A Mitsubishi L200 Triton 2013 chegou ao mercado nacional com diversas novidades, centradas principalmente na mecânica, que consistia nos motores 3.2 diesel e V6 3.5 flex, além de câmbio manual ou automática, sempre 4×4.
A L200 trouxe as tecnologias Full Displacement e o SDS, sendo que a primeira era a nova calibração dos amortecedores, que assim tinham respostas mais rápidas para adequar o veículo às condições variadas de terreno e estrada.
Eles se adaptavam mecanicamente às variações de carga da picape, garantindo assim um equilíbrio na atuação nessas duas situações. Já o SDS (Sport Dynamic Suspension) era uma nova calibração de molas e feixe de molas.
Além dos amortecedores Full Displacement, a Mitsubishi fez mudanças no comportamento da suspensão, de modo que a L200 tivesse o mesmo desempenho tanto carregada quanto vazia, tanto em estradas de terra quanto no asfalto.
Rival de Toyota Hilux e Nissan Frontier, a L200 Triton 2013 teve ainda novos ajustes dos bancos, que permitiram adequar-se a perfis de pessoas de maior estatura. Além disso, um novo tecido raschel não deixava marcas nas roupas.
L200 Triton 2013 – detalhes
A versão HPE ganhou novos bancos em couro. Já no visual, a L200 Triton recebeu faróis com máscara negra e para-choque dianteiro redesenhado. Oferecida nas versões GL, GLX, GLS, Savana e HPE, a picape atendia vários públicos.
A GL era focada no trabalho e ideal para frotistas, tendo rodas de aço sem calotas, pneus mais estreitos (225/75 R16), acabamento simplificado e até opção de freios ABS, além de airbag duplo.
Já a GLX tinha mais equipamentos, mas ainda era bem simples, mas já voltada para clientes particulares. Na GLS, havia bem mais equipamentos e maior conforto, empregando rodas de liga leve, bancos em padronagem melhor, entre outros.
A Savana era o destaque da gama, tendo visual personalizado, inclusive com snorkel de fábrica, pneus todo-terreno, rodas de aço em cor grafite, rack de teto, detalhes em preto e grafite, tapetes laváveis, interior esportivo e para-choque robusto.
Na HPE, o luxo era o foco com bancos em couro, multimídia Power Touch com navegação GPS, CD e DVD, piloto automático, ar condicionado, entre outros, o que a deixava ainda mais atraente.
Leia também sobre a L200 Triton 2015.
A L200 Triton 2013 tinha faróis simples (duplos na HPE)com ou sem máscara negra, além de grade com frisos cromados e logotipo dos três diamantes. O para-choque tinha molduras laterais pretas com faróis de neblina com aro cinza.
Ao centro, grade ampla com skid plate cinza, enquanto as laterais tinham saias de rodas abauladas, rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 265/70 R16, maçanetas e retrovisores na cor do carro e estribos laterais.
Havia ainda antena no teto, vidros verdes, para-brisa degradê, desembaçador traseiro, caçamba com proteção plástica, ganchos para amarração de carga, capota marítima, para-choque traseiro na cor do carro e tampa com brake light.
As lanternas eram arredondadas para acompanhar o estilo da cabine “J”, tendo ainda a traseira degrau de acesso ao compartimento de carga. Por dentro, a L200 Triton 2013 vinha ainda com acabamento cinza, bege ou preto, dada versão.
O volante tinha três raios e visual esportivo, com comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático, tendo o cluster computador de bordo. Ao centro, a multimídia Power Touch tinha tela de 7 polegadas sensível ao toque.
Nela, havia ainda navegador GPS, além de reprodutor de CD e DVD, bem como Bluetooth, USB e câmera de ré. Os bancos eram em couro com ajuste de altura para o motorista. Havia ainda alavanca de câmbio e tração em couro.
Atrás, banco em couro com cintos e apoios de cabeça, além de alças de teto e colunas. As caçambas tinham 788 litros na padrão e 1.046 litros na longa, chamada XB.
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L200 Triton 2013 – versões
- Mitsubishi L200 Triton GL 3.2 Diesel MT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton GL ABS 3.2 Diesel MT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton GLX 3.2 Diesel MT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton GLS 3.2 Diesel MT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton HPE V6 3.5 Flex AT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 Diesel MT 4×4
- Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 Diesel AT 4×4
Equipamentos
Mitsubishi L200 Triton GL 3.2 Diesel MT 4×4 – Motor diesel 3.2 com transmissão manual de cinco marchas, mais para-choques na cor preta, grade preta, retrovisores e maçanetas pretas, rodas de aço sem calotas aro 16 polegadas, pneus 225/75 R16, caçamba de aço sem proteção plástica, vidros verdes, para-brisa degradê, bancos em tecido, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, ar condicionado, vidros manuais, travas manuais, retrovisores externos com controle interno, retrovisor interno dia e noite, banco do motorista com ajuste em altura, banco traseiro rebatível, apoios de cabeça para quatro pessoas, cintos de 3 pontos nas laterais, traseiro central subabdominal, travas de segurança nas portas traseiras, conta-giros, fonte 12V, porta-luvas com tampa, porta-copos, porta-objetos, ganchos para amarração de carga na caçamba, para-sois com espelho no lado do passageiro, limpador do para-brisa com duas velocidades, tração 4×4 com reduzida, caçamba XB, alças de teto e entre outros.
Mitsubishi L200 Triton GL ABS 3.2 Diesel MT 4×4 – Itens acima, mais freios com ABS e EDB, com airbag duplo e cintos dianteiros com ajuste em altura e pré-tensionadores.
Mitsubishi L200 Triton GLX 3.2 Diesel MT 4×4 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 265/70 R16, para-choques na cor do carro, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central elétrico, retrovisores externos com controle elétrico, preparação para som com quatro alto-falantes e antena, alarme, bloqueio eletrônico dos vidros e chave-canivete com telecomando.
Mitsubishi L200 Triton GLS 3.2 Diesel MT 4×4 – Itens acima, mais padronagem diferenciada dos assentos, retrovisores e maçanetas na cor do carro, grade com frisos cromados, saias de rodas abauladas em preto, estribos laterais, capota marítima, sistema de som com CD player e MP3, volante em couro, padronagem diferenciada, computador de bordo, faróis de neblina, caçamba curta, entre outros.
Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel AT 4×4 – Itens acima, mais transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca, para-choque dianteira com overbumper, skid plate, suspensão elevada, faróis com máscara negra, rack no teto, detalhes externos em preto e grafite, rodas de liga leve exclusivas em grafite, para-choque traseiro grafite, caçamba protegida por plástico, snorkel, padronagem diferenciada, tapetes laváveis, identificação Savana, engate de fábrica, pneus todo-terreno 255/70 R16, rodas de aço sem calotas em cor grafite, entre outros.
Mitsubishi L200 Triton HPE V6 3.5 Flex AT 4×4 – Itens da GLS, motor V6 3.5 Flex e transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca, mais ar condicionado automático, grade cromada exclusiva, rodas de liga leve exclusivas, capota protegida por plástico, faróis duplos tipo canhão, bancos em couro, multimídia com CD/DVD/GPS, Bluetooth, USB, apoio de braço dianteiro, piloto automático, retrovisores com basculamento elétrico, portas com revestimento em couro, tapetes exclusivos, câmera de ré, luzes de leitura, para-sois com espelhos, entre outros.
Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 Diesel MT 4×4 – Itens acima, mais motor diesel 3.2 com transmissão manual de cinco marchas.
Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 Diesel AT 4×4 – Itens acima, mais Motor diesel 3.2 com transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca.
Preços
- Mitsubishi L200 Triton GL 3.2 Diesel MT 4×4 – R$ 83.990
- Mitsubishi L200 Triton GL ABS 3.2 Diesel MT 4×4 – R$ 88.990
- Mitsubishi L200 Triton GLX 3.2 Diesel MT 4×4 – R$ 87.490
- Mitsubishi L200 Triton GLS 3.2 Diesel MT 4×4 – R$ 95.990
- Mitsubishi L200 Triton Savana 3.2 Diesel AT 4×4 – R$ 112.490
- Mitsubishi L200 Triton HPE V6 3.5 Flex AT 4×4 – R$ 99.990
- Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 Diesel MT 4×4 – R$ 112.490
- Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 Diesel AT 4×4 – R$ 121.490
L200 Triton 2013 – motor
A L200 Triton 2013 era equipada com dois motores, sendo eles o diesel 4M41 e o flex 6G74. Este último era um V6 3.5 litros com 24 válvulas e comandos variáveis MIVEC, além de aspiração natural e injeção multiponto.
Com tecnologia flex que portava tanque de gasolina para partida a freio, o V6 3.5 da Mitsubishi surgiu de uma família chamada Cyclone ou 6G7, que teve inclusive um V6 2.0 litros no Japão e Ásia, equipando gerações de sedãs grandes.
Este propulsor é da mesma série do 6G75, que era o V6 3.8 usado pelo Mitsubishi Eclipse e o Pajero Full, ambos vendidos no Brasil. Feito com um bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio com comandos duplos por corrente, era moderno.
Lá fora teve versões com injeção direta de combustível e também turbocompressor, chegando a 264 cavalos no Japão. Aqui, o grupo HPE (ex-MMC) decidiu pela tecnologia flex, enviada desde a matriz nipônica num kit pré-montado.
Apesar do elevadíssimo consumo do 6G74 Flex, a tecnologia permitiu popularizar a L200 Triton 2013 no meio rural, visto que muitos clientes tinham acesso ao álcool de usinas de cana-de-açúcar ou estavam em regiões produtoras.
Nas cidades, compensava mais andar com gasolina, assim como em viagens longas. Com 3.497 cm³, o 6G74 entregava 200 cavalos no derivado de petróleo e 205 cavalos no combustível vegetal, ambos a 5.000 rpm.
Já os torques eram de 33,5 kgfm no etanol e 31,5 kgfm na gasolina, ambos a 3.500 rpm. Com boa potência, o V6 3.5 Flex era equipado unicamente com transmissão automática de quatro marchas com conversor de torque e mudanças manuais.
Essa caixa ganhou inclusive paddle shifts adiante e trabalha integrada ao sistema Invecs-II, que se adapta ao estilo de dirigir do motorista e memórias suas características. Já o sistema de tração tinha modos 4×2, 4×4, 4×4 Lock e 4×4 Low.
No caso do 4M41, trata-se de um motor diesel gerado em 1994 e que era bem superior ao antigo 4D56 da velha L200, tendo bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, com quatro por cilindro.
O motor tinha ainda turbina com geometria variável, injeção direta Common Rail e intercooler, além de outros equipamentos, como EGR, sendo a recirculação dos gases de escape, mas ainda assim, não precisava do Arla-32.
Com exatos 3.200 cm³, o 4M41 era um motor diesel moderno que tinha também variantes mais evoluídas, com comandos variáveis e outras tecnologias, exigindo mais atenção e custo.
Sua taxa de compressão de 17:1 permitia buscar 170 cavalos a 3.500 rpm e 35 kgfm a 2.000 rpm, mas ele evoluiu com a variação mais tarde, chegando a 180 cavalos e 38,1 kgfm. Trata-se de um propulsor confiável e econômico.
O 3.2 Diesel da L200 Triton 2013 era oferecido com transmissão manual de cinco marchas ou automática com quatro marchas, além de tração 4×4 com reduzida e outros sistemas presentes na versão Flex.
Desempenho
- Mitsubishi L200 Triton 3.2 Diesel MT 4×4 – 13,5 segundos e 165 km/h
- Mitsubishi L200 Triton 3.2 Diesel AT 4×4 – 13,2 segundos e 170 km/h
- Mitsubishi L200 Triton V6 3.5 Flex AT 4×4 – 11,8 segundos e 175 km/h
Consumo
- Mitsubishi L200 Triton 3.2 Diesel MT 4×4 – 10,6/15,2 km/l
- Mitsubishi L200 Triton 3.2 Diesel AT 4×4 – 10,4/15,0 km/l
- Mitsubishi L200 Triton V6 3.5 Flex AT 4×4 – 5,8/7,0 km/l (gasolina)
L200 Triton 2013 – manutenção e revisão
A L200 Triton 2013 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. A picape média da Mitsubishi é atendida na rede MIT com todo o suporte necessário para fazer variados serviços, desde acessórios até competição.
Além de inspeção de itens comuns de direção, suspensão, freios, motor e câmbio, são feitas as trocas de peças e fluidos que são necessários para o bom desempenho, consumo, conforto e segurança da L200 Triton.
Nesse caso, troca-se óleo do motor, filtro de óleo, bujão do cárter, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, fluido de freio, velas, filtro de partículas do diesel, correia em V, óleo da transmissão automática, lubrificante do sistema 4×4, etc.
Há também serviços complementares, como troca de pastilhas de freio, palhetas do limpador, discos de freio, pivôs de direção, lonas de freio, buchas de barras estabilizadoras, coxins de motor e câmbio, buchas de bandejas, rolamentos, etc.
Também são feitos alinhamento, balanceamento, troca de pneus, cambagem, rodízio de pneus, troca de feixes de molas, molas helicoidais, amortecedores, funilaria, pintura, instalação de acessórios, modificações para competição, entre outros.
L200 Triton 2013 – ficha técnica
Motor | 3.2 | 3.5 V6 |
Tipo | ||
Número de cilindros | 4 em linha | 6 em V |
Cilindrada em cm3 | 3200 | 3497 |
Válvulas | 16 | 24 |
Taxa de compressão | 17:1 | 9:1 |
Injeção eletrônica | Direta, turbo | Indireta |
Potência máxima | 170 cv a 3.500 rpm (diesel) | 200/205 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 35,0 kgfm a 2.000 rpm (diesel) | 31,5/33,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | ||
Tipo | Manual de 5 marchas ou automática de 4 marchas | Automático de 4 marchas |
Tração | ||
Tipo | 4×4 | 4×4 |
Direção | ||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | ||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | ||
Dianteira | Braços sobrepostos | Braços sobrepostos |
Traseira | Eixo rígido | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga leve aro 16 polegadas | Liga leve aro 16 polegadas |
Pneus | 225/75 R16, 255/70 R16 ou 265/70 R16 | 265/70 R16 |
Dimensões | ||
Comprimento (mm) | 5.115/5.295 | 5.115 |
Largura (mm) | 1.800 | 1.800 |
Altura (mm) | 1.780 | 1.780 |
Entre eixos (mm) | 3.000 | 3.000 |
Capacidades | ||
Porta-malas (L) | 788 ou 1046 (XB) | 788 |
Tanque de combustível (L) | 75 | 90 |
Carga (Kg) | 1.005 | 1.095 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.935 (MT) 1.945 (AT) | 1.855 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND |
L200 Triton 2013 – fotos
Fonte: Agência Brasil