas. Com seu fim, parecia que a Yamaha não apostaria mais na série MT…
[embedded content]
Segunda geração
Como já dito, a primeira Yamaha MT-03 fracassou com menos de 3 mil fabricadas no Brasil, onde se apoiava no compartilhamento da mecânica com a XT 660 e, se tivesse feito sucesso, na Teneré 660, que seguiu.
Na Yamaha, então, o foco acabou ficando para a FZ6, que seguiu representando a marca na categoria das 600 cilindradas. Lá fora, a MT-03 seguiu seu rumo até 2014. Nesse ano, surgiu a MT-07.
Essa roadster em tese substituiria a MT-03 com seu bicilíndrico de 689 cm³, mas ela tinha 75 cavalos, muito mais que a antecessora. Assim, a Yamaha precisava de uma nova moto, mas não na faixa das 600.
Como a Yamaha revelou por aqui, o objetivo era cobrir uma lacuna entre a MT-07 e a Fazer 250. Assim, surgiu lá fora a nova MT-03, que surfava na campanha de marketing (anime) e no aparente sucesso da irmã maior.
No entanto, ela precisa se apoiar em outra moto para reduzir custo e isso foi feito com a Yamaha R3. Assim, a marca trouxe para o Brasil as duas motos de 321 cm³, mas com potência menor que a antiga: 42 cavalos e 3,0 kgfm.
Agora “Master of Torque”, a nova MT-03 seguia o estilo de farol da anterior, mas com carenagem, tendo painel análogo-digital, suspensão dianteira com garfo padrão, freio a disco único na frente e disco na traseira.
A Yamaha MT-03 de segunda geração, chegou ao Brasil em 2016 com balança traseira curvada, belas rodas de liga leve e bancos individuais, marcando uma postura mais esportiva, ainda que o visual frontal destoasse do restante.
Essa MT-03 caiu no gosto do brasileiro e sua produção seguiu por aqui, ficando lado da MT-07 e da irmã maior, a MT-09. Ela ainda tinha a companhia da FZ6, porém, esta era claramente de uma categoria que não lhe atrapalhava.
Visual polêmico
Como já dissemos, a segunda MT-03 feita no Brasil iniciou com um contraste entre a frente comedida e a traseira agressiva. Para apimentar mais a coisa, a Yamaha decidiu fazer uma mudança um tanto radical na moto.
Embora o anime da campanha de “Master of Torque” não envolvesse “mecha”, termo japonês para “mechanicals” ou animes com robôs gigantes, a MT-03 atualizada em 2019 no exterior pode ter chocado alguns tradicionalistas.
O motivo era que a frente perdeu o farol tradicional carenado e ganhou um canhão full LED rebaixado. Acima, como um tipo de capacete ou elmo, a cobertura vinha com luzes diurnas que pareciam olhos.
Com esse imagem de robô disfarçado de moto, como um “Transformer”, a MT-03 trazia ainda suspensão dianteira invertida, como da YZF-R3 mais recente.
Também recebeu piscas em LED bem pequenos, aletas laterais mais altas e ausência das alças de liga leve para o passageiro.
Essa MT-03 chegou ao Brasil em 2020 e manteve o spoiler inferior, mas trouxe três novos padrões de cores e mais a edição especial Homem de Ferro.
Hoje, a MT-03 cumpre seu papel de intermediária entre a popular Fazer 250 e forte MT-07, tendo a irmã carenada YZF-R3 e R3 Monster ao lado.
MT-03 – ficha técnica
Motor | 321 |
Tipo | |
Número de cilindros | 2 em linha |
Cilindrada em cm3 | 321 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 42 cv a 10.750 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 3,0 kgfm a 9.000 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | 6 marchas |
Tração | |
Tipo | Corrente e pinhão |
Partida | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Disco dianteiro de 298 mm e tambor traseiro com 220 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido |
Traseira | Balança convencional |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas na frente e atrás |
Pneus | 110/70-17 na frente e 140/90-17 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2.090 |
Largura (mm) | 0.755 |
Altura (mm) | 1.070 |
Entre eixos (mm) | 1.380 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | ND |
Tanque de combustível (L) | 14 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 169 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |
MT-03 – fotos
Fonte: Agência Brasil