Além da crise dos semicondutores, as montadoras também têm de lidar com situações já vem conhecidas, como as greves. Na General Motors, a paralisação mais recente em São Caetano do Sul foi de uma greve que durou 13 dias. Já na VW, a falta de chips reduzirá o ritmo de produção da fábrica da Anchieta.
Na mais antiga planta da montadora no Brasil, a VW abrirá um layoff para 1,5 mil empregados. A empresa pretende manter o grupo por cinco meses afastado dos trabalhos na planta do ABC. Nesse período, a fábrica operará com apenas um turno, reduzindo o volume produzido por mês.
A falta de componentes já levou a unidade a ficar parada por alguns dias, levando 3 mil funcionários para férias coletivas. Na planta paulista, são os feitos os modelos Nivus, Virtus, Polo e Saveiro. Além disso, o feriadão foi aproveitado pela VW para estender a folga aos funcionários, que só retornam dia 18.
Na GM, a greve de 13 dias foi encerrada e a montadora voltou a operar no ABC. A decisão do TRT-2, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, foi de que os empregados devem voltar ao trabalho sob pena de multa de RF$ 50 mil reais por dia, em caso de descumprimento.
Os empregados não gostaram da decisão do TRT-2 e o retorno foi aprovado por minoria. Segundo o sindicato, eles voltaram ao trabalho sem obter benefícios e reposição salarial, como vale-alimentação, aumento real nos salários e pelo fato da cláusula 42 não incluir funcionários de 2017 para cá no que diz respeito a estabilidade aos que sofreram acidente de trabalho.
Um funcionário, que pediu anonimato, disse o seguinte: “Fomos jogados às jaulas dos leões. O sindicato, que tem de defender os direitos dos trabalhadores, mais uma vez mostrou a que veio, defendendo os interesses da empresa. Não é porque um juiz deu uma decisão mandando a gente voltar que temos de cumprir. O juiz não está na nossa pele. As perdas salariais, os desgastes do dia a dia, a insegurança, tantos anos sem aumento. E está havendo pressão das lideranças e do RH para que voltemos a trabalhar”.
No início da noite de sexta, parte dos empregados dos dois turnos havia retornado ao trabalho. A fábrica produz os modelos Joy, Joy Plus, Spin e Tracker. Em breve, fará também a terceira geração da Chevrolet Montana.
[Fonte: Auto Data/Automotive Business]
Fonte: Agência Brasil