O presidente era François Mitterrand, a Guerra Fria ainda era uma ameaça à França e o inglês Nigel Mansell vencia o Grande Prêmio F-1 do país, em Paul Ricard, com um Williams-Honda. Nesse ambiente, nascia o Peugeot 405.
Nem o governo, o país ou muito menos Mansell, poderiam imaginar que o novo sedã da marca do leão iria tão longe, provavelmente a Peugeot torcesse o nariz ao imaginar o 405 como um produto com 34 anos nas costas.
Pois é, o 405 não só tem 34 anos, como ainda é um dos sedãs mais vendidos no mundo. Recentemente, com o fechamento mundial das vendas de sedãs grandes (segmento D) em 2020, feita pela Car Industry Analisis, os números mostram que o médio da Peugeot não é uma lembrança apenas.
Global 2020: the success of the Corolla in the C segment is replicated by the Camry in the D segment. This Toyota led the D-Sedan mainstream segment, making up 20% of the 3.13 million units sold by the whole segment. The total fell by 15% only. pic.twitter.com/R53f5g9wzf
— Car Industry Analysis (@lovecarindustry) June 7, 2021
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Tendo sido vendido no Brasil nos 90, o Peugeot 405 cumpriu sua missão na Europa e outros mercados do Ocidente, até ser recrutado pelo Irã. Lá, o Peugeot 405 é feito pela Iran-Khodro e vendido com nome original: 405.
Em 2020, o Peugeot 405 iraniano vendeu nada menos que 77 mil unidades nos mercados do Irã e Azerbaidjão, com o Camry a liderar o mundo nos sedã grandes mais vendidos.
Embora seja de fato um sedã médio, na análise da Car Industry Analisis, o 405 é considerado em sua região como um sedã do segmento D, ou seja, grande. Em sua época, o 605 era o topo de linha e realmente um sedã grande.
Considerando que o Brasil tem um mercado muito maior que Irã e Azerbaidjão juntos, em 2020, o mercado nacional absorveu 85,4 mil sedãs médios (com alguns grandes no meio…), além de 8 mil considerados realmente grandes.
De longe, o 405 vendeu mais que os quatro primeiros sedãs médios nesse ranking no Brasil, somados! Em 12º no mundo, neste segmento, o vetusto da Peugeot é uma imagem surreal numa lista de 24 sedãs, sendo que 23 deles são modernos.
Destes, talvez o mais antigo seja o Peugeot 408, igualmente tendo sido vendido aqui. Mas nem ele e muito menos o 508, chegam perto do avô. Na Pérsia, a marca do leão é mais popular até que na própria França.
Lá, o 405 tem motor 1.8 XU7 com 100 cavalos e 15,5 kgfm, além de câmbio manual, mantendo os 470 litros no porta-malas. Ele ainda tem o TU5 1.6 (nosso EC5M) com 105 cavalos e 14,4 kgfm, bem como o XU7 com gás natural (83 cavalos).
Pelo andar da “carruagem” (foi assim que a Peugeot começou sobre rodas), parece que o 405 não sairá de cena tão cedo. Alcançará os 50 anos? Quem sabe… Mas, e você, já teve um Peugeot 405?
Peugeot 405 2021 – Galeria de fotos
Fonte: Agência Brasil