A Dacia lançou oficialmente a minivan Jogger num momento onde o mercado busca os utilitários esportivos. Arriscado? Talvez. O monovolume romeno vem com sete assentos para ocupar o lugar que um dia foi do Logan MCV (da primeira geração).
Como a própria marca diz, o Dacia Jogger une comprimento de perua, espaço de minivan e linhas de SUV, tudo misturado para criar algo que transite entre esses segmentos sem muitos problemas.
Derivada dos Novos Sandero e Logan, a Dacia Jogger é feita sobre a plataforma modular CMF-B e mede 4,50 m de comprimento, tendo ainda entre eixos de 2,90 m.
VEJA TAMBÉM:
Com essa base, por exemplo, seria possível até fazer a sucessora da Oroch com porte para rivalizar com Fiat Toro 2022, Chevrolet Montana 2023 e Volkswagen Tarok 2025.
Mas, de volta à minivan, a Dacia informa que ela tem 213 litros de espaço com os sets lugares postos, assim como 712 litros com cinco lugares. Isso é mais que a Chevrolet Spin e, se o mercado deixasse, seria sua rival com o emblema da Renault.
Outra destaque da Dacia Jogger, cujo estilo é baseado no Sandero Stepway, é a suspensão com 200 mm de altura, o que garante a transposição de obstáculos, alguns bem conhecidos aqui, como lombadas escandalosas, por exemplo.
Com ajustes modulares, os assentos garantem até 1.819 litros com os encostos rebaixados, deixando apenas motorista e passageiro dianteiro. Mesmo com o baixo custo, a Jogger traz multimídia com tela de 8 polegadas, Android Auto e Carplay, câmera de ré, ar condicionado automático, entre outros.
Tem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento, airbags laterais e de cortina, entre outros.
O Dacia Jogger vem com motor 1.0 TCe de 110 cavalos e 20,4 kgfm a 2.900 rpm, além de versão GLP com 100 cavalos e tanque pressurizado com 40 litros do gás, assim como tanque de 50 litros com gasolina, tendo assim 1.000 km de autonomia.
A marca adianta que em 2023, a Dacia Jogger Hybrid chegará com motor 1.6 SCe e dois motores elétricos, além de transmissão automática, reduzindo o consumo em até 40%. Isso dá uma ideia de como serão os híbridos flex da Renault. Teria futuro aqui?
Dacia Jogger 2022 – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil