A Iran-Khodro é a principal marca do Irã, aquela que ainda produz o longevo Peugeot 405, após 34 anos de seu lançamento. Mas, ela tem produz mais recentes e o último lançamento é o chamado IKCO Tara.
IKCO é uma abreviatura da montadora iraniana e o Tara é uma atualização do Peugeot 301 para o mercado local. Visualmente, o sedã compacto adiciona faróis pentagonais com lentes complexas.
A grade também difere, ostentando o cavalo cromado, símbolo da IKCO. O para-choque tem formas exclusivas, com molduras laterais pretas, com faróis de neblina e luzes diurnas em LED.
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Nas laterais, as rodas de liga leve com 15 polegadas são semelhantes em estilo do primeiro Peugeot 2008 Griffe nacional. Já na traseira, o IKCO Tara tem lanternas contínuas com formas triangulares.
Há também um vincos pronunciado na base, junto ao para-choque, deixando o produto mais exclusivo em relação ao sedã compacto da Peugeot, irmão do Citroën C-Elysee, ambos não vendidos no mercado nacional.
Com 4,159 m de comprimento, 1,768 m de largura, 1,466 m de altura e 2,655 m de entre eixos, o IKCO Tara tem porta-malas com 506 litros. Por dentro, o ambiente manteve o painel do 301, porém, cluster e volante são diferentes.
O Tara tem ar condicionado automático semelhante ao do último C3, assim como multimídia com tela de 7 polegadas. Além disso, o modelo apresenta direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos, travamento elétrico, câmera de ré, monitoramento de pressão de pneus, entre outros.
Com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags, freios ABS com EDB, freios a disco nas quatro rodas, entre outros, estão presentes no IKCO Tara.
No cofre, o motor é o EC5 1.6 de quatro cilindros com 113 cavalos e 15,3 kgfm, tendo transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades.
O Peugeot 301 não é mais produzido na Europa, contudo, ele e seu irmão Citroën C-Elysee continuam sendo feitos na China, Nigéria, Cazaquistão e, naturalmente, no Irã.
Iran-Khodro Tara 2021 – Galeria de fotos
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Fonte: Agência Brasil