A chegada do Arrizo 6 2022 ao mercado brasileiro provou que a Chery estava disposta a sonhar alto por aqui, já que sua meta seria enfrentar Toyota Corolla e Honda Civic nesse segmento.
A receita era conhecida, oferecendo um modelo mais barato e com mais equipamentos que seus principais rivais. A novidade, porém, estava na qualidade de seu acabamento e no visual bem chamativo, algo que as marcas chinesas aprenderam com o tempo.
Mas será que todas essas armas são suficientes para peitar concorrentes tão tradicionais? E mesmo que isso não aconteça, será que ainda vale a pena pensar nesse modelo ao procurar por um sedã médio?
Confira esses e muitos outros detalhes do Arrizo 6 2022!
VEJA TAMBÉM:
Arrizo 6 2022 – detalhes
Você certamente se lembra da época que os modelos chineses enfrentavam uma desconfiança tão grande em nosso mercado, que isso praticamente anulava suas chances de fazer sucesso por aqui.
Pois bem, o tempo passou e essas marcas entenderam exatamente onde deveriam melhorar para ganhar espaço em todos os segmentos do mercado brasileiro. Além do preço chamativo, seus carros ganharam mais qualidade, novos equipamentos e conjuntos mecânicos realmente eficientes.
Leia também sobre o Arrizo 5.
O melhor exemplo disso é a CAOA Chery, que colocou diversos lançamentos entre os SUVs e sedãs em nosso mercado. Falando sobre esse segundo grupo, uma prova da audácia da marca foi lançar um concorrente para brigar diretamente com os mais vendidos por aqui.
O Arrizo 6 2022 (vendido no mercado chinês como Arrizo GX) chegou para disputar espaço não só com os sedãs menos vendidos, mas especialmente com Toyota Corolla e Honda Civic, dois dos nomes mais fortes do mercado nacional e mundial.
Suas primeiras informações surgiram em junho de 2020, quando a marca divulgou um teaser e um hotsite para preparar seu lançamento no Brasil.
As imagens do vídeo entregavam que o sedã seria muito bem equipado, algo essencial para enfrentar uma concorrência tão forte, além de ter a vantagem de ser produzido em território nacional.
Preço baixo, expectativas altas
Depois de muita expectativa criada, algo que a CAOA faz como ninguém, a marca logo apresentou de forma oficial o novo Arrizo 6. Ele chegou ao mercado brasileiro em 24 de junho de 2020, com sua versão única GSX partindo de R$ 108.750.
Para atrair os primeiros compradores, a marca seguiu sua rotina de oferecer o lançamento com um preço promocional, que nesse caso era de R$ 98.400. Além do preço mais baixo que outros sedãs médios, o visual também prometia ser um ponto forte.
A dianteira do Arrizo 6 2022 tem um friso cromado no centro da grade que se estende até o início dos faróis. Já a grade em si tem um acabamento preto com o conhecido formato de colmeia.
Os faróis do sedã chinês são em LED e contam com ajuste elétrico de altura, além de ter um visual bem bonito. O para-choque conta com as luzes de rodagem diurna e uma pequena abertura na parte inferior.
Assim como no capô, os vincos laterais são relativamente discretos. O principal começa na caixa de roda dianteira e segue até as lanternas, numa linha ascendente que passa pela altura das maçanetas.
Na parte inferior das portas, o sedã conta com outro vinco. Além disso, sua lateral tem um friso cromado na parte inferior, repetidores de seta nos retrovisores (que ainda contam com rebatimento e ajustes elétricos) e rodas de liga leve 17 polegadas.
Já em sua traseira, o Arrizo 6 2022 tem lanternas em LED que invadem bastante as laterais, sendo ligadas por outro friso cromado. O para-choque abriga refletores de luz e saídas falsas do escapamento, o que confere um ar mais esportivo.
Visto de lado, o sedã da Chery tem um caimento no teto que passa a impressão de vermos um carro mais curto e com porta-malas pequeno. Isso acaba dando a impressão de um sedã menor do que o Arrizo 6 realmente é. Na prática, porém, os números mostram outra história.
Com 4.675 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos, o Arrizo 6 2022 ganha em quase todas as medidas quando comparado a Corolla, Civic e Cruze.
O único ponto negativo aqui é o entre-eixos, que tem 2.700 mm em todos esses concorrentes. Isso limita o espaço interno para os passageiros traseiros, mas nada que seja tão incômodo.
Outra vitória do Arrizo 6 2022, e dessa vez esmagadora, é o tamanho do porta-malas. O chinês comporta 570 litros, ficando um pouco acima do Civic (525 litros) e sendo muito superior a Corolla e Cruze (que tem 470 e 440 litros, respectivamente).
Já na parte mecânica, o modelo acertou ao apresentar o mesmo conjunto do Arrizo 5, com motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm ligado ao câmbio CVT de 9 velocidades.
Um interior que se destaca
Se por fora o Arrizo 6 2022 agrada, é em seu interior que o novo sedã realmente mostra suas qualidades. Mesmo quem torcia o nariz para o acabamento dos carros chineses terá que reconhecer a melhora significativa dos carros da Chery.
Isso se dá, primariamente, pela qualidade no acabamento. O painel conta com detalhes em couro, espuma injetada e apliques que imitam aço escovado, sendo agradável ao toque em boa parte de sua superfície.
Os bancos do sedã chinês são de couro e tem uma costura que faz os passageiros sentirem que estão num carro de categoria superior. O painel ainda conta com uma iluminação azul em LED que torna o ambiente bem agradável.
Outro destaque visto no interior do Arrizo 6 2022 é sua lista de equipamentos. Sim, os chineses continuam apostando forte nesse quesito, o que nesse caso expõe ainda mais como as marcas tradicionais cobram caro por carros que poderiam ter mais itens de série.
Por ser vendido em versão única, o modelo da Chery oferece muita coisa. Ele vem com seis airbags, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado com saída traseira, piloto automático, teto solar elétrico e multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, tem itens que não são comuns nessa faixa de preço, como comando de climatização à distância, câmeras 360º e indicador de temperatura dos pneus, além dos sensores de pressão.
Mas antes que você conclua que o Arrizo 6 2022 é a melhor opção do segmento, saiba que ele também tem alguns defeitos que precisam ser mencionados.
O ar-condicionado, por exemplo, não é automático, enquanto a resolução das câmeras 360º poderia ser melhor. Além disso, o volante só tem regulagem de altura, e não em profundidade.
Se a Chery tivesse atentado para esses e outros detalhes, a briga do Arrizo 6 2022 com os gigantes do segmento seria ainda mais acirrada.
O lugar do Arrizo 6 na briga dos sedãs
Um dos pontos mais importantes para o Arrizo 6 2022 no mercado brasileiro é sua capacidade de enfrentar modelos tão tradicionais, como Corolla, Civic e Cruze. Além disso, o segmento ainda tem Jetta e Cerato.
Assim que chegou, o representante da Chery já vendeu mais que Sentra (já fora de linha) e Cerato. E mesmo tendo sido lançado no segundo semestre, ele fechou 2020 com 1.212 unidades, contra 950 do modelo da Nissan e 1.246 do sedã da Kia.
Falando sobre as vendas de 2021, onde todos tiveram o mesmo período de vendas e a comparação é mais justa, o Arrizo 6 2022 mostra exatamente qual será seu papel entre os sedãs médios.
Foram 2.148 unidades em oito meses, o que lhe garante a 5ª posição até o momento. O sexto colocado Kia Cerato somou apenas 603 emplacamentos, o que comprova que ele realmente está fora da briga.
Acima do Arrizo 6 2022 aparece o VW Jetta, com 2.483 vendas, e o Cruze, que somou 3.656 e ficou na terceira posição. Vale destacar, porém, que o chinês chegou a vender mais que o modelo da Chevrolet em abril de 2021.
Isso tudo indica um caminho interessante para a Chery, mas a realidade é outra quando falamos dos líderes Corolla e Civic. O modelo da Honda conseguiu mais de 12 mil emplacamentos nesse período, enquanto o Toyota passou de 28 mil unidades vendidas.
A diferença é tão grande que, em apenas um mês, o Corolla vende mais do que o Arrizo 6 alcança num ano inteiro. No fim das contas, o líder vende mais que todos os outros somados, alcançando 55,49% de participação nesse segmento.
Portanto, se alguém achava que o Arrizo 6 2022 faria frente ao consagrado sedã nipônico, fica claro que isso não vai acontecer (pelo menos nas vendas). Mas isso não significa que o novato não tenha qualidades interessantes.
Mas é bom destacar que um de seus principais atrativos perdeu a força nos últimos meses. O preço inicial promocional, de R$ 98.400, ficou para trás, sendo que o modelo mais barato (a versão GSX 2021) agora parte de R$ 117.990. A versão GSX 2022, que traz um central multimídia mais completa, pula para R$ 121.990.
São altas consideráveis, que talvez enfraqueçam e muito a força do Arrizo 6 2022 por aqui. Mesmo assim, ele é mais equipado que a dupla de peso Corolla (que parte de R$ 129.690) e Civic (R$ 116.700).
Arrizo 6 2022 – novidades
Mesmo sem novidades no mercado brasileiro, onde chegou há pouco mais de um ano, o Arrizo 6 2022 já apresenta algumas mudanças lá fora. E é bom prestar atenção, pois em breve elas vão aparecer por aqui.
Em setembro do ano passado, o sedã já era flagrado na China com um novo visual, onde ele é vendido como Arrizo GX. As principais mudanças estão no novo desenho da grade e na traseira reformulada.
Pouco tempo depois, outras imagens revelaram que o interior ganhou um novo console central, nova alavanca de câmbio, central multimídia com 10,25 polegadas e painel totalmente digital.
Quando o novo Arrizo GX foi apresentado oficialmente, em novembro de 2020, a marca revelou que ele seria vendido com duas frentes distintas, sendo uma delas mais esportiva. As novas lanternas são interligadas, enquanto as rodas foram redesenhadas.
Mas o que tudo isso poderia significar para a versão brasileira desse sedã? De início, todos achavam que as mudanças demorariam muito para chegar até aqui, já que o modelo havia sido lançado recentemente no Brasil.
Em meados de 2021, porém, vazou a informação que a marca já estaria preparando sua fábrica de Jacareí (SP) para a produção do reestilizado Arrizo 6. E em setembro, a própria CAOA Chery divulgou o teaser de um novo modelo.
Tudo leva a crer que estamos falando do Arrizo 6 Plus, que seria a versão renovada vista na China. Se isso ocorrer, ele seria vendido junto com o atual Arrizo 6 2022, como a marca faz com outros modelos em sua linha.
Arrizo 6 2022 – versões
- Arrizo 6 GSX 2021
- Arrizo 6 GSX 2022
Cores disponíveis: Branco Sólido, Preto Sólido, Prata Metálico, Cinza Metálico e Branco Perolizado.
Arrizo 6 2022 – equipamentos
Arrizo 6 GSX 2021 – motor 1.5 turbo de 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 9 marchas simuladas.
EXTERIOR: DRL – Luz diurna de rodagem, faróis com guia de LED, faróis com ajuste elétrico de altura, lanterna traseira de neblina, lanternas traseiras com LED, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, moldura cromada nos vidros laterais, detalhes estilizados nos para-choques e soleiras na cor prata e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17.
SEGURANÇA: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), indicador de cinto de segurança do motorista e passageiro, cinto central traseiro de 3 pontos, apoios de cabeça para os 5 ocupantes, ISOFIX – fixação para cadeira de criança, alças de segurança, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, freio a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, indicador de pressão e temperatura dos pneus, indicador de portas abertas / mal fechadas, sistema de alarme e roda reserva temporária.
INTERIOR: bancos com revestimento premium na cor preta, bancos dianteiros com porta revistas, painel dianteiro e painéis de portas com acabamento premium na cor preta, volante com revestimento premium na cor preta, console central total com porta objetos e descansa braço dianteiro ajustável e para-sóis com espelho (motorista e passageiro).
[embedded content]
CONFORTO: acendimento automático dos faróis, ar-condicionado eletrônico com saídas de ar para os ocupantes traseiros, direção elétrica, sistema auxiliar para partida em aclives, abertura/travamento remoto das portas e porta-malas, controle elétrico para os retrovisores, volante com regulagem de altura e comandos de rádio / computador de bordo, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, modos SPORT/ECO de condução, tomada 12V, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, banco traseiro com descansa-braço central e porta copos, sobretapetes em carpete, vidros elétricos nas 4 portas com anti-esmagamento, abertura e fechamento remotos e teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto.
TECNOLOGIA: sistema de chave presencial para travamento, destravamento das portas e partida do motor, acionamento do motor por botão, comando de climatização à distância (CCD), câmeras de visão 360°, computador de bordo para motorista com tela de LCD colorida de 7 polegadas, painel digital de controle do sistema de ar-condicionado de 8 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento de celular Android e Apple CarPlay, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função AUTO HOLD, luz ambiente panorâmica (painel e portas dianteiras), rebatimento elétrico dos retrovisores, viva-voz com sistema Bluetooth, conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira) e sistema de som com 6 alto-falantes.
Arrizo 6 GSX 2022 – motor 1.5 turbo de 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 9 marchas simuladas.
Itens acima + nova central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e diversas funções de controle.
Arrizo 6 2022 – preços
- Arrizo 6 GSX 2021 – R$ 117.990
- Arrizo 6 GSX 2022 – R$ 121.990
Arrizo 6 2022 – motor
O conjunto mecânico usado pelo Arrizo 6 2022 é um de seus pontos fortes, oferecendo uma boa disputa contra as versões aspiradas da dupla Corolla e Civic.
Estamos falando do motor 1.5 VVT Turbo iFlex, com disposição transversal, turbocompressor e injeção multiponto, que entrega 147 cv com gasolina e 150 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque é sempre de 21,4 kgfm, a 4.000 rpm.
Esse motor está associado ao câmbio CVT, que simula 9 marchas, sendo exatamente o mesmo conjunto visto no irmão menor Arrizo 5.
Algo interessante nesse câmbio é que a última marcha só aparece quando você usa a função manual, funcionando como um overdrive. Ao deixar na função Drive, você chega apenas até a oitava marcha.
Comparado aos rivais, o Arrizo 6 2022 oferece um bom desempenho, mas ele peca por não ter as borboletas atrás do volante ou mais modos de condução.
Arrizo 6 2022 – desempenho
Confira o desempenho do Arrizo 6 2022 quando falamos sobre sua aceleração até os 100 km/h e sua velocidade máxima:
- Arrizo 6 1.5 Turbo – 9,9 segundos e 190 km/h
Arrizo 6 2022 – consumo
Veja também como o chinês se comporta no consumo de combustível, no ambiente urbano ou nas estradas:
CONSUMO CIDADE
- Arrizo 6 1.5 Turbo – 6,5 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Arrizo 6 1.5 Turbo – 8,2 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina
Arrizo 6 2022 – manutenção e revisão
Com garantia de 5 anos, o Arrizo 6 2022 tem revisões (Chery) que precisam ser feitas a cada 12 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro. Os valores não são baixos, especialmente na parada dos 40.000 km.
No total, o proprietário terá um custo de R$ 4,5 mil até a sexta revisão.
Revisão | Custo |
Quilometragem | Arrizo 6 |
10.000 km | R$ 552,26 |
20.000 km | R$ 669,59 |
30.000 km | R$ 552,26 |
40.000 km | R$ 1.287,38 |
50.000 km | R$ 552,26 |
60.000 km | R$ 934,62 |
Total | R$ 4.548,37 |
Arrizo 6 2022 – ficha técnica
Motor | 1.5 Turbo Flex |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.499 |
Válvulas | 16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão | 9,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Máxima | 147 cv com gasolina e 150 cv com etanol a 5.500 rpm |
Torque Máximo | 21,4 kgfm a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | CVT de 9 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira | Eixo de torção, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga-leve de 17 polegadas |
Pneus | 205/50 R17 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.675 |
Largura (mm) | 1.814 |
Altura (mm) | 1.493 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.650 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 391 |
Tanque (litros) | 48 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.364 |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 |
Arrizo 6 2022 – fotos
Fonte: Agência Brasil