Poucos lançamentos causam mais comoção do que um novo produto da Apple chegando ao mercado. E tudo isso está acontecendo de novo com o início da pré-venda do iPhone 13 no Brasil.
É verdade que muitos consumidores conseguem ser mais sensatos nesse momento, esperando por preços melhores ou simplesmente optando por um iPhone de geração anterior. Isso tudo sem citar aqueles que não dão a mínima para a marca e preferem qualquer outro concorrente.
Mas assim como ocorre em relação a seu design ou novas tecnologias, um aspecto sempre muito comentado cada vez que a marca da maçã apresenta um novo smartphone é o preço. Ele já é alto lá fora, mas aqui chega a ser assustador.
Na última sexta-feira (15), a Apple iniciou as vendas do iPhone 13 nas versões Mini, tradicional, Pro e Pro Max. As novidades incluem mais bateria, câmera aprimorada, memória começando em 128 GB e a compatibilidade com a futura rede 5G no país.
Mas tudo isso parece ficar em segundo plano quando você começa a ver os preços. O mais barato Mini custa entre R$ 6.599 e R$ 9.599, enquanto o modelo tradicional varia entre R$ 7.599 e R$ 10.599.
Já a linha Pro, que também conta com aparelhos de 1 TB de memória, tem preços entre R$ 9.499 e R$ 14.499, enquanto os modelos Pro Max partem de R$ 10.499 e chegam a R$ 15.499.
Ou seja, o novo iPhone 13 custa entre R$ 6.599 e R$ 15.499 por aqui, enquanto nos Estados Unidos os valores de US$ 699 e US$ 1.599. Na cotação atual, isso daria de R$ 3.900 a R$ 8.900.
Mas o que você poderia comprar se quisesse gastar tudo isso para colocar um carro em sua garagem? É claro que estamos falando sobre mundos bem diferentes, pois o smartphone mais caro equivale a um automóvel com muitos anos de uso.
Mesmo assim, é uma comparação que deixa claro o quanto alguns pagam caro para ter uma novidade nas mãos. Confira nossa lista, que foi baseada sempre nos valores da tabela Fipe, e diga nos comentários o que você faria com esses valores!
iPhone 13 Mini
Pensando no modelo mais barato da nova geração do iPhone, você poderia guardar os R$ 6.599 cobrados pelo aparelho com 128 GB e investir num carro básico apenas para rodar na cidade.
Uma dessas opções seria um Fiat Uno Mille 1997, que tem motor 1.0 de 58 cv e 8,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Econômico e com manutenção barata, ele é tabelado atualmente em R$ 6.557.
Ou seja, você ainda guarda um troco em relação ao preço do smartphone.
iPhone 13
Se a tela de 5,4 polegadas do aparelho acima é muito pequena e você está de olho no iPhone 13 tradicional, que sobe para 6,1 polegadas, o mercado de usados também tem algumas ofertas que podem fazê-lo mudar de ideia.
Levando em conta o valor de R$ 8.599 cobrado pela versão de 256 GB desse modelo, você consegue estacionar em sua garagem um Ford Ka 1.0 2000, tabelado em R$ 8.737. Ele entrega 65 cv, 8,9 kgfm e pesa apenas 920 kg, sendo perfeito para ambientes urbanos.
Sendo um pouco mais corajoso, e reservando um pouco de dinheiro para futuras manutenções, outra opção seria o Peugeot 206 Selection 1.0 16V 2001, que custa R$ 8.900 e oferece 70 cv e alguns itens de série a mais.
iPhone 13 Pro
O iPhone 13 Pro oferece um acabamento melhor, câmera traseira tripla, capacidade superior da bateria, GPU mais rápida e outros recursos extras, mas os preços aqui também são bem superiores.
Além disso, boa parte dos clientes da Apple que compram aparelhos dessa linha também acabam optando por uma versão com mais memória. Pensando nisso, vamos usar o iPhone 13 Pro de 512 GB para seguir nossa comparação.
Em vez de gastar os R$ 12.499 cobrados nas lojas da marca, você poderia usar esse valor para comprar um Volkswagen Gol G4 City 1.6 2006, modelo que oferece 99 cv e 14,4 kgfm de torque.
Se precisa de mais espaço, que tal um Chevrolet Astra Sedan GL 1.8 1999? Um dos melhores modelos da marca na época, ele vem com 110 cv e 15,8 kgfm, além de contar com um porta-malas de 460 litros.
iPhone 13 Pro Max
Aqui chegamos ao melhor que a Apple pode oferecer com a nova geração de seu smartphone, o que também significa que vamos falar de preços ainda mais absurdos.
Aproveitando que esse é o modelo mais caro, vamos logo escolher sua versão “topo de linha” com 1 TB, que custa R$ 15.499. Esse salto de preço também abre um leque muito maior de possibilidades quando falamos sobre carros que você poderia comprar.
Podemos citar diversos modelos populares um pouco mais novos, como um Chevrolet Celta Spirit 2007. Essa versão intermediária era mais equipada e seu motor 1.0 VHC oferecia suficientes 70 cv e 9 kgfm de torque.
A lista de carros franceses nessa faixa de preço fica ainda maior entre os usados. Se você topar, o Peugeot 206 1.4 2010 é o último ano do modelo antes da reestilização. Seu motor tem 82 cv e 12,8 kgfm, e ele oferece bem mais equipamentos que o Celtinha.
Finalmente, ainda podemos citar a Volkswagen Saveiro G3 1.6 2001, um veículo de trabalho barato com 92 cv e 13,9 kgfm, que pode carregar até 700 kg.
Fonte: Agência Brasil