Jeep apresenta linha 2022 do Renegade apenas com motor turbo flex. Fotos: Jeep.
O primeiro modelo da marca feito no Brasil ganha o poderoso propulsor 1.3 turbo de 185 cavalos com opção 4×2 e 4×4
Em 2015, a Jeep apresentou o primeiro SUV compacto da marca, o Renegade. O modelo, que também inaugurou o Polo Industrial de Goiana (PE), logo caiu no gosto do brasileiro, liderando por diversas vezes o segmento. Três anos depois, ele passou pela primeira atualização – que o fez retomar o topo da categoria – e, agora, recebe o segundo e mais profundo facelift.
Além de novas atualizações visuais, o Renegade 2022 tem uma grande novidade, a aposentadoria do motor diesel. Segundo a marca, no “share” do utilitário, o propulsor representava apenas 8% das vendas, o que facilitou a decisão de usar apenas o novíssimo T270, também utilizado nos irmãos maiores Compass e Commander.
Mesmo com o fim do motor diesel, o utilitário mantém as opções com tração 4×4, inclusive com uma nova versão, já conhecida do Compass, a Série S. O Renegade 2022 ainda ganha diversos itens de conforto, segurança e conectividade. Já disponível nas concessionárias da marca em quatro configurações, o SUV parte de R$ 123.990.
Para o Renegade, a Jeep cria novas configurações para o conjunto mecânico. O novíssimo 1.3 T270 flex, que gera 185 cavalos com etanol e 180 com gasolina e 27,5kgfm de torque, equipa todas as versões do SUV, sendo que na Sport e na Longitude ele está aliado à transmissão automática de seis velocidades, tração 4×2 e modo Sport.
A nova Série S e a consagrada Trailhawk mantêm o estilo off-road do SUV, com câmbio de nove marchas e tração 4×4 com bloqueio de diferencial. Essas duas versões contam com cinco modos de condução: Auto, Sport, Snow (Neve, para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra), este se mantém exclusivo para o Trailhawk.
O pacote fora de estrada mantém as funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, o auxiliar de descida em rampa, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Assim como as versões flex, que são sempre 4×2, do Compass e do Commander, as opções não tracionadas do Renegade contam, de série, com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso.
O visual icônico do Renegade, mesmo atualizado, foi mantido. Os faróis circulares, que passam a ser full LED, integram as luzes de direção na de circulação diurna, ao acionar a seta, toda borda do conjunto se ilumina em amarelo. O para-choque dianteiro foi redesenhado, assim como a clássica grade de sete fendas.
As rodas podem ser de 17 ou 19 polegadas, dependendo da versão, com desenho atrelado à proposta de cada opção. Além disso, as da Trailhawk contam com um novo Easter Egg. Os badges laterais adotam novos grafismos. Na traseira, o para-choque e as lanternas (que mantém o estilo em X e passa a ser em LED) foram redesenhados.
A versão de entrada do Renegade 2022 é a Sport (R$ 123.990), de série, ela conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placa, start/stop, freio de estacionamento eletrônico, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.
Ele ainda vem com três portas USB (sendo uma do tipo C), central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos com tela TFT customizável e os básicos ar-condicionado e vidros, travas e retrovisores elétricos.
A nova versão, a Série S (R$ 163.290), agrega além da tração 4×4 e todos os equipamentos vinculados a ela, sete airbags, bancos em couro, chave sensorial, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático, detector de tráfego traseiro e monitoramento de ponto cego.
Já a Trailhawk (R$ 163.290), mantém todo o estilo focado no off-road com visual exclusivo e todos os itens vinculados à tração 4×4, ela vem com pneus de uso misto, suspensão elevada, proteção off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, selo Trail Rated com ângulos de 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de saída.
A cabine recebe bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. Além disso, o quadro de instrumentos digital tem uma animação exclusiva para a versão.
Fonte: Diário do Poder
Fonte: Agência Brasil