InícioCÂMARA LEGISLATIVA DFProjetos sobre proteção de animais são aprovados na CDESCTMAT

Projetos sobre proteção de animais são aprovados na CDESCTMAT


Dois projetos de lei do deputado Daniel Donizet (PL) que visam à proteção dos animais foram aprovados nesta segunda-feira (15) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) da Câmara Legislativa. O PL nº 1357/2020, que institui regras gerais para a execução da Política de Castração de Cães e Gatos, define as cotas de atendimento: 25% para animais vítimas de maus-tratos; 25% de “grandes plantéis”; e 50% para os demais interessados com renda familiar compatível com o programa. Para participar das vagas reservadas a “grandes plantéis”, é necessário ter sob cuidado dez ou mais animais; atuar sem finalidade lucrativa; submeter-se a vistoria; e demonstrar idoneidade moral. 

A proposta estabelece que os critérios eletivos para os animais, como idade ou peso mínimo, estado de saúde e fatores impeditivos para participação, serão fixados por ato regulamentador. Também veda a participação de pets destinados à comercialização e prevê que a lista dos animais selecionados para castração gratuita será disponibilizada no sítio oficial do órgão responsável, com identificação dos tutores, bem como data e local do procedimento. A presidente da Comissão, Júlia Lucy (Novo), parabenizou Daniel Donizet pela “perseverança” nas pautas de proteção e defesa aos animais. “É um mandato que contribui para o fortalecimento dessa política. Que cada vez mais a gente consiga promover uma mudança cultural no nosso DF no sentido do respeito e zelo com os animais”, ressaltou. 

A outra proposta de Donizet aprovada (PL nº  1357/2020) institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal o “Novembro Azul Pet”, com objetivo de chamar a atenção dos tutores para a importância dos exames em cães machos para diagnosticar as doenças que acometem a próstata, principalmente dos animais de meia-idade a idosos. Para o relator, Rodrigo Delmasso (PRB), trata-se de “proposta que vai trazer avanço inestimável à população do DF, em especial aos pet friendly”.

A Comissão aprovou também o PL nº 929/2020, de Fernando Fernandes (PROS), que institui e inclui no Calendário Oficial do Distrito Federal a Semana do Adestrador de Animais, a ser celebrado, anualmente, a partir do dia 5 de novembro.

​​​​​​​​​​​​​​Mário Espinheira
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
​​​​​​​Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Fonte: CLDF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA