InícioCARROS E MOTOSLamborghini Gallardo LP 560-4 será usado pela PF no Paraná

Lamborghini Gallardo LP 560-4 será usado pela PF no Paraná

Assim como a BYD, a Mercedes-Benz agora tem um chassi de ônibus elétrico fabricado no Brasil. O produto, chamado eO500U será de aplicação urbana e destinado aos mercados do país, América Latina, Europa e Oceania.

Desenvolvido localmente, o eO500U chama atenção por ser de piso baixo, diferente do chassi usado pela fabricante chinesa. Com autonomia de 250 km, o modelo da Mercedes-Benz pode ser carregado em três horas.

O projeto visa inicialmente vender de 150 a 200 unidades por ano apenas para a cidade de São Paulo, por exemplo, vendo nisso um enorme potencial, dado que as empresas de ônibus urbanos aumentarão cada vez mais suas frotas urbanas eletrificadas.

Mercedes-Benz lança ônibus elétrico para Brasil e exportação

VEJA TAMBÉM:

Embora faça ônibus rodoviário e de fretamento, ambos em forma de chassi, a Mercedes-Benz não vai entrar nesse segmento, onde se iniciou recentemente uma linha regular entre Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná, com ônibus elétricos da concorrente asiática.

Podendo receber carrocerias de 13,20 m de comprimento, o Mercedes eO500U poderá levar em média 83 pessoas por veículo. Mas, seu preço ainda é bem elevado, custando de três a quatro vezes o valor de um chassi com motor diesel.

Mercedes-Benz lança ônibus elétrico para Brasil e exportação

Segundo a Mercedes-Benz, o investimento será retornado em 13 anos, o que não deixa de chamar atenção, visto que na capital paulista, os veículos urbanos de transporte não podem ter mais que 10 anos de serviço.

A regra, contudo, deve mudar com a eletrificação, dada que a poluição continuará a ser zero até o fim da vida útil do veículo. No final, isso pode até mudar, dobrando o período de vigência.

Para desenvolver o projeto aqui, a Mercedes-Benz gastou R$ 100 milhões de um total de R$ 2,4 bilhões. Dois protótipos foram construídos e testados na Alemanha e logo o produto final será apresentado ao mercado para comercialização.

Com a Mercedes, agora o mercado nacional tem dois players no setor de ônibus e dois em caminhões, todos com produtos elétricos e com potencial de exportação para a região e outros continentes.

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA