Por ocasião do Dia do Engenheiro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrará, em audiência pública hoje (10) às 19h, a contribuição da engenharia e de seus profissionais para a construção de Brasília. O evento remoto será transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo portal da Casa no Youtube. O autor da homenagem, deputado Reginaldo Sardinha (Avante), destaca que nos 60 anos da capital é fundamental resgatar sua história. Nesse sentido, ele lembra que a primeira reunião desses profissionais ocorreu em 29 de junho de 1961, no auditório da Escola Parque de Brasília.
Segundo o parlamentar, “Brasília é um orgulho para a engenharia nacional e um marco histórico, não só do País, mas de alcance mundial, principalmente pela obra urbanística arrojada e moderna, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, além de possuir a maior área tombada do mundo”. Sardinha salienta que os engenheiros foram e são responsáveis pela construção de Brasília, por meio de atividades de interesse social e humano, realizando projetos e implantação de empreendimentos em diversas áreas, do saneamento básico à mobilidade urbana.
De acordo com dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) há atualmente cerca de 35 mil profissionais em atuação. No evento de hoje à noite, serão condecorados engenheiros pioneiros do DF.
Saiba Mais: O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor no Brasil.
Franci Moraes
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa