Sphere é a palavra que a Audi anda usando para definir seu futuro de luxo totalmente eletrificado. O Audi Grand Sphere parece a primeira parte dessa nova estratégia, divulgada num teaser cheio de imagens.
O conceito da marca alemã mostra uma perua com formas bem fluidas e um grande espaço interno, fruto do projeto Artemis, que consiste em uma nova plataforma elétrica altamente conectada.
Ela terá também um nível de automação muito superior à MEB e com condução autônoma de Nível 4, o que explica, nas imagens, o volante ovalizado de retração automática no modo de direção robotizado.
VEJA TAMBÉM:
Norbert Weber, gerente de design de interiores da Audi, disse: “O Grand Sphere está claramente muito mais próximo da realidade. Por volta do ano 2025, queremos ter uma nova oferta no segmento de luxo superior e o Grand Sphere é definitivamente uma perspectiva disso.”
Weber completou: “Especialmente quando você fala sobre linguagem de design, tanto interior quanto exterior, é claro que queremos trazer o máximo possível de elementos de produção em série.”
Pelo que se pode ver, trata-se de uma abordagem bem diferente da atual, onde os carros de luxo são ainda envolventes como automóveis, convertendo-se em lounge´s móveis num ambiente mais amplo.
Philipp Römers, chefe de design exterior da Audi, comentou: “Temos planos para carros elétricos no segmento D nos próximos anos, então pode muito bem ser que mais do que apenas alguns detalhes e linhas sejam refletidos no modelo de produção em série. A Audi não desenvolve apenas carros de demonstração isolados que nada têm a ver com a produção em série. ”
Ou seja, muito do que se apresenta no Grand Sphere estará nessa nova safra de carros elétricos de topo de gama em meados da década. Em comparação com o conceito Aicon, a Audi explica que este conceito é voltado para condução de Nível 5.
Contudo, a Audi decidiu que o Grand Sphere será um carro de Nível 4 para dar ao condutor a sensação de ainda poder dirigir quando desejar. Mas, observando os dois projetos, nota-se que o Aicon ainda é “mais automóvel” que o projeto apresentado agora.
Römers indicou ainda que a plataforma PPE, uma evolução da J1 do Auti e-tron, será usada em carros que irão do porte do A4 até o topo da gama, como o Sphere.
Audi Grand Sphere Concept – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil