InícioCARROS E MOTOSDacia Jogger se torna a Chevrolet Spin dos europeus

Dacia Jogger se torna a Chevrolet Spin dos europeus

O Dacia Jogger iniciou seu plano de vendas no continente europeu e de cara já adiciona um título que aqui no Brasil vai para um carro com proposta parecida, apesar da idade.

Custando € 14.995 na França, o monovolume da marca romena já é tido por lá como o carro de sete lugares mais barato da Europa, sendo também o mais em conta fora da União Europeia, como no Reino Unido, aonde parte de £ 14.995.

Dacia Jogger se torna a Chevrolet Spin dos europeus

Na Espanha, ele começa em € 13.890, mas ainda só com cinco lugares e nem chegou ao mercado português, por exemplo. De qualquer forma, o Jogger foi projetado exatamente para ser o mais em conta do continente.

Como uma Chevrolet Spin dos europeus, busca atuar numa faixa de preço que outras marcas não conseguem, porque essa é a filosofia da Dacia, a única marca europeia que foca num portfólio barato.

Dacia Jogger se torna a Chevrolet Spin dos europeus

Em mercados com a concorrência acirrada em faixas de preços maiores, o Dacia Jogger aposta no segmento familiar de minivans para contornar essas disputas.

Além disso, como se sabe, os SUVs e crossovers literalmente mataram a maioria das minivans europeias, o que praticamente deixou muitos consumidores órfãos.

É aí que a Dacia quer aproveitar o vácuo com a Jogger, que tem até uma versão GLP, cuja autonomia com uso de gasolina, chega a 1.000 km.

Dacia Jogger se torna a Chevrolet Spin dos europeus

Focando no espaço interno e versatilidade, a Jogger usa o motor 1.0 TCe de 110 cavalos ou 100 cavalos no gás, para dar um desempenho adequado para levar sete pessoas e mais bagagem.

Aqui, a Spin ainda se mantém com o velho 1.8 8V da Família I, que pela décima milésima vez foi atualizado para seguir adiante. Na Europa, contudo, a Jogger não poderá contar com essa reengenharia…

Dacia Jogger se torna a Chevrolet Spin dos europeus

O retrofit não funciona lá diante da pressão da eletrificação, bem forçada no continente europeu. Mesmo usando gás, a minivan da Dacia terá de dispor de uma versão híbrida.

Esta chega em 2023 para colocar a Jogger no caminho que Bruxelas quer, porém, a maior ameaça para o produto (e a Dacia, por assim dizer), é o aumento do custo e do preço, o fator principal que move a romena.

Por aqui, a Renault mudou o foco e esta minivan, mesmo antes do novo plano, não tem chances de chegar. A Spin agradece…

Dacia Jogger 2022 – Galeria de fotos

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA