InícioCARROS E MOTOSHonda e é registrado no INPI, mas hatch elétrico japonês não vem

Honda e é registrado no INPI, mas hatch elétrico japonês não vem

O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – recebe diversos registros do setor automotivo, mas boa parte deles são apenas proteção de direitos sobre os desenhos industriais e patentes. Um deles é o Honda e.

O hatch elétrico da marca japonesa apareceu na revista do INPI e, como se pode imaginar, não virá ao mercado brasileiro. Criado para a Honda cumprir meta de emissão de poluentes na Europa, o modelo poderia ter um potencial global.

Fabricado em Saitama, no Japão, o Honda e possui plataforma própria e isso o torna um carro muito caro de fazer, sendo que a previsão da marca era vender 1.000 unidades no JDM e 10.000 na Europa, anualmente, ignorando os mercados americanos e chinês.

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Com 3,894 m de comprimento, 1,752 m de largura, 1,503 m de altura e 2,530 m de entre eixos, o Honda e tem porte do Fit de primeira geração e usa motor elétrico traseiro, para mover seus mais de 1,5 tonelada de peso.

Suas baterias de lítio de 35,5 kWh são consideradas pequenas e a autonomia não passa de 220 km no ciclo WLTP. Ele poderia fazer melhor que isso, mas a proposta é ser um carro elétrico de “imagem”.

Honda e é registrado no INPI, mas hatch elétrico japonês não vem

Tanto é que, apesar de seu estilo retrô coerente, que poderia influenciar derivados elétricos para a Honda, o modelo e apresenta interior totalmente distinto, focado no entretenimento com múltiplas telas no largo painel.

Além disso, a Honda adotou câmeras como retrovisores, cujas telas ficam nas extremidades do conjunto frontal interno. Com pico de 152 cavalos e 32 kgfm, o Honda e vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, contando com modo esportivo e de recuperação energética.

Honda e é registrado no INPI, mas hatch elétrico japonês não vem

Ainda que desprender um investimento enorme num produto limitado seja contraditório, a Honda deve estar aprendendo algo com o modelo, devendo assim usar essa experiência no irmão elétrico do Novo HR-V e outros que será obrigada a ter.

Como se sabe, a Honda é abertamente contra os carros elétricos com solução definitiva, assim como a Toyota. As duas montadoras, apesar da resistência à eletrificação plena, não podem evitar ausentar-se desse futuro.

Honda e é registrado no INPI, mas hatch elétrico japonês não vem

A primeira se juntou com a GM, enquanto a segunda lançará uma gama de modelos elétricos, embora tenha avisado que fechou com o hidrogênio definitivamente.

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Fonte: Agência Brasil

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