InícioCARROS E MOTOSHonda Accord na fábrica da Toyota gera confusão na Argentina

Honda Accord na fábrica da Toyota gera confusão na Argentina

O Toyota Raize vem por aí. Pelo menos é o que diz o jornal Estadão, que fala sobre a chegada do pequeno SUV subcompacto da marca japonesa, já existente em alguns mercados da Ásia. Com expectativa de chegar entre 2022 e 2023, o pequenino ocupará o lugar do Yaris.

A ser feito em Sorocaba, interior de São Paulo, o Toyota Raize resolveria um problema da marca japonesa, as vendas pouco animadoras do Yaris, que continua na mesma geração dá uma década e já com duas atualizações nas costas. Uma terceira foi até registrada na região, porém, a montadora teria desistido da ideia.

Toyota Raize vem para substituir Yaris, segundo jornal

O motivo é de conhecimento geral: SUVs. Sem perspectiva de crescimento devido aos crossovers e SUVs, os segmentos de sedãs e hatch compactos vêm sofrendo cada vez mais e o Yaris, sem uma nova geração, parece ter ficado pelo caminho.

Assim, a ideia da Toyota é ter um produto deste segmento “bicho-papão” para surfar na mesma onda de Fiat e Citroën, por exemplo, que adicionarão seus Pulse e C3 nos próximos dias e meses, respectivamente. A VW também está de olho nisso com o sucessor do Gol, assim como a Peugeot com o futuro 1008 e a Hyundai com o Venue, entre outros.

Toyota Raize vem para substituir Yaris, segundo jornal

No caso do Raize, o diferencial seria a versão híbrida, mas o modelo tem somente uma versão 1.2 com sistema e-Smart Hybrid, que só chegará ao mercado em novembro. Este usa motor WA-VE 1.2 de três cilindros com 86 cavalos e 10,8 kgfm, mas o motor elétrico ainda tem potência desconhecida. Sabe-se que tem função e-Pedal (frenagem regenerativa).

Para fazer esse motor, a Toyota teria que mudar a linha de produção em Porto Feliz. Outro motor usado pelo Raize é o 1KR-VET 1.0 de três cilindros com turbo, que rende 98 cavalos de 14,3 kgfm. Como sugere o jornal, para aproveitar o powertrain atual, a Toyota poderia simplesmente iniciar com os 1.3 e 1.5 usados por Etios e Yaris.

Toyota Raize vem para substituir Yaris, segundo jornal

O câmbio D-CVT da Daihatsu, que projetou o carro, também tem engrenagem de saída e correia-polia.  Ainda que tenha apenas motores nacionais aspirados e até o 1.8 Hybrid de Corolla e Corolla Cross, o Toyota Raize, por ser SUV, acabará levando mais pessoas à Toyota que os clientes comuns da marca.

[Fonte: Estadão]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA