A CAOA comemora, mas não se trata de recorde de vendas ou mesmo de seu tempo de atuação no mercado nacional. A questão aqui é judicial e tem relação com a Hyundai, com a qual vinha disputando uma ação no tribunal de arbitragem internacional.
O motivo é que a montadora sul-coreana não renovara o contrato de representação da CAOA quando este estava por vencer, rompendo unilateralmente o acordo que permitia ao grupo brasileiro importar e produzir carros da Hyundai no Brasil.
A batalha judicial foi parar num tribunal de arbitragem em Frankfurt, Alemanha, de onde agora sai a decisão da disputa entre CAOA e Hyundai. O acordo de 20 anos de representação permitia que ao final do contrato, houvesse renovação automática por mais 10 anos se as metas de vendas tivessem sido batidas.
Então, com base nos termos do acordo anterior, que as duas partes tinham, a empresa brasileira vence a ação e continuará a representar a coreana por mais 10 anos no mercado brasileiro.
Uma fonte da CAOA, que pediu anonimato, disse ao jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o seguinte: “Vamos consolidar a parceria que temos com a Hyundai há tanto tempo”.
Além disso, revelou ainda que a CAOA pretende trazer novos carros da Hyundai ao mercado nacional. Atualmente, a coreana tem no porfólio da brasileira os modelos ix35, New Tucson, HR e HD78 como produtos locais, além do New Azera (modelo antigo).
Isso certamente permitirá que modelos como as novas gerações de Tucson e Santa Fé sejam vendidas aqui e, quem sabe, até o Elantra retorne. Contudo, um produto que pode acabar nas mãos da CAOA é o Venue, flagrado em uma loja da rede brasileira.
Com fábrica em Anápolis-GO, a CAOA representou a Hyundai com exclusividade até 2013, quando a montadora da Coreia do Sul decidiu introduzir uma fábrica própria no Brasil, trazendo os modelos HB20, HB20X, HB20S e Creta, que receberá agora sua segunda geração.
[Fonte: O Globo]
Fonte: Agência Brasil