InícioCÂMARA LEGISLATIVA DFDistritais fazem balanço de ações sociais para enfrentar pandemia

Distritais fazem balanço de ações sociais para enfrentar pandemia


.

Diversas ações governamentais e de entidades sem fins lucrativos vêm sendo desenvolvidas durante a pandemia com o objetivo de amenizar os efeitos da crise. No Distrito Federal, além dos benefícios de transferência de renda, vários grupos, incluindo os ligados a entidades religiosas, estão mobilizados para ajudar a população mais necessitada e têm alcançado resultados positivos. Essa foi a conclusão dos deputados Martins Machado (Republicanos) e Valdelino Barcelos (PP) ao final da Live CLDF desta quinta-feira (27) na qual fizeram um balanço da atual situação.

“Da parte do governo federal os auxílios têm chegado e, de acordo com os critérios locais, os repasses do GDF também estão sendo recebidos”, constatou Machado, ao fazer um retrospecto de seu contato com moradores de várias localidades. “Contudo, é importante notar que a Câmara Legislativa está atuando fortemente – por meio de proposições e emendas orçamentárias -, assim como as instituições, através de ações sociais”, acrescentou. O distrital destacou ainda a necessidade de ampliar o olhar sobre a crise: “O impacto vai além da saúde e do financeiro, é preciso se preocupar com o emocional”.

Por sua vez, o deputado Valdelino salientou a importância de outro auxílio: o espiritual. E lembrou que foi um dos parlamentares que atuou junto ao GDF para que as igrejas fossem incluídas entre os “serviços essenciais” durante a pandemia. Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF, relatou a mobilização junto ao governo local que resultou na concessão de benefício emergencial, em parcelas de R$ 1,2 mil, para cerca de 2 mil trabalhadores do transporte alternativo e escolar. Segundo informou, tratativas estão adiantadas para que o repasse seja estendido até dezembro. “Estamos no foco da crise”, justificou.

Já o deputado Martins Machado, que na Câmara Legislativa preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), enumerou outras resoluções da Casa para minimizar os efeitos da crise, por meio de proposições que têm virado leis. “Além dos projetos sancionados, temos várias matérias que aguardam a decisão do governador para entrar em vigor”, comentou, destacando o PL 1.244/2020, de sua autoria, que prevê R$ 600,00, durante três meses, aos atletas, paratletas e demais profissionais das equipes esportivas. Machado também destacou a importância da fé para superação das dificuldades impostas pelo isolamento social e relatou como os empreenderdores estão se aprimorando para manter a renda familiar.

Apresentado por Valdelino Barcelos, outro projeto (PL 1.241/2020) pretende implantar uma medida barata para combater o espalhamento do coronavírus. A proposta é que sejam instalados lavatórios públicos em vários pontos da cidade. “A higienização das mãos é o método mais simples de combater a transmissão e tem um custo baixíssimo”, disse o parlamentar.

Live CLDF

Com transmissão ao vivo na TV Web, no canal da Câmara Legislativa no Youtube e no portal e-Democracia, a Live CLDF é um fórum onde são tratados temas de interesse público. Produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Casa, vai ao ar às quintas-feiras, sempre às 17 horas. Os cidadãos podem participar enviando perguntas e sugestões pelo chat disponível durante o debate no Youtube e no e-Democracia.

Entre os assuntos discutidos vários trataram da pandemia, como a flexibilização do isolamento social, o impacto econômico e o retorno às aulas presenciais. Também foram abordadas as reformas tributária e previdenciária dos servidores do DF, além do combate aos maus-tratos a animais. Todas os debates estão em uma playlist no canal da Casa no Youtube.

Marco Túlio Alencar
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Fonte:

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA