O Distrito Federal passou dos 225 mil infectados pelo coronavírus e o número de mortos pela Covid-19 aproximou-se de 3,9 mil, segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde. Diante desse quadro e chamando a atenção para o crescimento no “coeficiente de incidência” em várias localidades, a deputada Arlete Sampaio (PT), que é médica sanitarista, afirmou que “não é hora de baixar a guarda”. Durante a sessão remota da CLDF desta quarta-feira (25), a distrital também observou que “não se pode nem em pensar em atividades que possam gerar aglomerações”.
Arlete destacou que, neste momento, três dos seus colegas estão licenciados porque testaram positivo para a doença – o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), o deputado Reginaldo Sardinha (Avante) e o deputado Leandro Grass (Rede) -, lembrando que a CLDF está funcionando em regime de teletrabalho. “Imagine se tivéssemos trabalhando presencialmente”, acrescentou. Segundo a parlamentar “não dá pra dizer que estamos em situação de normalidade, por isso, não é possível desmobilizar as UTIs destinadas à Covid-19”. Ela ainda prescreveu o uso correto de máscaras para evitar a transmissão do vírus.
Mesmo acometido pela doença, Leandro Grass compareceu ao plenário virtual. E, a exemplo de outros parlamentares que participaram da sessão, como Arlete Sampaio, Chico Vigilante (PT), Agaciel Maia (PL), Júlia Lucy (Novo) e Fábio Felix (Psol), ele discursou a favor da derrubada do veto parcial ao projeto que instituiu nova alíquota de desconto relativo à previdência social dos servidores públicos do DF.
Minuto de silêncio
O deputado Delmasso (Republicanos), que presidia a sessão remota, propôs e os demais distritais presentes acataram a realização de homenagem aos mortos pela Covid-19 no Distrito Federal. Foi respeitado um minuto de silêncio, no qual também foi lembrado o caminhoneiro Robson Dourado, de 49 anos de idade, que prestava serviço à Novacap e morreu depois que uma árvore atingiu o seu veículo na região da Cidade Estrutural. O deputado Valdelino Barcelos (PP) foi quem tratou do acidente durante a sessão.
Marco Túlio Alencar
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa