O Honda Civic aparece no Top 20 dos carros mais vendidos durante o mês de julho no Brasil. O sedã médio da marca japonesa apareceu no grupo com as alterações radicais no mercado automotivo nacional.
Estas se deram em decorrência da falta de chips e outros componentes, que mudaram o equilíbrio do mercado, deixando grandes players como GM e VW praticamente parados.
A Honda não escapou para paralisação e redução de atividade por conta disso, mas ainda consegue operar em meio a falta de carros novos no Brasil. Assim, com 1.366 unidades, o Civic está na 20ª posição no ranking.
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Fora ele, apenas o Corolla representa o segmento de sedãs médios entre os 20 mais vendidos, assim como no geral, se apresentam ainda Cronos e HB20S.
Sem ter o mesmo desempenho (comercial, é claro) do Corolla, o Civic continua sua trajetória como produto nacional no Brasil, iniciada em 1997. Contudo, para 2022, o sedã médio deve deixar a linha de montagem em Sumaré, interior de São Paulo.
Com mudança radical nos planos de produção no país, a Honda vai privilegiar modelos compactos, mais baratos de fazer e com maior apelo comercial.
Longe (muito longe) de ser um carro ruim, o Civic já não encanta mais os consumidores desse segmento como antigamente. Muitos deles acabaram indo para os SUVs, especialmente aqueles de porte de Corolla Cross, Compass e Taos.
Num mercado que sofre cada vez mais influência dos SUVs, mais a pandemia e a crise dos semicondutores, o segmento vai seguindo o caminho dos hatches médios e o Civic é o que tem mais a perder, assim como o próprio Corolla.
Com isso, no próximo ano, a Civic deve se despedir da produção nacional, mas provavelmente não deixará o mercado. Tendo um nome de respeito na praça, a importação americana ou canadense parece provável, ainda mais com versão híbrida e:HEV e o esportivo Si.
[Fonte: Fenabrave]
Fonte: Agência Brasil