InícioCARROS E MOTOSGM confirma Chevrolet Equinox elétrico e com baterias Ultium

GM confirma Chevrolet Equinox elétrico e com baterias Ultium

Não faz muito tempo que um desenho de patente indicava a preparação para um Chevrolet Equinox elétrico. Agora, parece que a coisa realmente sairá da patente e se tornará realidade. O presidente da General Motors Mark Reuss se reuniu com investidores e na conversa, citou um SUV médio.

Reuss descreveu o produto como Chevrolet Equinox EV e comentou que terá baterias de lítio Ultium, desenvolvidas pela GM. Sem dar uma data, o executivo da montadora americana enfatizou a proposta da empresa de lançar 30 modelos elétricos até 2025, sendo 20 deles, na América do Norte.

GM confirma Chevrolet Equinox elétrico e com baterias Ultium

Mark Reuss também indicou que o produto terá preço em torno de US$ 30.000, aparentemente sem incentivos fiscais, que hoje reduziriam o preço desse Equinox EV para US$ 22.500. Embora se fale muito na Ultium como uma plataforma elétrica, não se deve entender como sendo a base do carro.

O projeto inclui apenas bateria e motor, além de toda a estrutura necessária para sustentá-los e operá-los. Como se sabe, a GM busca reduzir o número de plataformas para apenas quatro e a Ultium será utilizada nessas bases.

GM confirma Chevrolet Equinox elétrico e com baterias Ultium

Com células de energia de 50 kWh a 200 kWh, a Ultium será usada sob o assoalho do Equinox EV, cujo cofre do motor abrigará um propulsor, assim como uma versão AWD terá um segundo motor no eixo traseiro. Por seu porte e proposta, o SUV deve ter células entre 60 kWh e 80 kWh, suficientes alcances entre 350 km e 500 km.

A potência com motor elétrico poderia ser 203 cavalos com torque de 37 kgfm, usando assim o propulsor hoje utilizado pelo Chevrolet Bolt. Um AWD adicionaria motor que não passasse de 100 cavalos, por exemplo, chegando assim a 300 cavalos ou algo mais.

GM confirma Chevrolet Equinox elétrico e com baterias Ultium

Na China, onde notadamente o Equinox EV será feito também, a bateria de 50 kWh pode caber com autonomia de 300 km, lembrando que lá existe uma classe de elétricos de alcance menor. Com carregador do Tipo 2, o novo Chevrolet elétrico pode ser vendido no Brasil sem problemas. Produção? Possivelmente o México, pois, o Canadá deixará de fazer o modelo.

[Fonte: GM Authority]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA