A startup Nuro chamou atenção nos EUA por ser a primeira empresa autorizada a rodar em serviço regular com um veículo autônomo, embora ainda em fase de testes e somente no Estado da Califórnia.
Liberada pela NHTSA, a Nuro pode rodar com seus veículos de entrega R2, como o visto na imagem. Trata-se de um pequeno furgão sem motorista ou capacidade para levar pessoas.
O pequenino R2 da Nuro foi feito apenas para entregas de encomendas e usa um laser da LiDAR para fazer a varredura tridimensional do entorno do veículo, “vendo” assim o ambiente em volta.
VEJA TAMBÉM:
O R2 também porta sensores ultrassônicos, radar e um GPS de altíssima precisão. De ponto de entrega até o destino, o Nuro se desloca a baixa velocidade e por rotas pré-definidas, chegando ao local e só desbloqueando o devido compartimento com a encomenda por meio de aplicativo.
Com duas portas automáticas, o Nuro R2 para no endereço do cliente e abre o compartimento com o produto do comprador, que após habilitar o acesso, retira o que adquiriu. O veículo fecha seu baú e segue para o próximo destino.
Habilitado apenas para vias públicas, sendo inclusive emplacado, o Nuro R2 não tem acesso a áreas fechadas, calçadas ou ciclovias. Feito especialmente para delivery, o veículo já conquistou contratos com empresas grandes, como a rede Domino´s, Wallmart e a FedEx.
Contudo, ele pode levar qualquer encomenda pequena, como medicamentos, produtos eletrônicos, alimentos quentes ou frios, entre outros.
Considerado um robô, o Nuro R2 tem ainda uma inteligência artificial para ir aprendendo com oa experiência no serviço. Bem, mas e o Brasil, onde entra nisso?
O registro no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, não significa que o Nuro R2 será comercializado por aqui, mas em grandes centros, como São Paulo, por exemplo, não haveria impedimentos em determinadas regiões da capital paulista.
Apenas a legislação brasileira é que pode impedir sua circulação, uma vez que não contempla o trânsito de carros autônomos. Espera-se, contudo, que isso possa mudar nos próximos anos, ainda que liberando para circulação limitada.
Nuro R2 – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil