InícioCÂMARA LEGISLATIVA DFDistritais debatem aumentos no preço dos combustíveis

Distritais debatem aumentos no preço dos combustíveis


Os sucessivos aumentos no preço dos combustíveis que culminaram na troca do presidente da Petrobras foram debatidos durante a sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (23). Para o deputado Chico Vigilante (PT), a situação é consequência dos “acordos” para tirar Dilma Rousseff do poder. Agaciel Maia (PL) lembrou que a estatal tem “uma função social”. Enquanto Delmasso (Republicanos) fez uma sugestão para que os reajustes cheguem às bombas dos postos.

“Os combustíveis têm sofrido majorações exacerbadas que vêm afetando, principalmente, a classe média, bem como o setor produtivo, pois os gastos maiores com transporte são transferidos diretamente ao preço dos produtos. Nenhum cidadão aguenta mais. Uma saída para o problema pode ser a criação de um fundo de controle de preços, a exemplo de outros países. Mas, para compor este fundo, o governo teria de cortar gastos”, discorreu Delmasso, informando que enviará a proposta ao Ministério da Economia.

Na avaliação de Vigilante, os reajustes são uma espécie de retribuição ao mercado pelo apoio ao “golpe” que gerou a atual conjuntura. “Não adianta o presidente espernear”, afirmou o parlamentar. Já o deputado Agaciel Maia destacou que o país tem visto os combustíveis praticamente dobrarem de preço em poucos meses. “A Petrobras tem sido vista como se fosse uma empresa privada, particular, e não tivesse a função social de uma empresa pública”, criticou.

Marco Túlio Alencar
​​​​​​​Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
​​​​​​​Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Fonte: CLDF

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA