InícioCARROS E MOTOSBYD lança novos caminhões elétricos que podem chegar ao Brasil

BYD lança novos caminhões elétricos que podem chegar ao Brasil

A Xpeng, marca chinesa que quase foi usada pela Xiaomi para ter seu próprio carro elétrico (agora desenvolve de forma independente), traz mais um produto ao mercado chinês que chegará ao mercado europeu (Alemanha, mais precisamente) em 2022, o Xpeng P5.

Este sedã elétrico com formas que lembram o Citroën C4 Pallas (aliás, tem alguns sedãs elétricos recentes que lembram o antigo duplo chevron), inclusive tem porte semelhante, com 4,81 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,52 m de altura e 2,77 m de entre eixos.

Xpeng P5 é lançado com laser LiDAR,"cama" e projetor de vídeo

Com coeficiente de 0,223 de cx, o Xpeng P5 tem visual moderno, mas não se compara ao P7, irmão maior e bem mais sofisticado. Na frente, um conjunto ótico em LED bem completo, enquanto a traseira exibe lanternas em LED num conjunto único.

VEJA TAMBÉM:

Assim como o P7, o P5 tem maçanetas retráteis e chama atenção pela pintura em dois tons. Por dentro, além do cluster digital de alta resolução, o sedã elétrico traz um console com multimídia e climatização integrados em tela vertical enorme. Os difusores de ar são contínuos e há outro no topo do painel.

Xpeng P5 é lançado com laser LiDAR,"cama" e projetor de vídeo

O P5 chega ao mercado chinês nas versões 460E e 460G, ambas com 460 km de autonomia no ciclo NEDC. Nestas opções, a bateria é de fosfato de ferro-lítio de 55,9 kWh. Adiante, chegam as versões 550G, 550E e 550P.

Estas terão autonomia de 550 km (NEDC) usando células de óxido de alumínio, níquel e cobalto (NCA) ou lítio-óxido de manganês-cobalto (NMC) com 66,2 kWh. Por fim, a versão 600P tem 71,4 kWh e autonomia de 600 km no mesmo ciclo.

Xpeng P5 é lançado com laser LiDAR,"cama" e projetor de vídeo

Com um motor elétrico, o Xpeng P5 tem 210 cavalos e 31,5 kgfm, mas tem opção AWD. Tecnologicamente, o P5 chama atenção pelo sistema de condução semiautônoma XPilot, que usa um radar laser LiDAR para guiar-se sozinho na cidade, usando o Navigation Guided Pilot (NGP).

O Xpeng P5 tem doze radares ultrassônicos, cinco radares milímetros e treze câmeras de alta resolução nas versões 550P e 600P, que usam a tecnologia acima.

Xpeng P5 é lançado com laser LiDAR,"cama" e projetor de vídeo

Para conforto e entretenimento, o sedã tem bancos modulares que se convertem em cama, como no Honda Fit, por exemplo. Contudo, há um acessório que nivela essa cama.

Além disso, há um projetor e uma tela retrátil que pode ser encaixada à frente do painel, convertendo o Xpeng P5 numa sala de vídeo. Não se sabe se isso pode ser usado com o carro carregando na tomada, mas parece uma diversão interessante.

Xpeng P5 2021 – Galeria de fotos

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA