InícioCARROS E MOTOSAvaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

A tendência de mercado mais recente é a dos SUVs com estilo cupê. Bem, talvez não seja assim tão recente, mas gera frutos interessantes como o Audi Q5 Sportback.

O modelo vem do México, mas tem alma germânica. Irmão do Q5 tradicional, já bem conhecido, esta foca no estilo mais individualista para se destacar.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Carregando um quatro cilindros 2.0 TFSI de 249 cavalos, mais o elogiado S tronic com suas duas embreagens, o Q5 Sportback navega com agilidade em sua tração Quattro.

Bem completo e digital, o SUV das quatro argolas não brinca em serviço, nem mesmo no preço: R$ 443.990, e, no avaliado, alcança R$ 493.690 na S line com pacote Black. Caro?

Por fora…

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Visualmente, o Audi Q5 Sportback é interessante com seu teto curvado que vai deslizando sobre a traseira, com colunas C bem inclinadas. Dá um ar mais jovial e isso é uma boa.

Na frente, os faróis Matrix LED têm luzes diurnas que se fundem literalmente com os piscas coreografados. A grade com elementos hexagonais é o RG dos SUVs da Audi.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Na traseira, as lanternas OLED exigem que você escolha três opções de grafismo triplo para as lentes, sendo este com o “Q”. Escolheu, vai até o fim do carro ou a troca das lanternas.

Sem escape aparente, como no Q5, o Sportback realça a beleza com o pacote S line e belas rodas aro 20, tendo ainda retrovisores com capas de carbono e um vistoso teto panorâmico.

Por dentro…

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

No habitáculo, o Audi Q5 Sportback reproduz o irmão com acabamento condizente, mas ainda muito formal. O aplique preto do pacote Black ajuda a tirar certa sisudez estilística.

O cluster digital Audi Virtual Cockpit ainda exige que se vá até a multimídia MMI para alterar a apresentação das informações. O visual, no entanto, continua a agradar.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Já a MMI Touch eliminou de vez o touchpad e arrancou a Audi da profusão de comandos manuais para uma tela mais agradável e intuitiva. O ar condicionado tri-zone agrada.

Em compensação, o volante de quatro raios é maior que o desejável, mas tem boa empunhadura. Na coluna de direção, a haste do ACC ainda é algo que você tem que engolir.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Entre os bancos, o túnel do Q5 Sportback agrada pela alavanca em estilo manete e os arredores limpos, apenas com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold e volume.

Porta-objetos aparecem ali e mais acima, entre a fonte 12V e o botão de partida, com luz. O Audi Select Drive, com os modos de condução, fica em posição aceitável.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Tendo bancos bem largos e confortáveis, o Audi Q5 Sportback oferece aos ocupantes dianteiros ajustes elétricos, com duas memórias para o motorista. Nos dois, o extensor de assento ajuda muito.

Com apoio de braço central com ajustes em altura, o Sportback tem ainda um bom porta-objetos entre os bancos com interessante carregador wireless móvel.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Além disso, o que agrada também no Audi Q5 Sportback é o som Bang & Olufsen, muito potente e com sonoridade de qualidade indiscutível.

Atrás, bom espaço para pernas e ajuste de climatização, tendo ainda a claridade bem-vinda do teto solar panorâmico. No bagageiro, 510 litros são mais que suficientes para a família.

Por ruas e estradas…

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

O Audi Q5 Sportback se apoia bem na tecnologia para obter um bom desempenho com um motor 2.0 litros. Esse é o EA888 2.0 TFSI de 249 cavalos entre 5.000 rpm e 6.000 rpm.

Além de boa potência, ele exibe um torque expressivo de 37,7 kgfm entre 1.600 rpm e 4.500 rpm. Com tudo isso, o SUV-cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos com final em 237 km/h.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Montado em posição longitudinal com a DQ501, a caixa automatizada de dupla embreagem S tronic de sete marchas, o Q5 Sportback tem um conjunto que garante respostas prontas o tempo todo.

Com os modos auto, efficiency, dynamic, comfort, off road e individual, o Q5 Sportback tem seis opções de condução que alteram diversos parâmetros do funcionamento do carro.

Na ordem de “grandeza”, o efficiency foca na economia, sendo um modo agradável para se estender a autonomia.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Já o comfort dá uma dosagem a mais de resposta, sem perder a frugalidade. No auto, o Q5 Sportback atua com destreza, dada a força do motor em baixa e respostas imediatas.

No modo dynamic, tudo fica mais sensível, seja na direção ou no pedal do acelerador, fazendo o SUV-cupê da Audi se comportar como um esportivo de fato.

Subir o giro até 6.500 rpm, por exemplo, é saber que já se está pilotando e não dirigindo. Tudo isso com a tração Quattro ultra colocando mais força nas rodas de trás, para empurrar forte.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Tendo as marchas passadas de forma imperceptível e com o ponteiro virtual indicando perda mínima de força, o Audi Q5 Sportback 45 TSFI mostra que seu pacote não é elogiado à toa.

Ainda assim, há que se comentar que o volume da música continua sendo agradável em alta rotação nesse EA888 com pronúncia da Alta Baviera.

Em baixa, porém, o achamos acima do desejável, ainda que não seja de todo ruim. Para quem gosta de explorar a mecânica, o Audi Q5 Sportback tem mudanças manuais na alavanca.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

No volante grande, as trocas ficam nos discretos paddle shifts. Com eles, pode-se obter mais do excelente casamento de motor e câmbio que, aliás, é um “trisal”, já que a tração quatro ultra se une aos dois.

O “ultra”, convém lembrar, tratar-se de um sistema de acoplamento eletromecânico que desliga a tração nas rodas traseiras quando em modos como o efficiency ou não se exige o pé.

Entretanto, ele desliga mais que o acoplamento central, também os semieixos traseiros, deixando assim cardã e diferencial imóveis, o que economiza combustível, em primeiro lugar.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Falando em economizar, o sistema Start&Stop usa bateria de lítio e desliga o motor pouco antes de parar, mas seu sistema é de 12V e não “navega” desligado como no MHEV de 48V.

Ainda assim, ajuda quando pode. Com ele, conseguimos 8,4 km/l na cidade. Sem ele, na estrada, alcançamos 12,1 km/l no modo efficiency. Não se pode esperar muito com um peso alto de 1.930 kg.

Guiando, o Q5 Sportback tem uma boa posição de dirigir, ainda que o volante seja um pouco grande demais. O HUD colorido ajuda na condução e o pacote de assistência é algo que desejamos.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

O controle de cruzeiro adaptativo vem com tudo dentro, incluindo leitor de faixa e de saída de pista, corrigindo para que o carro fique na faixa.

Se tirar as mãos, ele rapidamente pede para assumir novamente e ainda é preciso convencê-lo disso mexendo o volante por um instante a mais para voltar ao controle automático.

No Q5 Sportback, basta ajustar velocidade e distância do carro á frente e ir embora. Mesmo nas aproximações laterais, as luzes de alerta nos retrovisores vão te aborrecer.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Isso é bom, afinal, para que serve alerta? Preservar a segurança, é claro, e no Audi Q5 Sportback, está cumprindo bem até ao se dar a ré em manobra, com o Audi pre sense de olho no tráfego traseiro.

Com uma suspensão bem calibrada, o Q5 Sportback entrega conforto e firmeza em doses bem calculadas. O conjunto exibe ótimo equilíbrio num carro tão grande e pesado.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Os freios atuam muito bem, enquanto a direção se apoia em respostas rápidas, ainda mais com rodas enormes de aro 20 polegadas, calçadas com pneus 255/45 R20.

A atuação da tração quattro ultra em vetorização de torque nas curvas é exemplar, tornando a condução bem mais agradável. Com handling excelente, o Audi Q5 Sportback merece aplauso.

Por você…

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Mesmo importado do México, o Audi Q5 Sportback não conseguiu se livrar dos preços altos que o mercado impôs aos carros nessa crise pandêmica (que ainda não terminou de fato).

Com bom conjunto motriz, que deixa o SUV-cupê mais leve e ágil diante de seu porte e peso, o Q5 Sportback peca por ter opcionais demais, o que encarece essa versão em R$ 49.700.

Ainda assim, seu rival direto tem quase 10 cavalos a mais e custa R$ 540.900. Quem? O Mercedes-Benz GLC 300 Coupé.

Avaliação: Audi Q5 Sportback foca no estilo com bom desempenho

Contudo, há o BMW X4 xDrivei M Sport por R$ 444.950…

Pesando na balança, é interessante também dar uma olhada no catarinense, o qual provamos há bastante tempo. Nesse caso, entre os três, lhe indicamos o que testamos agora.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Audi Q5 Sportback S line Black 45 TFSI S tronic 2022

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1.984 cm³

Potência – 249 cv a 5.000 rpm

Torque – 37,7 kgfm a 1.600 rpm

Transmissão – Automatizada de dupla embreagem de 7 marchas com mudanças manuais na alavanca e volante

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,3 segundos

Velocidade máxima – 237 km/h

Rotação a 110 km/h – 1.400 rpm

Consumo urbano – 8,4 km/litro

Consumo rodoviário – 12,1 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 20 com pneus 255/45 R20

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.689 mm

Largura – 1.893 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.660 mm

Entre eixos – 2.819 mm

Peso em ordem de marcha – 1.930 kg

Tanque – 70 litros

Porta-malas – 510 litros

Preço: R$ 443.990 (preço base) R$ 493.690 (versão avaliada)

Audi Q5 Sportback 2022 – Galeria de fotos

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA