InícioCÂMARA LEGISLATIVA DFInstituições da área da saúde debatem condições de trabalho dos profissionais durante...

Instituições da área da saúde debatem condições de trabalho dos profissionais durante a pandemia


Por iniciativa do deputado Fábio Félix (Psol), a Câmara Legislativa realizou audiência pública remota com representantes das principais entidades ligadas à saúde no Distrito Federal, nesta quinta-feira (18). O objetivo do parlamentar foi discutir a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. O debate foi transmitido pela TV Web CLDF.

Na ocasião, participaram: as presidentes do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues; do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dayse Amarílio Donetts; do Conselho Regional de Psicologia, Thessa Guimarães; do Conselho Regional de Serviço Social, Karina Figueiredo; representantes do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, o professor Heleno Correa Filho e o psicólogo Rubens Bias; o diretor científico da Sociedade de Infectologia do DF, José David Urbaez; e o secretário do Conselho Regional de Enfermagem, Tiago Pessoa Alves.

No início da audiência, Félix concedeu a palavra a cada um dos convidados, que apresentaram observações sobre os pontos que afetam direta e indiretamente os servidores da saúde.

Dificuldades

Apesar dos diferentes impasses expostos pelos participantes da reunião, eles se mostraram unânimes quanto aos principais entraves que corroboram para o desgaste mental. Destaque para a falta de recursos básicos necessários para a proteção pessoal, como luvas, capotes e máscaras; a desvalorização profissional, por parte do Poder Executivo, o que implica na carência de reajuste salarial e no gozo de benefícios por insalubridade, por exemplo; a constante cobrança de órgãos superiores, desconsiderando a humanidade e a vulnerabilidade dos profissionais; além dos ataques constantes vindos da população, que, na opinião dos debatedores, fazem pressão social e geram sofrimento psicológico nos profissionais e nas equipes da linha de frente.

Outros pontos apresentados foram a polarização e o negacionismo da doença. “Nessa luta contra a Covid-19 não deveria haver lados políticos, diferenças entre raças ou classes sociais, pois ela não escolhe suas vítimas de acordo com essas características, mas é simplesmente fatal. Além de que negá-la é o caminho mais longo para poder extingui-la”, comentou o deputado Fábio Félix.

Soluções

Durante toda a audiência, soluções também foram sugeridas pelos participantes. O psicólogo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) Rubens Bias observou que a adequação nas condições de trabalho e a oferta de cuidados especializados são um dos caminhos para a melhoria na saúde mental e no combate ao sofrimento psíquico dos profissionais.
​​​​​​​
Ao final da reunião, Félix sugeriu aos profissionais da linha de frente a montagem de “um dossiê de trabalho dos nossos servidores e servidoras e, com isso, levá-lo na Secretaria de Saúde e Ministério Público, a fim de buscar soluções para esse momento que estamos vivendo’’, afirmou o deputado.

Warlei Jr. (estagiário)
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
​​​​​​​Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Fonte: CLDF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA