InícioCARROS E MOTOSMontadoras: crise de chips custará US$ 210 bilhões em 2021

Montadoras: crise de chips custará US$ 210 bilhões em 2021

Já imaginou fazer 18 anos e ter pela frente um volante enorme, uma cabine leito que mais parece casa e rodar milhares de milhas anualmente levando tudo o que se possa imaginar, e ainda mais nos states? Pois é, assim será a vida de muitos adolescentes americanos se uma proposta for aprovada nos EUA.

Para muitos jovens que sonham em dirigir um caminhão como em “18 Wheels of Steel”, a oportunidade surge por lá, mas com uma polêmica. Um projeto de infraestrutura bipartidário está em tramitação no Senado dos EUA e prevê a admissão de motoristas de caminhão a partir de 18 anos.

Pela Lei do Desenvolvimento de Pessoas Responsáveis ​​para uma Economia Vibrante, conhecida como Drive Safe Act, qualquer caminhão só pode ser conduzido por motoristas com idade a partir de 18 anos, indo contra a regra atual que permite apenas condutores habilitados a partir de 21 anos.

EUA: adolescentes serão recrutados como caminhoneiros

O motivo disso é a escassez de mão de obra no setor de transporte rodoviário de cargas nos EUA. Com longos períodos de trabalho, baixa remuneração e poucos benefícios, a categoria vem se esvaziando e envelhecendo a cada ano por lá. Há dez anos, a média de idade dos caminhoneiros americanos era de 40 anos. Hoje, está em 50 anos.

Opositores da proposta dizem não haver falta de mão de obra, mas um interesse velado das transportadoras em admitir motoristas com baixos salários e benefícios, que não contestariam as duras condições de trabalho. Por isso, buscam jovens sem experiência para moldá-los no trabalho.

Pelas regras propostas, serão exigidas 400 horas de serviço acompanhado por um motorista experiente, sendo 240 das quais, gastas dirigindo. Além disso, os caminhões deverão ser automáticos ou automatizados, assim como limitados a 65 mph ou 105 km/h. Se isso pode ser um custo extra, ficará maior ainda com detector de obstáculos e frenagem autônoma de emergência, bem como câmera frontal.

EUA: adolescentes serão recrutados como caminhoneiros

Alguns dizem ainda que as seguradoras podem aumentar os custos ou simplesmente não atenderem empresas com motoristas adolescentes ao volante, visto que mesmo atualmente, para transporte em carretas, exigem motoristas habilitados e treinados a partir de 25 anos.

Já as transportadoras apoiam o projeto, enquanto a associação nacional dos caminhoneiros americanos é contra. Um estudo apontou que condutores entre 16 e 19 anos têm três vezes mais chances de se envolver em um acidente que motoristas mais experientes.

Nos EUA, existem 2 milhões de caminhoneiros e entre 300 mil e 500 mil dirigem em longos trechos e 51% deles têm até o ensino médio. A oposição diz que anualmente 450 mil habilitações de caminhão são emitidas pelos Estados, então, como haveria escassez de mão de obra? Aqui, a regra é parecida para a CNH D, que exige 21 anos e pelo menos um na “C” ou dois anos na “B”, sendo que o motorista recém-habilitado ainda tem um ano de permissão para dirigir.

[Fonte: The Drive]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA