Iniciar uma nova montadora não é nada fácil, ainda mais quando se trata de produzir carros elétricos. Nessa jornada, várias startups fracassaram e algumas nem saíram dos protótipos.
No caso da Lordstown Motors, a linha de produção e o produto existem, mas após iniciar a partida no motor, o combustível acabou. Sem dinheiro, a empresa luta desesperadamente para manter a produção regular e iniciar-se no mercado americano.
Produzindo a picape grande Endurance, a Lordstown já viou a SEC, o conselho federal americano de valores mobiliários, investigar as reais condições da montadora, que estaria apresentando dados irreais para atrair investidores.
VEJA TAMBÉM:
Agora, ela tenta vender US$ 400 milhões em ações para que a produção possa seguir adiante e assim a Endurance alcance os consumidores americanos. Parece que conseguiu, visto que o fundo YA II PN Ltd, se comprometeu a comprar os papéis da Lordstown.
Contudo, não se trata de comprar os US$ 400 milhões, dado que ela terá somente US$ 35 milhões de imediato e o compromisso de adquirir mais adiante.
O objetivo, no entanto, é atrair a atenção de investidores, visto que a manobra é mais um chamariz para a Lordstown, que precisa de mais dinheiro para manter a produção e assim poder obter os rendimentos com as vendas da Endurance.
Construída sobre o fechamento da fábrica da GM na cidade homônima de Ohio, onde era feito o Chevrolet Cruze, a Lordstown Motors apresentou a picape elétrica Endurance num conceito diferente de players como Rivian e Ford.
Usando um chassi de longarinas tradicional, um pacote compacto de baterias e motores elétricos nos cubos das rodas, mas ainda com feixe de molas no eixo traseiro rígido, a Endurance procurou se manter o mais tradicional possível por causa dos clientes de picapes.
A Endurance tem baterias de 109 kWh e autonomia para mais de 400 km no ciclo EPA, entregando mais de 600 cavalos e com máxima de 128 km/h. O preço nos EUA é de US$ 55.000 sem bônus federal e incentivos estaduais.
Fonte: Agência Brasil