Campanha Portas Abertas realiza mais de mil mamografias em 5 dias
Dados da SES revelam que de janeiro a setembro deste ano foram feitas 5.214 mamografias nas seis Policlínicas Estaduais (Fotos: Divulgação e Braz Silva/Imed)
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) celebra os bons resultados alcançados pela Campanha Portas Abertas desenvolvida nas seis Policlínicas Estaduais. A ação, que integra a programação do Outubro Rosa, promoveu a realização de 1.023 mamografias em mulheres a partir dos 40 anos em apenas cinco dias.
O quantitativo representa 20% do total de mamografias realizadas de janeiro a setembro deste ano nas Policlínicas localizadas em Goianésia, cidade de Goiás, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Posse e Formosa.
Os dados da SES revelam que neste ano, até setembro, foram feitas 5.214 mamografias nas seis Policlínicas Estaduais, todas agendadas por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE).
Campanha Portas Abertas
Na Campanha Portas Abertas, realizada dos dias 13 e 17 de outubro, os exames foram feitos nas mulheres que compareceram espontaneamente às unidades, sem necessidade de agendamento.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destaca que a ação Portas Abertas teve o mérito de conscientizar as mulheres a adotarem condutas que previnem o câncer de mama e, ao mesmo tempo, promover a realização do exame fundamental à detecção da doença.
“A campanha consolidou o Outubro Rosa e o Goiás Todo Rosa, um dos programas prioritários da gestão estadual”, assinala o secretário Rasível Santos.
Ele também destaca que a ação reforçou o avanço do processo de Regionalização da Saúde, outra prioridade do governo do Estado.
“O Governo de Goiás possibilita a realização da mamografia pelas mulheres com mais de 40 anos durante todo o ano, em unidades de saúde localizadas próximas ao local onde moram”, enfatiza Rasível Santos.
Em Goiás existem 38 mamógrafos em funcionamento nos hospitais estaduais e em unidades dos municípios.
“O Estado dispõe de aparelhos especializados para a realização da mamografia. As mulheres podem ir a uma das Policlínicas Estaduais ou às unidades da Atenção Primária para agendar e realizar o exame pelo SUS. O diagnóstico precoce salva vidas”, pontua o titular da SES.
A Campanha Portas Abertas permitiu a realização do exame em muitas pessoas que adiam o cuidado à saúde devido à correria do dia a dia. Esse foi o caso de Valdinéia Gomes Ferreira, que fez a mamografia na Policlínica Estadual de Formosa.
“Para mim, participar dessa ação foi muito importante. O acúmulo de atividades cotidianas nos faz adiar os exames que devem ser feitos em caráter de rotina”, afirmou.
Ela assinalou, ainda, que considera a prevenção essencial à saúde.
“Se o câncer for detectado no início, as chances de cura são maiores”, pontuou.
Outro relato foi da paciente Aparecida Carlos de Oliveira, 57 anos, dona de casa, atendida na Policlínica de Quirinópolis.
“Quero registrar minha satisfação em participar da Semana de Portas Abertas. Essa ação facilitou o acesso ao exame, incentivando a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher”, afirmou.
