O mercado brasileiro de carros usados e seminovos fechou o meis de outubro com mais um resultado positivo. De acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), entidade que reúne lojistas multimarcas, só no mês passado foram negociados 1.467.037 veículos.
Avanço de 5% em relação ao mercado de carros usados do mês anterior (1.397.247) e de 9,1% na comparação com outubro de 2019. O modelo mais negociado no período foi o Volkswagen Gol (85.176), seguido do Fiat Uno (49.034).
Em outubro, os modelos de carros mais procurados foram o seminovos (até 3 anos de uso), com um aumento na procura de 7,8%, seguidos pelos usados jovens (com 4 a 8 anos), com 5,2%, usados maduros (entre 9 e 12 anos), com 4,3%, e os com mais de 13 anos, que registraram alta de 3,9% na procura.
Depois de sofrer com o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a venda de veículos, o segmento de carros usados vem apresentando um movimento de alta desde julho, tendo atingido no mês seguinte o mesmo patamar de vendas do período pré covid-19. Desde setembro, os números dos lojistas multimarcas mostram um nível de negociações superior inclusive ao do ano passado.
Presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos comentou numa nota divulgada pela entidade que “esse resultado positivo mostra, mais uma vez, a capacidade do setor na recuperação mais acelerada nas vendas. Acreditamos que os números positivos devem continuar até o final do ano, quando as vendas, por tradição, se tornam mais aquecidas”.
Preços dos usados
O crescimento na procura pelos carros usados teve impacto no aumento dos preços desses veículos nos últimos meses. É o que aponta um levantamento recente realizado pela KBB Brasil.
Em setembro, os modelos seminovos apresentaram alta de 1,28% nos preços, sendo que o maior reajuste positivo foi o dos carros ano/modelo 2020, de 1,87%. No caso dos carros usados , essa variação positiva média foi de 1,13%, com a maior alta nos carros ano/modelo 2013, de 1,29%.