A deputada Arlete Sampaio (PT) chamou a atenção, durante a sessão da Câmara Legislativa desta terça-feira (16), realizada por videoconferência, para o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus. Na avaliação da parlamentar, que é médica sanitarista, o Distrito Federal precisa se preparar para as próximas semanas que devem registrar um crescimento de doentes da Covid-19. “O GDF fez corretamente o isolamento social no início da pandemia, mas, ao projetar uma reabertura das atividades, podemos ter acelerado o número de casos de infecções e mortes”, alertou.
Arlete ainda solicitou ao governo que intensifique a fiscalização: “Está todo mundo na rua e muitas lojas não cumprem os protocolos”. Também se preocupou com o plano de retorno das aulas na rede pública por meio de uma plataforma que permitirá as aulas online. “Este é um método suplementar importante. Mas, o Sindicato dos Professores (Sinpro) tem salientado que grande parte dos estudantes não possui computador e nem acesso à internet. Por isso, é urgente encontrar um meio de como incluir todos os alunos”, argumentou.
Já o deputado Chico Vigilante (PT) elogiou a condução do Hospital Regional da Ceilândia durante a pandemia. Ele destacou o trabalho da médica Lucilene Florêncio, superintendente da Região de Saúde Oeste, onde se localiza aquela unidade hospitalar. A gestão da médica também foi saudada pelo deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) que acrescentou: “A Covid-19 tem de ser levada a sério porque é grave”.
O parlamentar cobrou ainda o cumprimento de lei promulgada pela CLDF que concede, durante a pandemia, gratuidade no transporte público aos profissionais de saúde. Segundo Veras, a falta de regulamentação tem causado transtornos e o Metrô, que vinha permitindo viagens mediante a identificação profissional, voltou atrás. Os ônibus ainda não aderiram à medida. Segundo o deputado Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa, a Secretaria de Transportes comprometeu-se a publicar portaria efetivando a gratuidade até a próxima quinta-feira (18).
Fascal – O deputado Delmasso (Republicanos) informou que será publicado, no Diário da Câmara Legislativa, o relatório do Fundo de Assistência à Saúde da Câmara Legislativa (Fascal) relativo ao mês de maio registrando mais um resultado superavitário. “É a quinta vez, neste ano, que temos um resultado positivo”, comemorou. O superávit desta vez somou R$ 2,363 milhões. Delmasso elogiou a “competência” dos gestores do plano de saúde dos deputados e servidores.
Marco Túlio Alencar