InícioCÂMARA LEGISLATIVA DFParticipantes de audiência pública apoiam a escolha do nome Odilon Aires para...

Participantes de audiência pública apoiam a escolha do nome Odilon Aires para o estádio do Cruzeiro


Participantes da audiência pública remota da Câmara Legislativa, na manhã desta quinta-feira (19), apoiaram a escolha do nome Odilon Aires para o Estádio do Cruzeiro, que fica na quadra 811 do Cruzeiro Novo. A proposta (PL 1.929/2018) altera a denominação Francisco Pires para Odilon Aires. Ex-deputado distrital, Aires faleceu em outubro do ano passado. Desde 2015, ele sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que ainda não tem cura.

“Odilon foi um ícone do nosso partido e lutou pela autonomia e criação da regional do Cruzeiro”, salientou o autor da homenagem, deputado Rafael Prudente (MDB).  O parlamentar destacou a trajetória política e os vínculos de Odilon Aires com a cidade. Ele foi um dos fundadores da Associação dos Moradores e Inquilinos do Cruzeiro, e prefeito comunitário, tendo exercido o cargo de administrador regional de 1991 a 1993. Entre outras ações, Odilon atuou pela implantação da passarela do Ceasa, o viaduto Ayrton Senna, a urbanização do Cruzeiro na via EPIA e a abertura de vias do Cruzeiro Novo, elencou Prudente. Durante o mandato parlamentar, de 1995 a 2006, mais de oitenta leis receberam sua autoria, dentre as quais se destaca a Lei do Habite-se. Aires também chefiou a Secretaria de Assuntos Fundiários do DF entre 1999 e 2002.

Futebol

Segundo o secretário executivo de Futebol da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, Paulo Victor Carvalho, “a homenagem é mais do que justa”. Vários participantes do evento elogiaram Rafael Prudente pela escolha do nome para o estádio, a exemplo do diretor financeiro do Cruzeiro Futebol Clube, José Carlos Oliveira, e o diretor técnico da Federação de Futebol do Distrito Federal, Márcio Coutinho, que trabalhou com Aires.

“Conhecemos a história e o legado que Odilon deixou para o Cruzeiro”, afirmou o presidente da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), Rafael Fernandes. Ele sugeriu, inclusive, a reinauguração do estádio com a nova nomenclatura, em partida entre o Cruzeiro Futebol Clube e a ARUC, duas equipes da cidade.
​​​​​​​

Ninho do Carcará

Ao endossar a escolha, a coordenadora de Desenvolvimento da Administração Regional do Cruzeiro, Renata Batista, apontou que “o estádio é um espaço de muita importância para a cidade, conhecido carinhosamente como Ninho do Carcará, sendo a casa do Cruzeiro Futebol Clube e palco de relevantes competições”. Ela anunciou que a administração lançará, em breve, edital para a revitalização do estádio.

Também referendou a mudança o presidente da Associação Comercial e Empresarial do Cruzeiro, Sebastião Donizetti Coutinho. “A trajetória do Cruzeiro dos anos 90 está ligada cem por cento ao Odilon”, observou. Do mesmo modo, a vice-presidente da Associação dos Moradores e Inquilinos do Cruzeiro, Ludmila Faro, declarou que “o povo do Cruzeiro se sentirá honrado com a escolha”.

O filho de Odilon Aires e atual administrador de Samambaia, Gustavo Aires, agradeceu a homenagem em nome da família, e lembrou que seu pai tinha um “carinho imenso” por Rafael Prudente.

Legislação

De acordo com a legislação local (Lei nº 4.052/2007), a alteração de nomes de logradouros e monumentos públicos deve ser ratificada por meio de audiência pública.  O artigo 2º desta lei preceitua ainda que a denominação de espaços públicos deve seguir regramentos, como a escolha de nomes de pessoas falecidas que tenham prestado relevantes serviços ao DF, tendo sido estes os motivos da mudança proposta por Prudente.

O deputado assinalou que as manifestações dos participantes pelo Portal e-Democracia também foram favoráveis à alteração, que segue para apreciação do plenário. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube.

Franci Moraes
Fotos: Neto Oliver/Assessoria Rafel Prudente

Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Fonte: CLDF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA