InícioCARROS E MOTOSHonda e:NS1 é o Novo HR-V elétrico para o mercado chinês

Honda e:NS1 é o Novo HR-V elétrico para o mercado chinês

O Hyundai HB20 2020 chega como a segunda geração do hatch compacto da marca sul-coreana, que foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil. Assim como a geração anterior, a atual adiciona o estilo global da empresa, porém, este foi criticado pela imprensa brasileira e também por consumidores.

Desenvolvido inteiramente na Coreia do Sul, assim como o primeiro, o HB20 atual não teve o mesmo impacto do antigo, mesmo com a introdução do motor 1.0 TGDI e um padrão de acabamento melhor.

A questão do visual pesou muito no início, mas logo depois o produto foi aceite pelo mercado e hoje é o segundo carro mais vendido do país.

Com as polêmicas linhas Sensuous Sportiness, que substituíram a elogiada Fluidic Sculpture, não tão exóticas como outras de alguns modelos internacionais da Hyundai, o HB20 adotou uma mudança de padrão estético ao também alterar a tonalidade do interior, passando a ser inteiramente marrom em todas as versões.

O Hyundai HB20S é todo cinza e o HB20X é todo preto.

Isso deu mais identidade a cada um deles, visto que anteriormente compartilhavam esses e outros elementos. Dotado de faróis complexos e lanternas fluidas, o HB20 2020 adotou o teto “flutuante” com o cruzando de vincos nas colunas C, deixando o visual mais leve.

Os faróis escurecidos com guias de LED como assinatura chamam atenção no visual do HB20, que cresceu pouco em relação ao antigo, tendo agora 3,940 m de comprimento, além de 1,720 m de largura, 1,470 m de altura e 2,530 m de entre eixos. Aliás, a base é a mesma do Hyundai Venue.

Grande rival do Chevrolet Onix, o HB20 só não liderou as vendas até hoje por causa da fábrica.

HB20 2020 – detalhes

HB20 2020: detalhes, fotos, motor, consumo, preços, versões, etc

Feito em Piracicaba, interior de São Paulo, por muitos anos a operação da HMB foi limitada a 180 mil carros por ano, mesmo no auge das vendas do HB20, chegando a exportar pouquíssimas unidades para os vizinhos, por conta de não “sobrar” carro para ser enviado para fora, de forma a cumprir acordos estabelecidos.

Assim, o HB20 continua sendo quase que exclusivo do Brasil, onde oferece na linha 2020, três opções de motor, sendo o 1.0 MPI de até 80 cavalos nas versões de entrada, como Sense, Vision e Evolution, além do motor 1.6 de até 130 cavalos na Vision e o 1.0 TGDI com 120 cavalos e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, usado na Evolution, Diamond e Diamond Plus. A Launch Editon saiu com 1.6.

Além disso, oferecia transmissão manual de cinco marchas ou automática com seis marchas, garantindo assim melhor desempenho, conforto e economia. O HB20 2020 também adotou novos equipamentos, como câmera traseira independente da ré, podendo ser usada durante a condução, mas por breve período.

Já a multimídia tem tela de 8 polegadas com Google Android Auto, Apple CarPlay e Bluelink. Outra novidade é o paddle shift no volante, dando mais agilidade nas trocas manuais. Também sistema de entrada presencial com botão de partida diferenciado, Start&Stop no motor e sistemas de segurança adicionais.

Detector de pedestres com frenagem autônoma e alerta de invasão de faixa são itens que foram adicionados, agregando ainda alerta de colisão. Já a frenagem atua em velocidades de até 50 km/h. Além disso, o HB20 ganhou em espaço interno, mas manteve o bagageiro em 300 litros.

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No mercado de usados, o HB20 2020 é um carro muito procurado por ser seminovo e com a falta de carros novos, se tornou um produto muito disputado e isso implica em preços maiores, que podem até ultrapassar um modelo zero km. Então, é preciso ficar atento às ofertas.

O HB20 2020 tem frente com faróis angulados com luzes diurnas em LED, farpóis de neblina e grade estilizada. Nas laterais, rodas de liga leve aro 15 polegadas com ou sem diamantados, lanternas em LED e limpadro traseiro. Por dentro, bagageiro com 300 litros, volante em couro com três raios e comandos pretos, cluster com conta-giros analógico e display fica logo acima.

No painel, tela de 8 polegadas com Android Auto e CarPlay, além de câmera de ré. Os bancos são em tecido ou couro, com apoio de braço central podendo ser deslizante. O ar condicionado digital tinha mostrador circular, lembrando a Citroën, enquanto o cluster parece da Chevrolet. O interior tem cintos completos, apoios de cabeça no geral e Isofix, com banco traseiro bipartido.

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HB20 2020 – versões

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  • Hyundai HB20 Sense 1.0
  • Hyundai HB20 Vision 1.0
  • Hyundai HB20 Vision 1.0 blueMedia
  • Hyundai HB20 Evolution 1.0
  • Hyundai HB20 Vision 1.6
  • Hyundai HB20 Vision 1.6 AT
  • Hyundai HB20 Launch Edition 1.6 AT
  • Hyundai HB20 Evolution 1.0 T-GDi AT
  • Hyundai HB20 Diamond 1.0 T-GDi AT
  • Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 T-GDi AT

Equipamentos

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Hyundai HB20 Sense 1.0 – Motor 1.0 e transmissão manual de cinco marchas, mais direção elétrica, ar condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, freios ABS, airbag duplo, rádio com USB e Bluetooth, comandos no volante, banco do motorista com ajuste em altura, Isofix, cintos completos, virdos verdes, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, entre outros.

Hyundai HB20 Vision 1.0 – Itens acima, mais rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, maçanetas e retrovisores na cor do carro, UISB de recarga rápida, chave-canivete, entre outros.

Hyundai HB20 Vision 1.0 blueMedia – Itens acima, mais multimídia blueMedia com tela de 8 polegadas e Android Auto e CarPlay.

Hyundai HB20 Evolution 1.0 – Itens acima, mais vidros traseiros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15 polegadas, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, chave com telecomando total, sensor de estacionamento, ar condicionado automático, cluster digital, entre outros.

Hyundai HB20 Vision 1.6 – Itens do Vision 1.0, mais motor 1.6, multimídia blueMedia com tela de 8 polegadas e Android Auto e CarPlay, e a grade cromada.

Hyundai HB20 Vision 1.6 AT – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas, piloto automático com limitador e apoio de braço para o condutor.

Hyundai HB20 Launch Edition 1.6 AT – Itens acima, mais luzes diurnas em LED, retrovisores com rebatimento elétrico, airbags laterais, entrada presencial com botão de partida, banco traseiro bipartido e sensor crepuscular.

Hyundai HB20 Evolution 1.0 T-GDi AT – Itens do Evolution 1.0, mais motor 1.0 TGDI, transmissão automática de seis marchas, piloto automático com limitador e apoio de braço para o condutor, grade diferenciada, antena barbatana e rodas diamantadas.

Hyundai HB20 Diamond 1.0 T-GDi AT – Itens acima, mais itens do Launch Edition, alarme, câmera de ré, lanternas em LED, Start&Stop e paddle shifts.

Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 T-GDi AT – Itens acima, mais medidor de pressão dos pneus, detector de pedestrres com frenagem automática de emergência, alerta de faixa e bancos em couro.

Preços

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  • Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 46.490
  • Hyundai HB20 Vision 1.0 – R$ 48.990
  • Hyundai HB20 Vision 1.0 blueMedia – R$ 50.490
  • Hyundai HB20 Evolution 1.0 – R$ 53.790
  • Hyundai HB20 Vision 1.6 – R$ 57.990
  • Hyundai HB20 Vision 1.6 AT – R$ 62.790
  • Hyundai HB20 Launch Edition 1.6 AT – R$ 69.990
  • Hyundai HB20 Evolution 1.0 T-GDi AT – 67.190
  • Hyundai HB20 Diamond 1.0 T-GDi AT – 73.590
  • Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 T-GDi AT – 77.990

HB20 2020 – motor

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O HB20 2020 tinha três motores à disposição, sendo eles de duas famílias: Kappa e Gamma. O primeiro é um três cilindros com bloco de alumínio e cabeçote de mesmo material, com duplo comando de válvulas e quatro delas por cilindro. Trata-se da linha de entrada de propulsores da Hyundai e seu porte pequeno tem ainda a vantagem de trazer economia.

No Brasil, existem duas variantes que equipam o HB20, sendo o 1.0 MPi com injeção eletrônica multiponto flex com pré-aquecimento do combustível, além de variação de tempo de abertura de válvulas na admissão. Com velas dotadas de bobinas individuais, o Kappa 1.0 tem 999 cm³ com 11,5:1 de taxa de compressão.

Ele entrega 75 cavalos na gasolina e 80 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm, além de 9,4 kgfm no primeiro e 10,2 kgfm no segundo, ambos a 4.500 rpm. A transmissão é apenas manual de cinco marchas. Já o Kappa 1.0 TGDI é uma variante mais avançada do primeiro citado, com injeção direta flex de combustível e duplo comando variável de válvulas.

Com turbocompressor e intercooler, esse pequeno propulsor tem os mesmos 999 cm³ do MPi, porém, com 10,5:1 de compressão. Tendo isso, ele entrega 120 cavalos a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm, indo até 4.000 rpm. Os números funcionam tanto para gasolina quanto para etanol. Era usado somente com transmissão automática de seis marchas.

Por fim, o Gamma 1.6 MPi era o motor mais forte do HB20 2020, tendo quatro cilindros e bloco de alumínio, com cabeçote tem duplo comando de válvulas, com variação apenas na admissão. A injeção multiponto era flex e seus 1.591 cm³ entregavam 123 cavalos no derivado de petróleo e 130 cavalos no combustível vegetal, ambos a 6.000 rpm.

O torque era de 16,0 kgfm no primeiro e 16,5 kgfm no segundo, ambos a 4.500 rpm. A transmissão podia ser manual de cinco marchas ou automática de seis marchas, a mesma do 1.0 TGDI, tendo ela modo Sport e troca de marchas manuais ou por paddle shifts no volante.

Desempenho

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O HB20 2020 tem um bom desempenho, com a versão 1.0 aspirada sofrendo um pouco mais com a potência menor, assim como com o torque, obtido em rotações altas. Assim, ele não corresponde tão bem, indo de 0 a 100 km/h em mais de 14 segundos e com final de apenas 165 km/h.

No 1.6, o desempenho era bem melhor, com final de 190 km/h e 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos. No automático, pouco acima de 10 segundos e mesma final, o que acontecia no 1.0 TGDI, mas um pouco mais lento na aceleração, chegando próximo de 11 segundos, por ter relações mais longas, apesar de ter mais torque em baixa, mas o que conta é a potência.

  • Hyundai HB20 1.0 – 14,5 segundos e 165 km/h
  • Hyundai HB20 1.6 – 9,3 segundos e 190 km/h
  • Hyundai HB20 1.6 AT – 10,5 segundos e 191 km/h
  • Hyundai HB20 1.0 TGDi AT – 10,7 segundos e 190 km/h

HB20 2020 – Consumo

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No consumo, o HB20 2020 com motor 1.0 MPi tem uma boa média urbana, com até 9 km/l no etanol e até 10 km/l na estrada. Já com gasolina, ele é bem frugal com quase 13 km/l na cidade e perto de 15 km/l na estrada. Com motor 1.6, ele chega a ser o mais econômico na estrada com álcool, mesmo em relação ao 1.0, assim como o 1.0 TGDI.

Também é mais econômico com gasolina no ciclo rodoviário, mesmo em comparação com o 1.0 TGDI. Já com transmissão automática, o HB20 1.6 não é tão eficiente, mas ainda assim chega a 14 km/l na gasolina e na rodovia. Ele obtém o mesmo resultado do motor 1.0 TGDI nessas condições, onde este último tem os mesmos resultados do 1.6 manual.

  • Hyundai HB20 1.0 – 9,1/10,1 km/l e 12,8/14,6 km/l
  • Hyundai HB20 1.6 – 8,6/10,3 km/l e 12,5/14,7 km/l
  • Hyundai HB20 1.6 AT – 7,8/9,8 km/l e 11,5/13,9 km/l
  • Hyundai HB20 1.0 TGDi AT – 8,6/10,3 km/l e 12,2/13,9 km/l

HB20 2020 – manutenção e revisão

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A Hyundai tem revisões a cada 10.000 km para o HB20 2020, com intervalo de 12 meses entre as paradas. Atualmente, a marca coreana não divulga seus preços de revisão, o que leva o consumidor a ter que procurar na rede autorizada, tendo assim que visitar mais de uma para fazer comparação de preços.

Nas revisões da Hyundai, são inspecionados itens como motor, transmissão, parte elétrica, injeção, itens de segurança, suspensão, freios, direção, entre outros, assim como é feito um check up para detectar algum outro dano através de análise eletrônica. São trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar da cabine, fluido de freio, entre outros.

Também são substituídas as palhetas do limpador, completado o nível dos lavadores e também do líquido de arrefecimento. Velas são igualmente substituídas, enquanto todo o carro é verificado para não apresentar avarias durante o serviço. São realizados serviços de troca de itens de desgaste natural, com pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freios e pneus.

Os serviços ainda incluem troca de amortecedores, molas, batente das torres, coxins, bieletas, buchas de bandeja, buchas de barra estabilizadora, rolamentos, batentes do subchassi, entre outros. As concessionárias Hyundai fazem ainda alinhamento, balanceamento, rodízio de pneus, cambagem, funilaria, pintura, recall, higienização, limpeza oxi-sanitária, lavagem geral, acessórios, etc.

HB20 2020 – ficha técnica

Motor1.0 Kappa1.6 Gamma1.0 TGDI Kappa
Tipo
Número de cilindros3 em linha4 em linha3 em linha
Cilindrada em cm39991591999
Válvulas121612
Taxa de compressão11,5:111:110,5:1
Injeção eletrônicaIndiretaIndiretaDireta, turbo
Potência máxima75/80 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)123/130 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)120 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo9,4/10,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)16,0/16,5 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)17,5 kgfm a 1.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas ou automática de 6 marchasAutomático de 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço ou liga leve aro 14 ou 15 polegadasLiga leve 15 polegadasLiga leve aro 15 polegadas
Pneus175/70 R14 e 185/60 R15185/60 R15185/60 R15
Dimensões
Comprimento (mm)3.9403.9403.940
Largura (mm)1.7201.7201.720
Altura (mm)1.4701.4701.470
Entre eixos (mm)2.5302.5302.530
Capacidades
Porta-malas (L)300300300
Tanque de combustível (L)505050
Carga (Kg)431420 (MT) 428 (AT)419
Peso em ordem de marcha (Kg)9891.030 (MT) 1.062 (AT)1.091
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDNDND

HB20 2020 – fotos

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

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